Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Motivação, disciplina e criatividade: como mantê-las?

Motivação, disciplina e criatividade: como mantê-las?

Motivação, disciplina e criatividade: como mantê-las?

Motivação, disciplina e criatividade são três ingredientes indispensáveis na vida de todo empreendedor criativo. Mas, não é toda hora que nos sentimos criativos e dispostos a agir. Há dias que bate aquela preguiça (#quemnunca). Eu acredito que precisamos respeitar o nosso corpo e também o nosso ritmo. Como empreendedores nós temos compromissos a cumprir, resultados a buscar, e além disso temos de nos mantermos criativos. Já que a motivação oscila junto com nosso estado emocional, como manter a produtividade e a criatividade fluindo?

Para mim a chave tem sido a disciplina e comprometimento. Disciplina na maioria das vezes supera a busca por motivação. Disciplina é o ato de fazer o que precisa ser feito de maneira regular faça chuva ou faça sol, esteja você motivado ou não. Pode parecer controverso, mas não é: a disciplina também é importante para manter seu processo criativo em alto nível. Criatividade é 99% transpiração e 1% inspiração.

A boa notícia é que a disciplina é um hábito que pode ser desenvolvido, assim como a criatividade. Quer ver como você pode desenvolver a motivação, disciplina e criatividade?

1) Crie pequenas metas diárias, comece com ao menos 3 tarefas importantes que precisam ser cumpridas naquele dia. Procure fazê-las até o fim, sem interrupções. Você verá que se sentirá extremamente energizado ao conseguir concluir sua meta. Esse sentimento de realização é recompensador, estimulante e VICIANTE.

2) Colecione ideias. Mantenha um caderno de anotações, tenha um mural com imagens inspiradoras, ideias e pessoas que te inspiram. Guarde ferramentas úteis e deixe-as sempre a mão. Trabalhar de maneira autônoma as vezes pode ser solitário e ter suas referências sempre por perto pode te ajudar naqueles momentos de “branco” ou baixo rendimento.

3) Crie uma rotina. Pode ser qualquer tarefa pequena que você se comprometa a fazer TODOS os DIAS. Pode ser um hábito saudável como “fazer 30 min de exercícios todos os dias”, ou ligado ao trabalho; “escrever ao menos um post por dia”. Isso treinará sua mente a se comprometer todos os dias com alguma tarefa simples e aos poucos você estará dando passos maiores.

4) Comemore pequenas vitórias. A motivação pode sumir, temos momentos de altos e baixos. Comemorar suas conquistas por mais bobas que sejam, tornam sua jornada mais leve e divertida.

5) Mude de ambiente, experimente novos ares. Até aqui falamos que até a criatividade exige rotina, mas também precisamos de quebrar as regras. Saia da rotina de vez em quando, experimente trabalhar em um café, mudar o ambiente ou o lugar de trabalho regularmente.

6) Invista na sua educação. Eu não sei se você também é assim, mas no primeiro dia de um novo curso eu já me encho de novas ideias, inspiração e vontade de aprender. O conhecimento faz circular melhor as ideias. Cursos livres online ou presenciais ou até mesmo os bons e velhos livros cumprem bem este papel.

7) Finja até ser. Você quer muito escrever um livro como aquele autor famoso? Quer criar um produto incrível como daquela marca que você admira? Quer começar a dançar, mudar de carreira ou começar algo do zero? Represente o papel que você gostaria de atuar, treine todos os dias, até se tornar. Finja ser bem sucedido, até todos te olharem da maneira como você quer ou finja estar fazendo algo até realmente estar fazendo algo.

“Você começa como um impostor e torna-se real.” – Glenn O’Brien

8) Faça o que você faz bem, não só o que você ama. Para criar um negócio bem sucedido você precisa de três coisas: amar o que faz, usar seus talentos e habilidades e atender a um desejo ou necessidade do seu público. Ao buscar esta intersecção você estará na direção certa e sabendo que está trabalhando na sua melhor versão.

E por fim, finalizo com uma frase de Gustave Flaubert: “Seja constante e metódico na sua vida, para que possa ser violento e original no seu trabalho.”

E você, o que você faz para não deixar a motivação, disciplina e criatividade escaparem?

Imagem da capa: Quadro We Can Do It! Armário da Margot

Karine Drumond e Priscila Valentino atuam há mais de 10 anos com design e criatividade e atualmente são responsáveis pelas iniciativas da Negócio de Mulher – projeto criado para inspirar e ajudar mulheres a transformarem sonhos em realidade e paixões em negócios, por meio de cursos online e ebooks.

Veja mais posts deste autor.