Home | Negócio Criativo | O poder do não para o criativo: experimente

O poder do não para o criativo: experimente

Você já experimentou o poder do não? Aprender a dizer essa simples palavra pode transformar sua vida! Confira a reflexão sobre o poder do não na vida do criativo.

O poder do não para o criativo!

Certa vez ao me sentir perdido, parei para meditar sobre as ações e decisões tomadas. Vi que o problema para não crescer mais era porque não dizia não. Sim, dizer não é extremamente importante para você e seu negócio.

Quando estamos em um lugar de certo destaque, todos querem participar com você desse sucesso, por menor que ele seja. Você pode estar tendo sucesso fazendo feiras de bairro, na sua loja, enfim, onde for, sempre irá aparecer pessoas querendo fechar “parcerias”!

O problema é que todas as propostas a primeira vista lhe parecem sensacionais. Realmente a maioria é, o que não pode ser de jeito nenhum é uma forma de tirar o seu foco do seu objetivo final. Se você tem como objetivo final ter mais clientes em sua loja, uma posposta de realizar circuito de feiras talvez possa não ser uma boa, por exemplo.

Você ficará fora e sendo assim, como irá realizar as ações necessárias para aumentar o número de clientes para sua loja? É um exemplo bem básico. Claro que se aprofundado tem muito mais a levar em consideração. Mas já serve de exemplo para você entender o que eu quero te dizer.

O poder do não: o segredo é ponderar

Não quero aqui falar para você que deve dizer não para todas as propostas. Estou dizendo que no mínimo você deve pondera. Ver se isso vai te ajudar a alcançar os seus objetivos. E se não for e você disser sim, as coisas vão tomar outro caminho. Ao chegar ao fim desse caminho, vai ver que deixou para trás algo que lhe importava muito.

Outra coisa que pode acontecer ao não manter o foco é sofrer da síndrome do pato. Quando uma pessoa quer fazer tudo de uma vez e não consegue fazer nada com qualidade, pois não consegue se concentrar e ter tempo para aquilo que interessa.

Às vezes o que parece bom hoje, amanhã pode te prejudicar muito. Afinal, o sucesso e o fracasso dependem somente das suas escolhas. O medo que temos de desagradar um ou outro cliente, a pessoa que amamos como filhos e netos, passa a se tornar parte fundamental da estrutura do seu “não sucesso.”

Amar também é dizer não, para assim poder dizer sim para você! Não pense que sempre dizendo sim, vai conquistar tudo o que quer. O segredo do sucesso ninguém sabe, mas do fracasso é querer agradar todo mundo.

Também não estou dizendo para você fechar a cara e sair distribuindo nãos por ai. Estou dizendo que tudo deve ser analisado com cuidado e se não vai agregar valor para alcançar o seu objetivo, não tem porque acontecer. Mas lembre-se, para fazer essa análise é preciso primeiro saber onde você quer chegar, para assim saber quando dizer sim e quando dizer não.

O poder do não: diga sim para você mesmo

Dizer não ao que não te interessa é dizer sim para você, para sua vida, para os seus sonhos. Enquanto você diz sim para tudo, sempre estará participando do sonho de alguém, o que não é ruim desde que você esteja vivendo o seu também. Nada de egoísmo, simplesmente foco, não deixar que nada te impeça de chegar e conquistar o que quer e onde quer.

Faça um exercício, quando tiver medo de dizer não para alguém ou alguma proposta que você sabe que não vai de encontro ao que deseja, imagine você dizendo não para você mesma, para os seus sonhos e desejos, pois a cada sim que você da para o que não interessa, o não fica somente para você.

Um forte abraço e sucesso!

+ Veja mais conteúdos criativos aqui

+ Encontre outros posts do Cleber Pelarin

Cleber Pelarin

Cleber é sócio proprietário da Fio de Vento, idealizador da 1ª Semana Online do Artesão. Formado em coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, com especialização em Carreira pelo Instituto MS como Master Coach de Carreira. Especialista em marketing digital e empreendedorismo.

Imagem: Feeling Stitchy

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.