Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | O que fazer quando os negócios diminuem o ritmo?

O que fazer quando os negócios diminuem o ritmo?


Por Priscila Valentino, do Negócio de Mulher

Existem épocas em que os negócios vão bem devagar. Não sei se eles entram no clima de calor que dá moleza ou se no frio eles ficam com preguicinha, mas a verdade é que estas fases acontecem. É normal e não precisamos desanimar.

Para ajudar, levantamos 5 ideias para você não ficar chorosa e aproveitar para fazer desta fase um tempo super produtivo.

1. Relaxe. Nada pior para uma mente criativa do que o stress. Com ele o cérebro trava. Se você conseguir se manter com a cabeça fria, pode ser que ache alguma solução ou aproveite melhor o tempo para bolar produtos novos. Abra uma cerverja, um vinho ou tome um chá de pé pra cima. Abrace uma almofada, um bom livro ou filme gostoso e sinta-se de férias um pouquinho.

2. Converse e observe. No ponto de ônibus, dando uma voltinha com o cachorro, visitando a tia, batendo perna na rua. É assim que descobrimos o que as pessoas têm achado interessante. Com olhos e ouvidos abertos descobrimos muitas oportunidades novas. Um acessório que você nunca  tinha visto, um tema que parece ter se tornado recorrente… Tudo isso pode gerar novas ideias. Talvez você perceba que suas criações eram mais reproduções e possa a partir daí começar a desenvolver um estilo próprio. Quem sabe essa mudança não alavanca os seus negócios?

3. Se reconecte com seus clientes. Na correria acabamos por negligenciar nossos clientes e sem eles o seu negócio não existe. É o momento de entrar em contato com aquele cliente que já comprou uma vez com você, contar novidades sobre seus produtos, talvez oferecer um cupom de desconto.

4. Mão na massa. Que tal aproveitar para fazer todas aquelas coisas que você dizia que precisava, mas nunca tinha tempo para fazer? Organizar o ateliê? Reformar a cadeira? Coloque uma música animada e força!

5. Inspire-se! Aproveite para gastar o seu tempo ‘colhendo’ novas ideias por esta enorme ‘fazenda’ chamada internet. E nem precisa ser apenas naqueles sites bacana de crafts. Blogs e sites de decoração, moda e até sites de saúde podem trazer ótimas ideias. Quer alguns exemplos? O Pinterest por exemplo é um mural virtual que  pode trazer um sem número de inspirações diárias sobre os mais diversos assuntos. Siga as pessoas certas, procure por “boards” de interesses e se perca.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Experimente colocá-las em prática e depois me conte se ajudaram no seu negócio!

bool(false)
Karine Drumond e Priscila Valentino atuam há mais de 10 anos com design e criatividade e atualmente são responsáveis pelas iniciativas da Negócio de Mulher – projeto criado para inspirar e ajudar mulheres a transformarem sonhos em realidade e paixões em negócios, por meio de cursos online e ebooks.

Veja mais posts deste autor.

19 comentários

  1. Adorei!!!

  2. Cidália Corrêa Agulhó

    Muito obrigada… saindo ” das férias ” e aproveitando suas dicas. bjs

  3. ” Se reconecte com seus clientes”

    Não os do Elo7 né?

    Afinal, não temos mais contato com eles! A não ser que se vá em pedidos recebidos e falar com eles um por um, pq email mkt para os clientes cadastrados, somente os antigos antes da mudança…

  4. Ē o que já estou fazendo, valeu! Beijos, Sonia

  5. é complicado,estou nessa fase e já estou trabalhando fora de casa,pq as encomendas diminuiram muito,como sou separada e a unica renda é a minha,minha alternativa foi voltar pro mercado de trabalho depois de 3 anos viviendo apenas do artesanato, mas vou continuar com as encomendas,só diminuindo o ritmo,

  6. Nessa épocas em que estamos em ritido lento eu aproveito para colocar tudo em dia, as vezes é bom relaxar.
    Essas dicas tem tudo a ver.
    Márcia

  7. Vanessa Sophia

    nossa, esse mês de julho deu uma caída brusca nos pedidos. Será que é geral e normal isso no elo7? Achei muita coincidência essa matéria rsrsrs Muito útil!!!

  8. monica artesanatos

    o pinterest é uma ferramenta maravilhosa para ter novas ideias

  9. Giuliana de Angelo

    adorei as dicas!!!

  10. Florisbella Arteira Patchwork

    Adorei este post …. era bem o que eu estava precisando ler. Obrigada meninas

  11. Maria de Fatima Belarmino

    Relaxou!!!!!!

  12. Lara Trufatta

    muito bom, inspirador!!

  13. Luciana Garcia

    adorei as dicas, somei elas com as de um post anterior sobre o assunto, pra ser feliz mesmo na calmaria :) só de ler, a nossa cabeça já até ferve de idéias…
    pensando em relação ao cliente, tava precisando de idéias de cupom de desconto que fossem práticos e dessem pra usar direitinho no site do Elo7..
    bjs

  14. Luciana, não temos a funcionalidade de cupons de desconto. Obrigada por seguir a gente e acompanhar nossas dicas!

  15. Luciana, não temos a funcionalidade de cupons de desconto. Obrigada por seguir a gente e acompanhar nossas dicas!

  16. Jana, você tem acesso aos dados de contato de todos os pedidos após a compra e a escolha do frete.

  17. Jana, você tem acesso aos dados de contato de todos os pedidos após a compra e a escolha do frete.

  18. Vanessa, a sazonalidade varia muito no mundo do artesanato. Depende do seu público e do tipo de produto que você vende. Que bom que coincidiu no seu caso! Um beijo!

  19. Vanessa, a sazonalidade varia muito no mundo do artesanato. Depende do seu público e do tipo de produto que você vende. Que bom que coincidiu no seu caso! Um beijo!