Home | Negócio Criativo | Oficina de produção fotográfica, segunda edição

Oficina de produção fotográfica, segunda edição

Na última sexta feira  estivemos reúnidas no Ateliê Oca para a segunda turma da Oficina de Produção Fotográfica com foco em produtos artesanais. Reunimos uma turma muito bacana de vendedoras que além de receberem dicas tiveram a oportunidade de produzir fotos contextualizadas para usar em lojas do Elo7. Mas o que é isso? Uma foto de produto trabalhada com cenário, composições, texturas e sugestão de uso para a peça. Em outras palavras, fotos ´vendedoras´.

Aproveitamos que a luz estava  em condições ideias – final da tarde claro, sem sol direto – e clicamos todo os produtos ao ar livre, uma dica que é uma boa para iniciantes. O segredo é apoiar a foto a uma boa composição de objetos.

Vejam algumas fotos que foram produzidas naquela tarde e que já estão aparecendo nas lojas do Elo7. Efeito quase imediato!

A Juliana, do Laboratório de Jóias valorizou as texturas frias e brilho do metal contra as superfícies naturais das pedras e madeira. O resultado ficou clean e sofisticado! Peças lindas como estas merecem uma composição à altura :).

A Lourdes, do Cachorro Elegante resolveu usar o cãozinho modelo de pano num contexto real, o que deixou a foto divertida. A diversidade de texturas em equilíbrio (grama, pedras, cimento na medida certa) também deu mais ´interessância´ à foto.

Débora, da Cigarra Amarela também aproveitou para clicar ao ar livre. A bolsinha  de estampa delicada e com um toque retrô ficou mais rica contra a mesa de madeira natural. As marcas da madeira em diagonal deram mais movimento a foto.

A Simone, do Mundo de Sissi, aproveitou para refotografar algumas de suas peças compondo com elementos orgânicos como folhas secas e flores. A combinação de texturas ficou muito rica e outonal!

Todos os participantes saíram da oficina muito animados para fotografar – o que é fundamental para nós!

Além da produção das fotos, falamos de pequenos ajustes como cor e recortes de foto que podem ser feitos facilmente em progarama gratuitos como Photoscape (só para PC) o Picasa (só para PC) e o Pixler. Mas isso fica como tema para um próximo post ;)

Boas fotos e até a próxima oficina :)

Sobre Andrea

Publicitária, blogueira e crafter, pensa em artesanato 24/7. Entusiasta do faça-você-mesmo, está sempre a procura de um novo desafio manual. Co-fundadora do blog Superziper.com.

Veja mais posts deste autor.