Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Oficinas de artesanato: como organizar a sua

Oficinas de artesanato: como organizar a sua

Mais gostoso do que aprender uma técnica de artesanato nova, é ensinar o que você aprendeu. Aposto que muita gente talentosa morre de vontade dar cursos e oficinas de artesanato, mas ficam com um pé atrás, ou acham que não vão dar conta.

Oficinas de artesanato

Oficinas de artesanato: como organizar a sua

Se você é uma delas e está precisando só de um empurrãozinho, separei muitas dicas para você fazer bonito em sua oficina, divulgar o seu trabalho e ainda ganhar um dinheirinho extra! Confira aqui:

1. Faça testes

Convide seus amigos e familiares e ensine a técnica a eles. Nesse teste, você terá noção de quanto tempo os alunos podem demorar para finalizar o projeto, verificar se será necessário a ajuda de um auxiliar durante a oficina e se o nível de dificuldade está na medida certa. Isso lhe dará mais confiança, consciência dos recursos necessários e do que você precisará alterar para que todos consigam concluir a sua oficina com uma peça pronta.

2. Procure lugares bacanas e parceiros

Procure por atelieres próximos à você. Eles podem te ajudar com a divulgação e em troca você pode oferecer uma vaga gratuita, divulgação do atelier para suas alunas, uma comissão por aluno ou aluguel pelo espaço cedido. Outra opção são os espaços colaborativos, que possuem um aluguel por um preço camarada e também podem ajudar na divulgação da sua oficina. O Elo7 promove oficinas nos Bazares Fora de Série e outros lugares, fique ligado em sua caixa de e-mail e no mural do Elo7 para se inscrever e poder ensinar sua técnica.

3. Cobre um valor justo

Leve em consideração o nível de dificuldade da técnica e a oferta de cursos semelhantes. Cursos com técnicas de nível avançado devem ter um valor maior, assim como cursos com técnicas originais ou pouco conhecidas. Se você lecionar em locais como feiras e bazares grandes, vale a pena cobrar um valor mais acessível, ou até gratuito, para aproveitar a exposição que a sua oficina irá lhe proporcionar e para que mais pessoas possam conhecer o seu trabalho.

oficinas-de-artesanato-como-organizar-a-sua

4. Plataforma para vender sua oficina

Você pode usar a sua própria loja do Elo7. Coloque as fotos da técnica que será ensinada, inclua todos os detalhes da oficina na descrição e limite o número de inscrições no campo quantidade em estoque. Em seguida, no campo item, selecione “Produtos Artesanais” e no campo categoria relacionada, selecione “Técnicas de Artesanato”. Por fim, cadastre o frete como “não se aplica o cálculo do frete” e pronto!

5. Venda seus produtos na oficina

Outra forma de monetizar com as oficinas de artesanato, é vender kits de materiais ou projetos prontos. Caso isso não seja possível, leve muitos materiais de divulgação como folders, cartões, amostras grátis etc.

6. Decore o local da sua oficina

Uma coisa que faz toda a diferença, é o cuidado com a decoração. Coloque um pano na mesa, incremente com um vasinho de flores ou qualquer outro decorativo que não atrapalhe a sua oficina. Além de estimular a criatividade, o ambiente ficará muito mais aconchegante.

7. Divulgue nas redes sociais

Tire fotos do que será ensinado e divulgue fotos e vídeos nas redes sociais. Aproveite para registrar imagens durante a sua oficina. Isso irá gerar muita credibilidade e facilitará a divulgação de outras futuras.

8. Oficinas em festas de aniversário infantis e eventos

Para a diversão das crianças durante eventos, as oficinas de customização de doces e produção das lembrancinhas têm sido muito procuradas. Quando o tema é oficina de artesanato, oportunidade é o que não falta! Confira algumas sugestões criativas aqui e aqui.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.