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Omni-channel: o que é e como aplicá-lo ao seu negócio

Hoje vou falar de um conceito que pode assustar à primeira vista, que pode parecer complicado e distante da realidade do artesão, mas que está cada vez mais em evidência e afeta diretamente as suas vendas. Vou lhe apresentar o conceito de omni-channel e mostrar o que ele representa no seu negócio com artesanato.

Omni-channel: o que é e como aplicá-lo ao seu negócio

Omni-channel: o que é e como aplicá-lo ao seu negócio

Primeiramente, o que significa esse termo esquisito? Ele tem a ver com a presença do cliente em vários canais, ou seja, vários pontos de venda, contato com a marca, com a loja ou com o vendedor. Alguns desses ambientes são lojas físicas, aplicativos de celulares e as redes sociais.

Já aconteceu de você estar numa loja no shopping e decidiu pegar o celular para fazer uma pesquisa de preços na internet? Isso já aconteceu comigo e acredito que já deve ter ocorrido com você!

Na verdade, esse movimento de estar conectado em vários ambientes, está acontecendo cada vez com mais frequência. Diante disso, é fato que uma compra pode começar na loja física, com conhecimento de uma marca e ser concluída na internet ou mesmo o contrário.

Mas o que isso tem a ver com vendas de artesanato? Isso não se aplica somente às grandes empresas?

Digo com muito segurança que a resposta é NÃO! Ao observar o comportamento do mercado não é apenas para as empresas de grande porte. Isso é para todos que têm clientes, independente do segmento. Afinal, o cliente da grande empresa pode ser o mesmo que compra de pequenos produtores. E, por conta disso, ele nunca estará apenas em um lugar, assim como você.

Com isso, chegamos à seguinte conclusão: seja você grande ou pequeno, é muito importante saber do comportamento do consumidor moderno. Só assim você poderá acompanhar as mudanças do mercado.

Por várias vezes fui a bazares de artesanato. Nesse locais, peguei muitos cartões de inúmeros artesãos. Porém, alguns desses maravilhosos profissionais sequer tinham uma conta em rede social ou loja no Elo7. Ou seja, como eu poderia conhecer melhor o trabalho daquele artesão se ela não estava usando os melhores canais disponíveis na internet?

Como você pode se adaptar ao omni-channel

Isso significa que, apenas ter um bom produto não é fator suficiente para ter sucesso. Esses artesãos com os quais tive contato, por exemplo, certamente perderam muitas vendas não porque queriam, mas por falta de conhecimento.

Agora pense em quantas vendas você já deve ter perdido por cometer esse mesmo erro? Ou percebeu que não está presente em locais suficientes para atender ao seu público? Por isso, agora vou lhe mostrar algumas estratégias que você pode usar para se adaptar a esse novo perfil de cliente.

Como exposto nos parágrafos anteriores, o hábito do consumidor mudou. E você, no papel de vendedor, deve se adaptar ao mundo digital. Portanto, esteja presente onde o consumidor está. O seu cliente acessa muito o Facebook? Tenha uma página de fãs. Ele é ligado no Instagram? Tenha um perfil por lá. Ele gosta de comprar em bazares? Tenha um ponto de venda lá também.

+ Veja como divulgar seus produtos criativos no Facebook

Hoje em dia, cada vez mais pessoas usam smartphones nas principais tarefas do dia a dia.  As pessoas estão ligadas na tela do celular o tempo inteiro. Por isso, não hesite em usar essa tecnologia a favor do seu negócio. Seja criando uma página no Instagram ou abrindo uma loja que seja adaptada para uso em celular.

Dicas finais

Para fechar, a minha dica é: esteja presente em vários canais. Assim, quando o cliente procurar por você, ele certamente lhe encontrará. Seja pelo celular, pelo computador ou indo ao bazar do bairro. Não podemos nos esquecer de um dispositivo superimportante: o celular.

Por falar nisso, se você abrir sua loja aqui no Elo7? Ela já aparecerá da maneira correta nos celulares dos seus clientes. Ou seja, os compradores poderão ver seus produtos de duas formas: pelo celular, tanto no aplicativo próprio, quanto acessando diretamente o site. Outra novidade do Elo7 é o Talk7! Ele é um aplicativo que permite que você converse com os clientes e faça vendas, tudo na telinha do celular para a maior comodidade de ambos, vendedor e cliente.

+ Saiba mais sobre o aplicativo Talk7 para vendedores

Apesar do celular ser uma poderosa ferramenta de venda, o omni-channel não se resume apenas a isso, trata-se de estar disponível onde o cliente estiver. Então, para não perder clientes nunca mais, expanda a sua presença no mundo físico e também na internet. Ao fazer isso, você estará preparado para fazer muitas vendas onde estiver.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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Um Comentário

  1. Já aplico esse conceito no meu negócio e realmente o “Ateliê da Fofis” adquiriu um posicionamento muito melhor depois disso.