Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Onde buscar inspiração?

Onde buscar inspiração?

Good idea

Hoje vim aqui falar com vocês sobre um assunto que eu adoro. Inspiração. Dá pra viver sem? De jeito nenhum. Inspiração é o combustível da criatividade, mas já aconteceu comigo mais de uma vez: tenho uma ideia de projeto em mente e tudo está planejado, mas sei lá, parece que algo empaca no caminho. No dia que a ideia nasceu ela parecia genial, mas com as tarefas atropeladas do dia a dia, a energia sumiu e algo parece faltar para dar fôlego e continuar firme no projeto. Esse “algo a mais” é a inspiração. Essa força que nos move a fazer acontecer.

karine

Thomas Edison já dizia que em um projeto ou empreendimento, 1% vem da inspiração e 99% é transpiração, ou seja, é a “mão na massa” e o trabalho duro os responsáveis pelas nossas ideias saírem do papel. Você concorda? Acredito que a ação também gera inspiração. De qualquer forma, concordando ou não, a inspiração é uma energia de qualquer projeto criativo.

Será que podemos aprender também a manter esta força fluindo, trazendo mais energia e consequentemente mais inspiração em nosso processo criativo? Eu acredito que sim. É possível criar hábitos para nos sentirmos mais motivados e inspirados no dia a dia e é justamente sobre isso que vamos falar a seguir.

Saiba o que te dá energia

Inspiração é energia. O que te deixa motivado e cheio de energia para fazer as coisas acontecerem? Caminhadas em parques, natureza, o silêncio da manhã, o nascer do sol, o pôr do sol, uma leitura, folhear livros aleatoriamente em uma livraria ou biblioteca, uma atividade física, yôga, o canto dos pássaros de manhã, passear por um mercado, observar o céu à noite, nadar, viajar, são algumas das coisas que me enchem de energia e de ideias também… Pegue agora mesmo um caderno de anotações e liste estas coisas. Procure reservar tempo para estes momentos no seu dia.

Leia muito: ideias geram novas ideias

Eu não sei se acontece o mesmo que você, mas é só começar a ler algum livro relacionado à minha área de atuação que começo a ter ideias. Algumas vezes eu preciso parar a leitura para anotar e assim a ideia “sai da minha cabeça” e eu consigo prosseguir. Sou viciada em livros. Um costume que me ajuda a capturar ideias enquanto estou lendo é sempre manter um caderninho de anotações comigo. Enquanto estou lendo, vou grifando algumas partes interessantes, e no final da leitura, eu tento fazer um resumão das ideias, criando um mapa mental. Mapa mental é uma forma visual de captar e guardar as principais ideias. Você pode ainda criar mapas mentais usando ferramentas online. Experimente.

Experimente coisas novas

Nada pode matar mais rápido o seu negócio do que estar perdido em um mar de mesmice. A saída é buscar referências e inspiração em ‘lugares nunca dantes navegados’. Que tal treinar “sair da caixinha” com atitudes simples no seu dia como por exemplo, fazer um caminho diferente na volta do trabalho para a casa, mudar a rotina, incluindo um passeio no final do dia (ou no meio da tarde – se você trabalha em casa), experimentar ouvir um estilo de música nova, ler um livro de um gênero que você nunca tinha lido antes, frequentar eventos de áreas complementares à sua, se inscrever em um curso novo, conversar com pessoas diferentes sobre seus projetos, são algumas ideias. Às vezes o que falta não é inspiração, mas novas referências.

karine2

A inspiração é a energia que move o trabalho criativo. Nem todos os dias acordamos e seguimos inspirados, mas é possível desenvolvermos e cultivarmos hábitos que nos trazem energia e nos conectam mais profundamente com o trabalho que estamos fazendo, produzindo entusiasmo, motivação e inspiração. Estas são algumas ideias para desenvolver estes hábitos, mas agora quero saber de você:

Onde você busca inspiração?

Vamos continuar o papo nos comentários!

Karine Drumond e Priscila Valentino atuam há mais de 10 anos com design e criatividade e atualmente são responsáveis pelas iniciativas da Negócio de Mulher – projeto criado para inspirar e ajudar mulheres a transformarem sonhos em realidade e paixões em negócios, por meio de cursos online e ebooks.

Veja mais posts deste autor.