Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Onde buscar inspiração?

Onde buscar inspiração?

Good idea

Hoje vim aqui falar com vocês sobre um assunto que eu adoro. Inspiração. Dá pra viver sem? De jeito nenhum. Inspiração é o combustível da criatividade, mas já aconteceu comigo mais de uma vez: tenho uma ideia de projeto em mente e tudo está planejado, mas sei lá, parece que algo empaca no caminho. No dia que a ideia nasceu ela parecia genial, mas com as tarefas atropeladas do dia a dia, a energia sumiu e algo parece faltar para dar fôlego e continuar firme no projeto. Esse “algo a mais” é a inspiração. Essa força que nos move a fazer acontecer.

karine

Thomas Edison já dizia que em um projeto ou empreendimento, 1% vem da inspiração e 99% é transpiração, ou seja, é a “mão na massa” e o trabalho duro os responsáveis pelas nossas ideias saírem do papel. Você concorda? Acredito que a ação também gera inspiração. De qualquer forma, concordando ou não, a inspiração é uma energia de qualquer projeto criativo.

Será que podemos aprender também a manter esta força fluindo, trazendo mais energia e consequentemente mais inspiração em nosso processo criativo? Eu acredito que sim. É possível criar hábitos para nos sentirmos mais motivados e inspirados no dia a dia e é justamente sobre isso que vamos falar a seguir.

Saiba o que te dá energia

Inspiração é energia. O que te deixa motivado e cheio de energia para fazer as coisas acontecerem? Caminhadas em parques, natureza, o silêncio da manhã, o nascer do sol, o pôr do sol, uma leitura, folhear livros aleatoriamente em uma livraria ou biblioteca, uma atividade física, yôga, o canto dos pássaros de manhã, passear por um mercado, observar o céu à noite, nadar, viajar, são algumas das coisas que me enchem de energia e de ideias também… Pegue agora mesmo um caderno de anotações e liste estas coisas. Procure reservar tempo para estes momentos no seu dia.

Leia muito: ideias geram novas ideias

Eu não sei se acontece o mesmo que você, mas é só começar a ler algum livro relacionado à minha área de atuação que começo a ter ideias. Algumas vezes eu preciso parar a leitura para anotar e assim a ideia “sai da minha cabeça” e eu consigo prosseguir. Sou viciada em livros. Um costume que me ajuda a capturar ideias enquanto estou lendo é sempre manter um caderninho de anotações comigo. Enquanto estou lendo, vou grifando algumas partes interessantes, e no final da leitura, eu tento fazer um resumão das ideias, criando um mapa mental. Mapa mental é uma forma visual de captar e guardar as principais ideias. Você pode ainda criar mapas mentais usando ferramentas online. Experimente.

Experimente coisas novas

Nada pode matar mais rápido o seu negócio do que estar perdido em um mar de mesmice. A saída é buscar referências e inspiração em ‘lugares nunca dantes navegados’. Que tal treinar “sair da caixinha” com atitudes simples no seu dia como por exemplo, fazer um caminho diferente na volta do trabalho para a casa, mudar a rotina, incluindo um passeio no final do dia (ou no meio da tarde – se você trabalha em casa), experimentar ouvir um estilo de música nova, ler um livro de um gênero que você nunca tinha lido antes, frequentar eventos de áreas complementares à sua, se inscrever em um curso novo, conversar com pessoas diferentes sobre seus projetos, são algumas ideias. Às vezes o que falta não é inspiração, mas novas referências.

karine2

A inspiração é a energia que move o trabalho criativo. Nem todos os dias acordamos e seguimos inspirados, mas é possível desenvolvermos e cultivarmos hábitos que nos trazem energia e nos conectam mais profundamente com o trabalho que estamos fazendo, produzindo entusiasmo, motivação e inspiração. Estas são algumas ideias para desenvolver estes hábitos, mas agora quero saber de você:

Onde você busca inspiração?

Vamos continuar o papo nos comentários!

bool(false)
Karine Drumond e Priscila Valentino atuam há mais de 10 anos com design e criatividade e atualmente são responsáveis pelas iniciativas da Negócio de Mulher – projeto criado para inspirar e ajudar mulheres a transformarem sonhos em realidade e paixões em negócios, por meio de cursos online e ebooks.

Veja mais posts deste autor.

Um Comentário

  1. Vera Cristina Gomes Bocchi

    Me vi nesse seus comentários sobre inspiração,minha mente trabalha 24 horas do dia tudo pra mim é motivo de inspiração para criar algo,quando viajo, quando leio algo, enfim estou sempre querendo criar, mesmo que muita das vezes não saia do papel meus projetos,mais sou assim as vezes me pego no mundo da lua viajando nas minhas inspirações,amo criar,