Home | Negócio Criativo | Paixão pelo Brasil

Paixão pelo Brasil

brasil_2

Peço licença, em pleno fervor “Copa do Mundo no Brasil, uhul!”, de expressar a paixão pelo Brasil fora do calor da emoção de um jogo de futebol. Quero falar da paixão pela cultura brasileira, que só lembramos quando estamos lá fora ou voltando de uma longa viagem.

Desde que nos entendemos como Brasil, ressignificamos as mais variadas influências culturais para criar o mosaico que chamamos de “Identidade Brasileira”. Já quisemos ser barrocos, renascentistas, modernos, pós modernos… Mesmo com um contexto histórico e social totalmente diferente dessas culturas! Percorrer o Brasil “do Oiapoque ao Chuí” é como viajar por diversos países e etnias, mas sentir-se abraçado por um só povo, carismático e receptivo. E isso é apaixonante.

brasil_1

Amar o Brasil é aceitar e compreender o Brasil. É ver a beleza na pluralidade, na mistura, no que somos, mais do que no que deveríamos ser. É ver que aqui a criatividade impera no modo como nos relacionamos, ocupamos os espaços, reivindicamos nossos direitos e fazemos arte.

Em nossa comunidade, temos muitas histórias de empreendedorismo criativo. Sabemos como ninguém transformar crises em oportunidades, ter jogo de cintura em situações difíceis (desemprego, maternidade, enfermidades) e fazer uma bela limonada quando a coisa azeda (e porque não, uma caipirinha?) ;) Isso é a cara do Brasil!

brasil_3

Produtos Elo7: letreiros em cubo Brasil , chaveiro Brasiladesivo Brasil

Convido você a levantar esse mês com o Elo7 a bandeira da criatividade, da arte, da música, da dança, da culinária e, é claro, do artesanato brasileiro (além de torcer pela seleção brasileira de futebol). Conte sua história de “brasileiro com muito orgulho e muito amor” para nós nos comentários!

Como diz Mário de Andrade: “Brasileiros, chegou a hora de realizar o Brasil.”

Mário Raul de Morais Andrade (1893 – 1945) foi um poeta, romancista, crítico de arte, musicólogo e ensaísta brasileiro.

*Imagens em destaque: Peça da exposição “Matizes do Brasil” da artista Joana Vieira; Uol; Matraqueando.

bool(false)
Socióloga, mestra em Educação e apaixonada pelo Elo7 desde 2008. Ama a natureza, viajar, todos os tipos de arte, em especial a dança Flamenca. Acredita no diferencial do trabalho artesanal e sonha com a realização profissional dos artesãos de todo o Brasil.

Veja mais posts deste autor.

5 comentários

  1. Amei seu verbo. Andava precisada de lembrar que tenho orgulho de ser brasileira.

    • Que bom Cris! :) O Brasil é incrível, precisamos crescer nosso amor à ele na mesma proporção que queremos que ele cresça ;)

  2. Lin-do! Maravilhoso texto!
    Curto, delicado e incisivo!
    Que possamos realizar o Brasil, como já estamos fazendo, cada vez mais!

    Grande bj e apareça mais vezes aqui no blog!

    Jo

    • Obrigada Jo! Pessoas criativas e empreendedoras como você com certeza realizam o Brasil ;) Bjos! Nat

  3. Luciana Helena

    Sabe quando aprendi a amar meu país? No festival de cultura tradicional paulista chamado Revelando São Paulo! Alí, meu coração ficou cheio de alegria ao ver tantas cores, danças, misturas, alegrias… nossa cultura é linda! Ela é realmente VIVA! Amo o Brasil!!