Home | Negócio Criativo | Paixão por amigurumis deu novo sentido à carreira

Paixão por amigurumis deu novo sentido à carreira

A paixão por amigurumis surgiu quando a criativa Deborah Branco menos esperava. Inspirada nas agulhas de crochê da bisavó, a designer de moda e de joias deu um novo sentido à sua carreira. Agora Deborah cria peças lindas em crochê, tudo com muita cor e alegria. Confira a história de sucesso de sua marca, a Pattern Factory!
paixão por amigurumis entrevista

Paixão por amigurumis e uma ajudinha da bisa!

A designer paulista, formada pela Faculdade Santa Marcelina trabalhou com consultoria de imagem e tinha sua própria marca de joias personalizadas. Mas a situação econômica do país fez com que as vendas diminuíssem, levando Deborah a pensar em um plano B.

Quando o  crochê virou o plano A

“Sempre tive uma paixão por crochê por causa da minha bisa Victória que fazia roupinhas e tudo o que eu inventada para as minhas bonecas! Herdei suas agulhas, mas nunca parei para aprender a técnica. Quando casei em 2013, achei as agulhas quando arrumava meu quarto na casa dos meus pais, e as trouxe comigo. Depois de alguns meses, mexendo nas agulhas, pensando na bisa, fiz uma oração para ela (faço todos os dias, mas essa foi diferente), pedi que me ajudasse a achar um novo caminho, um novo trabalho que eu pudesse me inspirar e fazer com amor e com as mãos”.
Semanas depois, Deborah foi à um bazar e a paixão por amigurumis foi à primeira vista!
“Que coisa mais delicada, caprichosa, moderna (sim, crochê moderno!), e que me lembrou da bisa. Mas pensei: “eu jamais conseguiria fazer isso!”. E parei de pensar por um tempo. Passaram mais alguns meses, “esbarrei” nas agulhas da bisa novamente, e lembrei dos amigurumis!”.
“Parei tudo o que estava fazendo e fui pesquisar aulas de crochê. Nunca pensei nisso como um negócio, só pensava que era bonito, poderia dar de presente para as crianças da família, e que finalmente iria usar as agulhas da bisa.
Depois de pouquíssimas aulas, eu até me assustei com a facilidade que aprendi e técnica! Dei o primeiro que fiz para a minha sobrinha e foi sucesso na família! O segundo dei para uma cliente do meu marido, sucesso no escritório! Quando percebi estava pegando encomendas, tive que criar uma tabela de preços, estoque de linhas, criar receitas próprias (o que eu nunca achei que fosse conseguir), e coisa deslanchou”.

Assim nasceu a Pattern Factory

Deborah nunca abriu mão de trabalhar em casa e seu ateliê é onde ela sempre sonhou, no conforto do seu lar.
“Tenho um escritório onde guardo os materiais, mas onde eu faço crochê mesmo? Onde eu estiver! Na sala, no quarto, levo para casa dos meus pais, pro meu sogro, pros meus irmãos! É meu trabalho e minha terapia, quando acabo o trabalho do dia, vou fazer alguma coisa pra mim!”
Empreender e empoderar
“Precificar é difícil, vejo isso com muitos artesãos. Como cobrar pela sua mão de obra, se você fez aquilo com tanto gosto? Mas é necessário. Infelizmente algumas pessoas não valorizam. Já escutei: “custa tudo isso? mas é só linha, é tão barato linha”. Mas e o meu trabalho? E as horas que dediquei?
Mas as pessoas que valorizam o artesanato nos retribuem um carinho tão grande! Que faz tudo valer à pena!
A sensação de empreender é maravilhosa! Uma mistura de liberdade, empoderamento, independência, criatividade, carinho e orgulho”.
paixão por amigurumis sereiaOs preferidos: naninha, coelho apaixonado e a sereia, que pode ser encomendada por aqui.
Os amigurumis preferidos da Pattern Factory
“O coelho apaixonado e a naninha são meus favoritos e dos cliente também! A sereia é meu xodó, porque foi meu primeiro grande desafio! A Cris Oliveira me pediu e eu aceitei o desafio! Hoje é muito pedida e elogiada! ” – A sereia hoje decora o quarto da minha baby e também é um caso de amor dessa que vos escreve!
Curtiu conhecer mais do trabalho dessa criativa empoderada? Conheça também a Pattern Factory e apaixone-se também!
E pra quem quer conhecer mais sobre a paixão por amigurumis, clique aqui e veja a história e origens dos bonecos de crochê.
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.