Home | Negócio Criativo | Histórias de Sucesso | Papelarias, carimbo e negócio criativo

Papelarias, carimbo e negócio criativo

negócio criativo

Eu sou a Luciana Gomes, de São Paulo, capital, professora, mestre em Letras com especialização em Cartas e Cartões-Postais, por conta disso, ter uma loja de carimbos, a Clube do Carimbo,  foi uma surpresa e um complemento dessa minha paixão por cartas. Hoje sou microempresária e tenho orgulho do meu negócio criativo.

A história da marca

Eu tinha uma loja no Elo7 especializada em Scrapbook desde 2008. Sempre achei que se alguém quisesse adquirir um produto artesanal procuraria e encontraria no Elo7, então resolvi colocar meus produtos à venda na plataforma. Em 2009, ofereci uma parceria a uma amiga que tinha uma loja de carimbos para montar um blog especializado em técnicas artesanais com carimbos em troca de patrocínio.

Assim nasceu o Clube do Carimbo e nesse blog eu postava diversas dicas e PAPs de como usar da melhor forma possível essa ferramenta. Em dezembro de 2013, essa amiga ofereceu o negócio para eu tocar, pois queria se dedicar à aulas de artesanato. Achei que seria interessante transformar o Clube do Carimbo em uma loja, pois já era conhecido no meio craft e, além disso, possibilitaria que eu trabalhasse em casa e cuidasse da minha filha ao mesmo tempo.

negócio criativo

O pontapé inicial

Minha participação no 5º Elo7 Day, no entanto, foi o grande motivador para eu montar essa nova loja no Elo7. Pois ali aprendi técnicas de gerenciamento de loja online que poderia aplicar nesse novo segmento, visto que eu tinha nas mãos uma nova oportunidade de negócios que era promissora, afinal, havia centenas de lojas vendendo scrapbook, mas pouquíssimas especializadas em carimbos artesanais. Conversei com meu marido que é gestor de projetos e juntos chegamos à conclusão de que o negócio poderia gerar uma renda complementar sem afetar a rotina diária.

Espaço organizado e dentro de casa

Antes de abrir a loja, reformei o escritório de nosso apartamento para receber os equipamentos. Ajeitei todo o meu antigo atelier de scrap, separei um canto para o marido trabalhar e outro para a filhota brincar (mas eu sempre ocupo um pouco do espaço deles). O espaço, bem organizado e limpo, tem possibilitado a produção diária com tranquilidade. Acredito que isso só foi possível por conta de um planejamento prévio. Todos os processos da fabricação são feitos aqui nesse quartinho, da hora em que recebo o pedido até o momento da embalagem e impressão da PLP.

Crescimento planejado

O principal desafio foi ver o negócio crescer rapidamente. É algo bom e todos querem que aconteça, mas quando trabalhamos sozinhos, uma demanda grande de pedidos pode significar atrasos nas entregas ou má qualidade do produto por conta da pressa. Quando percebi esse crescimento, também notei que precisaria de mais ajuda profissional para reorganizar meus processos e otimizar a confecção, além de trabalhar melhor a imagem do Clube.

negócio criativo

Contratei uma empresa para fazer o rebranding da marca e participei do 6º Elo7 Day. Lá conheci a Jo Ludwig. Neste dia ganhei  uma consultoria com ela no sorteio e era tudo o que eu buscava naquele momento: ajuda profissional para gerir meu negócio e acompanhar o meu crescimento de forma planejada e ética, não ser engolido por ele.

Criação em equipe

Com os cursos de negócios aprendi a cobrar de forma justa, organizar meu tempo e prever o crescimento da empresa sem ser pega de surpresa. Seguindo essas orientações sou capaz de completar todas as etapas sem atrasos, de forma que não foi necessário ainda terceirizar. Conto, porém, com alguns ilustradores que emprestam seus traços para a confecção de alguns modelos exclusivos, como as dolls da Maria Emília, o Birdu e Lilás do poeta Evandro Melo e da Ui Frabetti, além de diversas criações da ilustradora Bete Castro. Apesar de não ser exímia desenhista, também crio alguns carimbos.

Gosto muito de elaborar coleções e planejar lançamentos, essa é minha parte preferida. Acabo de lançar a campanha da Páscoa, já tenho a do dia das mães pronta e agora já planejo o dia dos namorados. Antes eu fazia coleções no mês do evento, hoje tenho uma rotina que me permite fazer isso com antecedência e qualidade, pois além da criação das imagens, faço um teste com todos eles, crio amostras de cartões dando o exemplo de uso, fotografo, faço o mil marketing e cadastro na loja.

negócio criativo

Produtos queridinhos

Tenho muito carinho pelas Compotas de Carimbos. Foi uma criação sem pretensão que virou a favorita da loja. Como eu tenho filha pequena percebi que juntava muitos potes de papinha em casa. Achei que seriam boas embalagens e como tinham jeitinho de pote de geleia, fiz uma saia para a tampa e criei uma compota de vidro contendo até 8 mini carimbos com 6 temas diferentes. Foi um sucesso desde o lançamento. Pois além de ser útil, torna-se objeto decorativo.

Nova função com orgulho

Hoje me apresento como micro empresária, não somente professora. Tenho um negócio criativo que inspira as pessoas a criarem e realizarem projetos especiais. Um sonho gerando outros sonhos e pensar assim me faz ter a certeza que estou no caminho certo. Tenho duas metas para meu negócio: criar um catálogo de exclusividades e vender em lojas físicas, mas definitivamente precisarei terceirizar algumas etapas e planejo realizar isso a partir do segundo semestre.

Vamos conhecer o Clube do Carimbo? Todo mundo será muito bem-vindo!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.