Home | Negócio Criativo | Acontece no Elo7 | Paradoxo da escolha: dicas para ajudar seu cliente

Paradoxo da escolha: dicas para ajudar seu cliente

Alguma vez, ao fazer uma compra em uma loja online você  já ficou muito indeciso sobre qual modelo escolher diante de muitas opções disponíveis? Comparou os preços, benefícios, qualidade da marca e não conseguiu decidir qual é o melhor naquele momento?

Essa sensação de indecisão diante de tantas opções, a ponto de nos fazer adiar nossas escolha é o que o psicólogo Barry Schwartz chamou de “Paradoxo da escolha”.

Paradoxo da escolha: dicas para ajudar seu cliente

Caderno sem pauta – loja Frente Verso Encadernações

Em uma palestra do TED Talks, Barry Schwartz conta sobre sua experiência tragicômica ao comprar uma nova calça jeans:

“Uma época atrás existia apenas um tipo de jeans. Eles vestiam mal, eram desconfortáveis e isso só melhorava depois de usá-los e lavá-los muito.

Depois de anos usando os mesmos jeans, fui a uma loja substituí-los.

A vendedora me perguntou qual tipo eu queria: slim fit, easy fit, relaxed fit, straight fit, skinny fit, etc.

Eu respondi: quero o mesmo tipo daquele que havia quando só existia um tipo!

A vendedora não fazia ideia do que eu queria, então passei uma hora provando os malditos jeans e saí da loja com a melhor calça jeans que poderia ter na vida! Mas eu me senti pior do que quando entrei. Por que? Bem, eu escrevi um livro inteiro pra tentar explicar isso pra mim mesmo!”

Neste livro, o autor escreve um problema muito atual que afeta todos nós: o excesso de escolhas à nossa disposição.

Porque o paradoxo da escolha acontece?

  • Com inúmeras opções, se a sua escolha não for perfeita, é fácil imaginar que você poderia ter feito uma escolha diferente poderia ser a melhor opção;
  • Com tantas opções, é mais fácil se arrepender de pequenos coisa que te desapontaram na opção escolhida;
  • Quando existem muitas alternativas, também é fácil imaginar os detalhes atrativos e outros benefícios das opções que não escolhermos, e isso nos deixa menos satisfeitos com a alternativa escolhida.

Como lidar com o dilema da paradoxo da escolha?

Escolher a quantidade e variedade de produtos deve ser feita de forma estratégica. Oferecer uma boa quantidade de produtos e personalizações é muito importante. Mas atente-se para que as opções oferecidas não sejam excessivas.

Tenho muitos produtos em minha loja, o que fazer?

Se este é o seu caso, vou mostrar algumas dicas para você ajudar o seu cliente em seu processo de escolha:

  • Crie coleções de produtos do Elo7

Você pode categorizar produtos em diversos conjuntos de produtos baseados em tipos de produtos, personagens, tamanho, estilo, finalidade, etc. Quando o cliente entrar em sua loja, ele não terá que escolher dentre todos produtos em sua loja, ele poderá ir na coleção específica de produtos selecionados que melhor atenderem às suas necessidades.

  • Reduza a variedade de produtos

Sabe aquele produto que faz tempo que está parado no estoque ou aquele que não te dá tanto lucro em relação aos outros produtos em sua loja? Esses são dois exemplos de produtos para você analisar se vale a pena vender ou não, pois ou não possuem tanta procura ou não são tão vantajosos financeiramente para você.

  • Crie uma nova loja

Muitas lojas cometem o erro de vender produtos aleatórios, sem nenhuma relação entre eles, como itens de bijuteria e lembrancinha para festas, isso geralmente confunde o cliente e até pode fazê-lo não se sentir seguro para finalizar a compra. Nesse caso, indicamos que você crie duas lojas, cada uma focada em um segmento específico. Para que a sua marca seja consistente, é importante que os produtos da loja conversem entre si, seja na categoria de produtos, materiais ou técnicas utilizadas, design, etc.

Veja também:

+ Como aumentar as vendas e atrair novos clientes?

+ 6 Dicas para quem está começando a empreender

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.

2 comentários

  1. fita senhor do bonfim

    A elo7 sempre é e tem sido um exemplo para aqueles que trabalham com artesanato. Trabalho sensacional
    Pedro Paulo