Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Peter Paiva: A valorização é a solução

Peter Paiva: A valorização é a solução

peterpaiva-post

Hoje temos um post muito especial, que marca o retorno do Peter Paiva como colunista do Blog do elo7, que honra! Seja bem-vindo novamente, Peter <3

Você consegue pagar as suas contas? Você se sente recompensada pelo seu trabalho no fim do mês? Como está o seu valor? Ficou pensativa com as perguntas? Então vamos conversar.

Há tempos queria escrever sobre esse assunto para tocar diretamente aquelas pessoas que vendem o seu suado trabalho a preço de banana. Quando me deparo com lembrancinhas com valores baixíssimos aqui no Elo7, eu me pergunto: “esse artesão sabe fazer conta? Será que ele acha que com uma margem baixa como essa, ou às vezes, sem margem de lucro nenhuma, vai crescer algum dia nesta profissão?”

Para provar que os preços são absurdamente baixos e fora da realidade de uma venda, eu rodei a Rua 25 de março, uma das ruas mais conhecidas de São Paulo, onde o comércio varejista é imenso e encontramos por lá o que tem de mais barato no Brasil. Pois bem, achei produtos bem mais caros e sem qualidade alguma.

Conversando com pessoas que realmente estão crescendo na área do “faça você mesmo”, eu decidi provar para estas pessoas que o crescimento se dá pelo valor que temos e embutimos no nosso trabalho. A realidade é que quem se valoriza é valorizado e quando falamos de lembrancinhas, não podemos achar que o que fazemos com tanto amor deve se comparar ou até mesmo se desvalorizar com relação aos produtos made in China! Outra informação importantíssima, os que vivem – e não apenas sobrevivem – deste mercado focaram na qualidade de seus produtos e em profissionalização.

Seriamente eu te pergunto: quanto tempo mais você vai esperar para ter realmente lucro com o seu trabalho manual? É preciso entender que, antes de vender algo a um preço irrisório, é necessário embutir os custos, a exemplo do transporte ao local de compra, a mão-de-obra (e muitas vezes contamos com a ajuda do marido, filhos, mãe, que dedicam seu tempo em ajudar sem cobrar nada em troca), o tempo de sua produção etc.

Então, acorde e valorize-se! Vista uma roupa bonita, arrume-se, endireite a postura e sonhe mais alto! Compreenda que apesar de trabalhar em casa, você deve se valorizar e consequentemente, valorizar seu trabalho.

Close-up of hands knitting

Aproveito para convidá-la a buscar conteúdo feito por gente inspiradora, seja em blogs, redes sociais, ou em sites. Atente-se à organização e profissionalismo dessas fontes de inspiração. Tenha o olhar crítico e veja também exemplos ruins, que não acrescentam nada em sua vida. Tome para si e use como referência para não errar também. Tenha sempre em mente os exemplos positivos e não se permita estacionar ou regredir.

Dei-me essa missão de vida: mostrar para o mundo o trabalho maravilhoso que nós brasileiros fazemos. Claro que para isso, levei alguns puxões de orelha, mas não ligo! Para mim, o importante é cumprir minha missão. Há 15 anos olhei para um sabonete aparentemente sem valor e enxerguei nele muitas possibilidades. Desde então, a cada dia que passa, corro atrás de novidades e procuro me manter sempre atualizado. Ainda assim, acredito que tenho um mundo de possibilidades para conhecer e aprender.

E o seu trabalho como anda? Quantos outros exemplos você já viu como o meu? Que tal fazer o mesmo e enxergar em seu trabalho o devido valor, além de sempre se atualizar e estudar? Permita-se evoluir! Mas, por favor, se você não vendeu um produto hoje, não significa que é preciso baixar o preço e banalizar o nosso trabalho artesanal! Veja onde você pode melhorar, como valorizar ainda mais seu trabalho… Desta forma pode até ser que o valor de seus produtos suba, além disso, outras portas podem se abrir.

Hoje, depois de mais de 20 mil alunas em sala de aula eu digo: A valorização é a solução!

Boa sorte e um grande abraço!

Peter Paiva, vivendo em um mundo onde sonhar é Real.

Um leonino singular, um designer de sonhos. Artesão por vocação, artista por paixão, professor e apresentador de TV, tem um programa exclusivo na Rede Aparecida "Tudo Artesanal" e está diariamente no "Tudo Simples", do canal Bem Simples. Adora repassar o conhecimento que adquiriu em suas experiências internacionais e mostrar sua visão positiva e engajada sobre o artesanato. Acesse.

Veja mais posts deste autor.