Home | Negócio Criativo | Porcelanas desenhadas de Bia Porto

Porcelanas desenhadas de Bia Porto

Tem ideias que a gente se encanta quando bate o olho, não é mesmo? E é isso que acontece ao vermos de perto as porcelanas desenhadas de Bia Porto. É ela quem abre as portas de suas criações hoje e nos conta um pouco sobre seu processo criativo e história da marca!

Porcelanas desenhadas: como surgiram

Bia conta que as bijus em porcelana surgiram a partir de uma viagem e uma vontade. “Fui a Portugal em 2011, viajei a trabalho pra apresentar uma expo de fotografias de um coletivo em que trabalhei por um projeto de extensão da universidade. Fiquei completamente encantada com os azulejos (claro!) e com as porcelanas. Encontrei muitos artistas que a usavam como suporte.”

porcelanas desenhadas

Toda essa ideia e anseios permaneceram com a criativa por muito tempo. A lojista conta que junto com a inspiração trazida de Portugal estavam suas ilustrações. “Sempre as vendi enquadradas ou soltas mas queria colocá-las em coisas, objetos, roupas…. E veio assim a ideia de usar a porcelana de biju pra desenhar. Deu certo!

Para tornar real: desenvolvimento da peça

Em busca de um resultado interessante e atrativo, Bia foi atrás de um fornecedor de porcelana e começou os testes. “Um amigo faz os acabamentos em prata. Então é um produto muito legal que envolve uma cadeia de artesãos.

porcelanas desenhadas 1

Inspirações com bom humor

Para partir para o desenho, Bia conta que tem como inspiração as linhas simples, os desenhos bem humorados, ideias que podem trazer sorrisos e curiosidades. O que permeia a sua cabeça é o que ganha vida em seus traços, como pássaros, plantas, objetos do cotidiano, olhos… “A natureza, o dia a dia e os desenhos infantis me inspiram muito. Cada par de brinco é único, e no mesmo par um é diferente do outro. Sempre abuso de  ideias antagônicas e do humor.”

porcelanas desenhadas 3

Inquietude empreendedora

Além das peças de bijuteria artesanal, a criativa revela que rola uma veia empreendedora que já desenvolveu uma porção de ideias. Ela é formada em artes visuais pela Unicamp, se especializou em design gráfico e enquanto trabalhava como professora e designer sempre teve um produto criativo. “Já fiz roupas infantis, lembranças pra festas, já organizei diversos bazares e feiras . Sempre andam juntos a arte educação, o design gráfico e os crafts e trabalhos manuais.”

Hoje Bia Porto foca no trabalho com as porcelanas desenhadas e o Insetifrida, repelente natural que  ela mesma cria. Além disso, também trabalha na NU – conexão de criativos, produtora que abri com duas amigas queridas, onde o  objetivo é conectar artesãos contemporâneos e dá-los visibilidade no Litoral Norte de SP.

Vamos ver mais peças em sua loja? Vai lá!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.