Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Prepare-se para os bazares de Natal

Prepare-se para os bazares de Natal

lu-gastal-bazar

Final de ano chegando, Natal à vista, Reveillon idem; para artesãs e comerciantes, aí vem o período de maior dedicação e oportunidades. A coluna Alinhavos & Gestão chega com dicas pra que vocês arrasem nos bazares e atividades especiais de novembro e dezembro!

  1. Independente do tamanho do evento – seja um bazar ou uma ação promocional em seu comércio -, o planejamento de detalhes é fundamental. Programe antecipadamente a data, quem participará, qual será o público alvo, quais produtos serão apresentados.
  2. Cuide do espaço de maneira a deixá-lo harmônico e bacana – vale tirar alguns móveis, trocá-los de lugar, vale pegar aquela mesa antiga da casa da mãe, vale decorar com um vaso fofo de flores. O que importa é dar à nossa cliente a certeza de que ela é especial, e foi esperada com carinho por nós.
  3. Para mesas de bazares, geralmente aquelas brancas plásticas, não abra mão de uma toalha que a cubra até o chão. Não deixe sua cliente notar que debaixo da mesa há sacolas com produtos e outros objetos que não precisam ser notados.
  4. O sucesso do bazar não precisa ser imediato – muitas vezes nos dedicamos à participação de bazar, e devido a poucas vendas no dia, temos o pensamento de que não valeu a pena. Por isso, é importante investir na apresentação do produto – cartões de visita são ferramentas fundamentais para esse contato futuro com as clientes. Muitas vezes a cliente vai ao bazar, não compra o produto, pensa e volta a procurar no decorrer dos dias, por isso, dedique-se à encantá-la!
  5. A embalagem do seu produto também é fundamental. Não se preocupe em investir grandes valores em embalagens personalizadas – tu poderás personalizar sacolas de forma criativa e única. Gaste um tempo nesse planejamento, pesquise tendências (já visitou a rede social Pinterest? eu recomendo!).
  6. Aproveite o momento para captar futuras clientes; deixe em cima da mesa um bloquinho fofo e peça para suas visitantes anotarem nome e email – eles serão válidos em futuros contatos (dica: não precisa pedir telefone, RG, data de aniversário etc, informações em excesso desanimam a cliente a preencher o cadastro).
  7. Invista na sua apresentação pessoal. Isso não significa que tu precises ir ao cabeleireiro e fazer chapinha no cabelo – um visual clean será sinônimo de capricho, seguindo a máxima “o menos é mais”! A cliente tem que notar o seu produto, não a nova cor do sapato. Um sorriso sincero é, sempre, o melhor cartão de visitas!
  8. Com tantas festas e comemorações na época, ofereça pequenas tags, aqueles pedaços de papéis fofos onde se escreve “DE” e “PARA”; os detalhes fazem toda diferença, e não será necessário investir grande soma de dinheiro nesses cuidados.
  9. Não participe de bazares ou ações comerciais esperando divulgação alheia – com antecedência avise suas clientes, amigas e familiares e convide-os para visitar o evento. Quanto mais você divulgar, maiores serão as chances de sucesso de público. Se todos os expositores fazem a sua parte, o público certamente visitará o evento.
  10. Capriche nos produtos, é claro! Venda um produto que você mesmo compraria; e deixe transparecer o carinho dedicado nessa produção!

Este post é dedicado à quem pinta, borda, costura, faz scrap, enfim. Independente da atividade faça-a com amor no coração!

Sobre Lu Gastal

Mãe coruja, blogueira e dona do seu próprio negócio criativo, Lu Gastal não dá ponto sem nó. ↵↵Apaixonada por patchwork, quilting, tecidos coloridos e bonecas de pano, escreve um blog pessoal sobre todas as dores e delícias de empreender criativamente.↵↵

Veja mais posts deste autor.