Home | Negócio Criativo | Oficina Elo7 (parte II): Dicas para produzir suas fotos

Oficina Elo7 (parte II): Dicas para produzir suas fotos

A primeira oficina do Elo7 foi um sucesso! Aconteceu no último dia 24, lá no Ateliê Oca e a Cris Delfina deu dicas bacanérrimas para dar um up na produção de fotos de produto. Aqui estão elas, para quem não pode ir à oficina:

Dicas para uma foto vendedora

* Diga não à fotos borradas e sem foco. Isso é básico mas acreditem, muita gente ainda erra.  Para produtos pequenos aperte o botão da florzinha (macro) que existe em qualquer câmera. Foque no seu produto sempre;

* Não fotografe seu produto na cama. Diga não ao lençol amassado, foto no sofá, azulejo de banheiro e toda aquela bagunça cotidiana que costumamos ter em casa. Planeje sua foto cuidadosamente.

* Não fotografe suas criações num fundo escuro. Prefira fotografar usando fundos claros (não precisam ser necessariamente brancos) ou em cores que valorizem o seu produto. Vale usar papel de scrap ou um tecido bem passado como fundo. A ideia é valorizar sua criações ao invés de apagá-las.

* Use modelos reais para fotografar  bolsas, bijoux, chapéus e roupas.  Assim você dá a dimensão exata do que você vende e os coloca num contexto real;

* Evite a todo custo o flash. O flash distorce as cores e tem o poder de enfeiar um produto bonito. Fotografe usando luz natural indireta, sempre. Vale posicionar uma mesa próxima à uma janela grande, ou ao ar livre, num dia nublado porém claro.

* Nada de marca d’água por cima das fotos. Ela atrapalha a visualização do produto. Se fizer questão, use em tamanho pequeno e posicione-a num cantinho, sem interferir no produto.

* Use fotos que ajudem a descrever seu produto. Use fotos para  comunicar o tamanho, a composição e detalhes das peças. Quanto mais o seu cliente souber sobre o produto mais seguro ele vai se sentir seguro para comprá-lo.

Agora vamos dar uma olhada em algumas fotos que foram feitas pelas participantes da nossa oficina ? Algumas até já estão nas lojas do Elo7. Veja o antes e o depois :
Elisângela, da Oficina de Artimanhas aprendeu que pode destacar os produtos mesmo com um fundo neutro. E fundo neutro não significa sem graça. Ela usou texturas de folhas secas, flores e botões em um fundo branco.

Confiram o antes e o depois:

Já a Fernanda, da Silver & Gold acessórios, fotografou seu relicário romântico e com relevo foram valorizados pela textura e cores das folhas secas. Reparem que os tons mais escuros destacam a peça de prata que é clara.

Já o brinco de cor de rosa vibrante ficou bem bacana fotografado com o fundo neutro, neste caso o chão de concreto da Oca, que valorizou mais a peça.

A Teresa Molina caprichou na luz natural difusa para fotografar seu terço de cristal e ainda compôs a foto com um mini buquê de flores brancas e fitas. O efeito ficou super delicado e natural.

Camila, da Ladokinha, aproveitou para tirar várias fotos da sua ecobag. Além de mostrar o produto fechado com uma composição lúdica (primeira foto), ela tirou fotos segurando o produto (as mãos ajudam mostram a proporção da peça) e dos detalhes internos. Ela diz que o diferencial das suas ecobags é o acabamento, então por que não mostrá-lo nas fotos? Lembre-se que na web imagens falam mais que palavras.

Gostaram das dicas? Da próxima vez que for fotografarem produtos tentem colocar pelo menos algumas delas em prática e contem pra gente se funcionaram.

Ah! E para qualquer tipo de dúvida, nossa equipe de atendimento estará sempre aguardando o seu contato. :)

Novas oficinas sobre fotografia irão acontecer em breve, aguardem :).

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.