Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Processos criativos: Dicas de lojistas

Processos criativos: Dicas de lojistas

Processos criativos: Dicas de lojistas

Pensar “fora da caixa” e usar a criatividade são práticas mais que importantes, talvez essenciais, para quem trabalha com produtos e serviços fora de série. Como aqui no Elo7 o que não falta é gente criativa e talentosa, convidamos 3 lojistas para compartilhar conosco algumas etapas de seus processos criativos e dar dicas para quem precisa de uma dose extra de inspiração, são eles: a Andressa da loja Bordado Studio, a Juliana da loja Ateliê Redecora – Decoração Sustentável e Lucimara da loja Oficina Singular. Confiram!

1. Onde costumam buscar inspiração para criar suas peças?
A Andressa busca se inspirar em ilustrações de livros e revistas, fotos no instagram e diferentes estampas que possui em seu atelier.
Os produtos da Juliana são feitos à partir de materiais reciclados, e para criar novos produtos, ela procura observar a natureza e identificar peças de decoração que podem ser transformados a partir deles, como uma luminária, um quadro ou um painel, por exemplo.
 
2. O que vocês fazem quando não se sentem inspirados?
A dica da Lucimara é relaxar e fazer outra atividade do seu gosto ou fazer uma pausa e buscar inspirações no ócio criativo. Dar continuidade a projetos antigos que já estão com meio caminho andado é a dica da Andressa para contornar aqueles momentos em que parece que não conseguimos sair do lugar.
Processos criativos: Dicas de lojistas-1
Quadro de bordado Bordado Studio, Mandala de flores Ateliê Redecora – Decoração Sustentável, Cookie poético Oficina Singular 
 
3. Em que situações vocês se sentem mais inspirados para criar?
Os dias de sol são um ótimo combustível para animar a Juliana, além disso ela decorou seu atelier com cores alegres para deixar o ambiente de criação ainda mais inspirador. Já a Lucimara se sente inspirada em diversas situações como: cuidar do jardim, assistir um filme de época, jantar em um lugar com uma comidinha e decoração bacanas etc. Sair da rotina é uma ótima maneira para expandir a mente.
 
4. Que dicas dariam para quem não se acha muito criativo?
A Andressa e a Juliana aconselham misturar referências relacionadas diretamente ao seu trabalho com as cores e características natureza, lugares e estilos diferentes, por exemplo. Uma mente criativa sempre é observadora e isso é um exercício pra quem quer criar algo, complementa a Juliana.
A dica da Lucimara é viajar, ler, estudar e se atualizar sempre. E para finalizar, esse post ela mencionou uma frase muito bacana:
É preciso ser um reciclador do passado, para ser um artesão do presente.“(Gustavo Lacerda)
 
Se você gostou do assunto, no blog tem mais alguns artigos para você se motivar e despertar a criatividade aqui e aqui.
 

O que achou das dicas sobre os diferentes processos criativos? Conte aqui nos comentários.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.