Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Programas de edição gratuitos para fotos incríveis!

Programas de edição gratuitos para fotos incríveis!

Julia Oliveira Review programas de edição de fotos

Julia Oliveira, nossa fotógrafa convidada, já deu dicas quentíssimas de máquinas legais para para iniciantes fotografarem seus produtos. Hoje ela faz uma análise completa dos programas de edição disponíveis gratuitamente para ajudar você a escolher qual usar para deixar as fotos da sua loja bem mais bonitas. Vamos a elas?

***

Oi Pessoal!

Neste post vou falar sobre programas de edição. Muitas vezes transferimos uma foto para o computador e percebemos que ela não está tão legal quanto aparentava no visor da câmera. Isso já aconteceu com vocês? A foto não está tão clara quanto parecia, as cores não estão iguais as do produto, apareceu um pedacinho do canto da mesa, etc….

Muitas vezes você não precisa refotografar tudo. Os programas de edição de fotos ajudam a corrigir esses e outros pequenos problemas. Mas vale lembrar que certos problemas não são corrigíveis. Como por exemplo: foto borrada, fora de foco ou pedaço cortado do produto. Nestes casos não tem jeito, infelizmente será preciso tirar outra foto.

Então lá vai uma lista de programas de uso livre (gratuitos!) que são fáceis de usar. Eu experimentei cada um especialmente para contar pra vocês minha opinião:

pixlr
Idioma: Inglês
Modo: Online (você usa no próprio site, sem baixar para o seu computador)

Acessando o site do Pixlr você pode escolher entre 3 módulos para usar: avançado (Advanced), eficiente (Efficient) e divertido (Playful). Usei o modo eficiente que é um nível intermediário, mas não se engane,  é um intermediário com muitos recursos! Nele você pode ajustar contraste, exposição (deixar a foto mais clara ou mais escura), balanço de brancos, aumentar ou diminuir a vibração das cores, cortar, redimensionar, adicionar texto e muito mais.

como é o pixlr

Só é importante ficar atento a uma coisa: na primeira vez em que você for abrir o arquivo da imagem que você editou, é necessário escolher que programa usar para abrir. Se você usa o windows é o “visualizador de fotos do windows” ou então é só adicionar a extensão “.jpeg” depois do nome do arquivo. Para fazer isso é só clicar um vez no nome do arquivo e adicionar o “.jpeg”. Ou seja, se nome do arquivo é: “anel”, você vai mudar para “anel.jpeg”.

 

Idioma: Português
Modo: Download (baixe e instale no HD do seu computador)

O Photoscape é bem intuitivo e simples de usar,  não precisa estar conectado à internet e não é um arquivo pesado, tem em torno de 17MB. Você pode baixá-lo aqui.

Uma vantagem bacana é que você pode editar várias imagens ao mesmo tempo. Isso é bom quando temos, por exemplo, um lote de fotos que ficaram um pouco escuras. Com o Photoscape é possível arrumá-las todas de uma vez, economizando um tempo precioso!

As funções são bem completas, tem tudo que você precisa: balanço de branco, contraste, ajuste de brilho, corte, adição de texto e etc. Na hora de salvar você tem a opção de escolher o tipo de arquivo que você quer (JPEG, PNG, GIF e BMP), eu recomendo escolher JPEG.

 

Idioma: Português
Modo: Download (baixe e instale no HD do seu computador)

Este é um programa de edição do Google que permite que você tenha um álbum online das fotos dos seus produtos, mas para editá-las você precisa baixar o programa. Ele não é pesado, o arquivo para download tem em torno de 14MB e você pode baixá-lo aqui.

picasa_print

Tem todos os ajustes básicos, no entanto, alguns deles são automáticos o que não é tão bom, porque nem sempre gostamos dos ajuste que o programa considera como ideal. Mas o interessante nesse programa é uma ferramenta chamada “retocar”, ideal para remover pequenas imperfeições, como alguma sujeirinha, sumir com um pequeno objeto, etc. Outro recurso legal é a comparação lado a lado do antes e depois da edição.

 

windows live galeria de fotos

Idioma: Português
Modo: Já vem no Windows/Download

Julia Oliveira Review programas de edição de fotos

A principal vantagem deste programa é que se você usa o Windows você já tem ele instalado em seu computador. É o mais simples de todos, mas possui os recursos básicos de exposição, ajuste de cores (balanço de branco) e cortes.

windows live_print

 

Além desses que eu falei, você pode testar esses aqui:

Photoshop OnlineSuper completo, para quem precisa de recursos mais avançados.

PicMonkey Efeitos lindos.

Concluindo, a maioria desses programas tem ótimos recursos, o segredo é escolher aquele que atender melhor as suas necessidades. Já que são gratuitos vale testar todos (ou alguns)  para decidir.

Agora que você já conhece alguns programas, vale lembrar que é bom ter bom senso na hora de corrigir e não se empolgar e colocar efeitos desnecessários. Corrigir sem exageros é importante para não estragar a foto em vez de melhorá-la.

Beijos e boas fotos a todos! Deixem comentários para compartilhar suas experiências com estes e outros programas de edição de sua preferência.

bool(false)
Julia Oliveira é formada em Comunicação, com Pós em Administração. Adora ler, viajar e aprender coisas novas. Fotografia é uma paixão que começou a crescer ao fazer autorretratos. Depois as amigas foram se tornando suas “vítimas” e desde então não parou mais de clicar! Elétrica, fazer várias coisas ao mesmo tempo. Vai participar do blog com dicas práticas de fotografia. Conheça portfólio da Júlia aqui.

Veja mais posts deste autor.

16 comentários

  1. Nossa, adorei as dicas!!!! Muito obrigada!!!!

  2. Nossa, adorei as dicas!!!! Muito obrigada!!!!

  3. Nossa, adorei as dicas!!!! Muito obrigada!!!!

  4. Acho que vale citar também o Gimp.
    Quem esta acostumado com o Photoshop nem sentira a diferença. E é gratuito.

  5. Acho que vale citar também o Gimp.
    Quem esta acostumado com o Photoshop nem sentira a diferença. E é gratuito.

  6. Acho que vale citar também o Gimp.
    Quem esta acostumado com o Photoshop nem sentira a diferença. E é gratuito.

  7. Adornare Bordados & Bonecas

    Adorei a dica. Estou experimentando o PIXLR, e o melhor de tudo é que não precisa baixar no PC. Muito bom.

  8. Adornare Bordados & Bonecas

    Adorei a dica. Estou experimentando o PIXLR, e o melhor de tudo é que não precisa baixar no PC. Muito bom.

  9. Adornare Bordados & Bonecas

    Adorei a dica. Estou experimentando o PIXLR, e o melhor de tudo é que não precisa baixar no PC. Muito bom.

  10. Júlia, didática e objetiva. Parabéns!

  11. conheço o : 1° Pic Monkey // 2º Pixlr-o-matic – pixlr express // 3º Rollip-photo effects // 4º Instant retro // 5º Loupe( montagens de fotos ) //6º Photoscape // 7º Befunky photo editor // 8º Photo recolor //
    e varios outros :)

  12. conheço o : 1° Pic Monkey // 2º Pixlr-o-matic – pixlr express // 3º Rollip-photo effects // 4º Instant retro // 5º Loupe( montagens de fotos ) //6º Photoscape // 7º Befunky photo editor // 8º Photo recolor //
    e varios outros :)

  13. conheço o : 1° Pic Monkey // 2º Pixlr-o-matic – pixlr express // 3º Rollip-photo effects // 4º Instant retro // 5º Loupe( montagens de fotos ) //6º Photoscape // 7º Befunky photo editor // 8º Photo recolor //
    e varios outros :)

  14. conheço o : 1° Pic Monkey // 2º Pixlr-o-matic – pixlr express // 3º Rollip-photo effects // 4º Instant retro // 5º Loupe( montagens de fotos ) //6º Photoscape // 7º Befunky photo editor // 8º Photo recolor //
    e varios outros :)

  15. Olá! queria saber se tem algum programa p/ edição de fotos em que eu possa deixar a foto em preto e branco, exceto alguma cor q eu escolher

  16. Tem o GIMP também, eu uso ele e o PhotoScap, são muito bons…