Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | PAP: Como montar um mini estúdio em casa

PAP: Como montar um mini estúdio em casa

Acompanhe o PAP: Como montar um mini estúdio em casa

É possível fazer em casa um mini estúdio de fotografia com fundo infinito. Um recurso super bacana para quem não consegue fotografar seus produtos durante o dia com luz  natural –  indicação certeira para tirar uma boa foto sem ter muito trabalho.

PAP: Como montar um mini estúdio em casa

Mas o bacana do estúdio é a possibilidade de fotografar dentro de casa a qualquer hora. É útil para fotografar produtos pequenos como bijuterias, bonecos e peças de decoração. O resultado é bem bacana, quase profissional.

PAP: Como montar um mini estúdio em casa

Você vai precisar de:

  • 1 caixa de papelão grande (escolha de acordo com o tamanho do objeto que vai fotografar)
  • 2 ou mais luminárias
  • Lâmpadas luz fria (branca)
  • Fita crepe
  • Tesoura ou estilete
  • Cartolina branca grande ou folha de EVA
  • Três ou mais folhas grandes (tamanho A2 de preferência, ou sempre maiores que as faces de sua caixa) de papel vegetal ou manteiga.
  • lápis
  • Extensão para tomada com várias entradas
  • Régua
  • 2 clips de papel grandes

Faça você mesmo!

Utilizaremos este esquema e nomes:

1. Retire as abas da caixa com a tesoura.

2. Vamos usar a largura da fita crepe para marcar onde cortar. A fita que estamos usando tem 5cm de largura, se for usar aquela mais fina (cerca de 2 cm de largura) faça duas fileiras.

3.Comece pela face superior da caixa: passe uma fileira de fita crepe de fora para dentro, em todas as laterais. Com essa marcação, você terá um retângulo menor centralizado na caixa, certo? Esse você deverá recortar.

Repita a operação nas faces laterais. Lembre-se de deixar a base e a face de trás (parede) da caixa sem recorte.

4. Na aresta superior traseira da caixa, passe o estilete ou a tesoura, deixando somente um filete vazado que passar a folha de cartolina.

5. Reforce todos os cantos da caixa com a fita crepe.

6. Recorte cada papel manteiga/vegetal na medida das faces da caixa e prenda por dentro das laterais com a fita crepe.

7. Refile a lateral da cartolina ou do EVA, de modo que encaixe na largura da caixa, mas seja comprido o suficiente para cobrir a parede de trás e a base. Passe a parte de cima da cartolina pelo filete na aresta superior da caixa e dobre para fora da caixa, em seguida prenda as partes de baixo da cartolina nas abas da base com os clips de papel. Ela deverá ficar firme.


8. Posicione as luminárias atrás das laterais da caixa para que a luz atravesse o papel vegetal. Ele servirá como difusor da luz.


O mini estúdio está pronto! Vamos testar?

Posicione seu produto no centro da caixa. Se for muito pequeno, você pode prendê-lo com uma fita adesiva ou alfinete.


Com a luz difusa (graças as luminárias posicionadas atrás do papel vegetal), a imagem fica um pouco mais escura, porém uniforme e sem muitas sombras. É claro que não há necessidade de usar flash. Use luz fria atrás das três faces revestidas de papel. Mude as posições das luminárias se necessário.


Você também pode usar a criatividade para trabalhar com luz, sombra e cores. Faça o teste com as luminárias posicionadas na frente da caixa, por exemplo:



A imagem está com um pouco mais de contraste!

Outras sugestões

Se preferir use cartolinas ou EVA coloridos como fundo. Dependendo do produto fica bem bacana e dá mais personalidade à sua marca.

Curtiu o PAP: Como montar um mini estúdio em casa? Ainda não leu os posts 1 e 2 com dicas para tirar boas fotos?

Clique aqui para ler a Parte 1 sobre NITIDEZ, ENQUADRAMENTO e RETOQUES e clique aqui  para ver a Parte 2 sobre COMPOSIÇÃO.

Nossa equipe de atendimento estará por aqui, caso você precise de ajuda! :)

Boas fotos!

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.