Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Reserve um tempo para você

Reserve um tempo para você

Reserve um tempo para você

Hoje eu vim aqui compartilhar uma pequena ideia, pequena na simplicidade mas grande em impacto: reserve um tempo para você. Atualmente parece haver um movimento enorme na direção contrária. A correria virou sinônimo de um dia produtivo e dizer que “está sempre correndo” é um sinal de competência. Será?

Eu já venho refletindo sobre isso há um tempo e questionando esta falsa ideia de que estar ocupado e não ter tempo para mais nada virou sinônimo de sucesso. Tudo ganhou ainda mais significado para mim, quando assisti uma palestra incrível da Arianna Huffington, co-fundarora e editora chefe do The Huffington Post, no TED. Sabe qual o título da palestra? “Como obter sucesso? Durma mais”. Arianna fala sobre o poder de uma boa noite de sono. Sim, ela defende que em vez de insistir em nossos déficits de sono, ela nos encoraja a fechar nossos olhos. Podemos dormir para aumentar a produtividade e a felicidade, além de tomar decisões mais inteligentes.

Eu não poderia estar mais de acordo com esta ideia. Não só sobre a importância do sono mas de parar, reservar um tempo para você. Afinal de contas, você é a sua principal ferramenta de trabalho. O mundo não pára e nem deve, nós é que devemos aprender a ditar o ritmo. Mas como criar estes momentos e reservar um tempo para você? Abaixo eu reuni algumas ideias simples.

1.Crie rituais de descanso e inspiração

Pode ser de manhã, no meio da tarde ou a noite. Você escolhe. Reserve um tempo para fazer algo que tem uma única missão: fazer você se sentir bem. O que te inspira? Uma caminhada no bairro? Fazer um café da manhã caprichado? Uma leitura matinal? Um tempo para ouvir música, se distrair em uma livraria? Faça disso uma rotina. Marque na agenda.

2. Não pule a hora do almoço

Leva a sério as suas pausas. Saia do trabalho, dê uma caminhada ou use o tempo para se exercitar. Se você trabalha em casa, é uma boa oportunidade de marcar um almoço com amigos?

3. Medite

Pare por alguns minutos e simplesmente fique em silêncio por 5, 10 minutos, o tempo que conseguir. Apenas feche os olhos e respire. A meditação acalma os pensamentos e amplia a clareza.

4. Reserve um momento para a criatividade

A criatividade precisa se alimentar de ideias, referências, novas formas de pensar. Reserve um tempo para nutrir suas ideias. Um novo filme, um livro com uma temática que você nunca leu, um novo estilo musical, experimente algo novo regularmente. Mantenha um caderno para gravar suas ideias e referências, citações, imagens que te inspiram…

Deixe ir a glamourização do “estar ocupada” e estar sempre na correria. Não podemos estar o dia inteiro, o mês inteiro em alta performance. As pessoas trabalham melhor quando alternam períodos de alta concentração e descansos. Demandar um pouquinho menos de você, acredite, a fará mais produtiva, focada, criativa e engajada.

Bora colocar em prática?

Karine Drumond e Priscila Valentino atuam há mais de 10 anos com design e criatividade e atualmente são responsáveis pelas iniciativas da Negócio de Mulher – projeto criado para inspirar e ajudar mulheres a transformarem sonhos em realidade e paixões em negócios, por meio de cursos online e ebooks.

Veja mais posts deste autor.