Home | Negócio Criativo | Roube como um artista: dica de leitura

Roube como um artista: dica de leitura

Roube como um Artista – 10 dicas sobre criatividade, você já conhece esta obra de Austin Kleon? Este livro é uma ótima dica de leitura para quem quer saber como ser cada vez mais criativo e original para criar produtos, desenvolver a sua marca e ter uma identidade única.
Roube como um artista: dica de leitura

Roube como um artista: dica de leitura

Nesta obra, Austin mostra através de mensagens positivas, ilustrações, exercícios e exemplos como o leitor pode “ativar” seu lado criativo. Mas calma! Para não deixar você morrendo de curiosidade, vou falar aqui das principais ideias que ele traz. Tenho certeza que você vai se identificar e amar.
O primeiro ponto que vamos tratar é sobre originalidade (ou sobre o seu lado oposto: a cópia). Para Kleon, nada vem do nada, nada é totalmente original. Todo trabalho criativo é construído sobre o que veio antes, portanto, para se tornar mais criativo, você deve se certificar de que está cercado de boas fontes. O verdadeiro criativo deve ser, portanto, um colecionador, e não um acumulador. A diferença entre os dois é que enquanto o primeiro coleciona apenas coisas que realmente ama e boas ideias, o segundo coleciona indiscriminadamente, na esperança de encontrar uma luz no meio de um monte de lixo.
Roube como um artista: dica de leitura 3
Então atenção à primeira dica: você deve saber selecionar suas fontes, escolher bem quem serão seus influenciadores, mentores e mestres! No espaço digital, isso significa seguir pessoas que você admira e sites com conteúdos interessantes. Fique de olho no que fazem e como se comunicam. Assim, você poderá superar a simples cópia e ressignificar todo esse conteúdo internalizado, produzindo algo com a sua cara. No fim, a originalidade nada mais é do que o resultado da mistura de todas as referências que selecionou.
Se você assustou com o título do livro, agora já entendeu: “Roubar”, no caso, é se inspirar para criar algo novo, e fazer isso “como um artista” envolve descobrir como esse material de referência pode ser usado para alimentar sua própria criatividade.

“Aprendemos copiando. Estamos falando de prática e não de plágio – plágio é tentar fazer o trabalho do outro passar por seu. Copiar é engenharia reversa. É como um mecânico removendo partes de um carro para ver como ele funciona.” (página 41)

Roube como um artista: dica de leitura 4

Outra dica importante do livro Roube como um Artista é: pessoas criativas precisam de tempo para não fazer nada, por isso lave a louça, faça uma longa caminhada, fique olhando para um ponto na parede o máximo de tempo que puder ou, como recomenda o autor, – isso é tão entediante que quase sempre lhe trará uma boa ideia. Isso é o que ele chama de praticar a procrastinação produtiva.

E, por último, vou te passar a “fórmula não-tão-secreta” para alcançar o sucesso com seu negócio criativo: faça um bom trabalho e compartilhe-o. Isso significa até mesmo ensinar as pessoas a fazer sua técnica do jeitinho que você faz.
“As pessoas adoram quando você entrega seus segredos e, às vezes, se você for inteligente, elas o recompensam comprando as coisas que você vende. Quando você abre as portas do seu processo e convida as pessoas para que o acompanhem, você aprende.” (página 89)
Não vou conseguir falar aqui dos 10 pontos, então sugiro que você adquira o livro e mantenha-o pertinho de você. Ah, recentemente, Kleon lançou o “Roube como um Artista – O Diário”, com mais de 200 páginas de atividades práticas – e divertidas – para trabalhar e viver de forma mais criativa. É um livro interativo, super recomendo!
Já demos uma dica de leitura aqui no blog do Elo7, o livro “Oportunidades Disfarçadas“, se você ainda não teve a oportunidade de ler, confira algumas mensagens e histórias inspiradoras que o livro traz.
 
Um abraço
Socióloga, mestra em Educação e apaixonada pelo Elo7 desde 2008. Ama a natureza, viajar, todos os tipos de arte, em especial a dança Flamenca. Acredita no diferencial do trabalho artesanal e sonha com a realização profissional dos artesãos de todo o Brasil.

Veja mais posts deste autor.