Home | Negócio Criativo | São Bento do Sapucaí – Respirando artesanato e natureza

São Bento do Sapucaí – Respirando artesanato e natureza

Uma dica especial para quem quer respirar ar puro de montanha e mergulhar em um ambiente cheio de produções de artesanato local é a cidade de São Bento do Sapucaí, no estado de São Paulo.
É uma cidade com comércio típico de interior paulista e está localizada na Serra da Mantiqueira. Fica próxima a Campos do Jordão e tem como maiores atrações os mirantes formados pela Pedra do Baú, Bauzinho e Pedra Ana Chata.

 

A produção de artesanato no local é bastante variada e rica. No Bairro do Quilombo, que é um reduto de artesãos, é possível visitar a casa e as obras do escultor Ditinho Joana, que mostraremos no nosso próximo post e o Arte no Quilombo.

O Arte no Quilombo é um espaço para artesanato de raiz e resgate de cultura doado à comunidade e composto por um grupo de artesãos que fazem artesanato a partir de materiais encontrados na natureza como palha de banana, de milho, madeira, piaçava, argila, fibras, entre outros.

Vale a pena visitar e levar para casa produtos únicos e com preços bastante acessíveis. As sacolinhas feitas com palha de banana são uma dica ótima para presentear!

Outra dica de São Bento é a Nakawe, criada pela arquiteta Cláudia Mattos. Ela e algumas colaboradoras são responsáveis pela criação de peças em tecidos de algodão tingidos artesanalmente e montados em diferentes padronagens que são pintados à mão com desenhos que procuram resgatar traços antigos.

Visitar o atelier da Cláudia é um passeio único e com muita aventura pois fica localizado em um sítio bem afastado da cidade e com uma certa dificuldade de acesso. Mas quando você chega ao atelier, toma o chazinho que é uma deliciosa cortesia e conhece os produtos lindos e coloridos feitos pela Nakawe, vê como vale a pena conhecer o local. Eu comprei uma blusa linda com traços inspirados no trabalho de uma tribo mexicana.


Fica aqui registrada mais uma dica de viagem imperdível no Brasil em que você terá contato com muito artesanato e produções artísticas locais.

Um beijo,
Mônica Ipolito.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.