Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Seis dicas para despertar sua criatividade

Seis dicas para despertar sua criatividade

post-criatividade

Olá comunidade mais criativa do Brasil!
Nesse post, espero incentivá-los e ajudá-los a aguçar ainda mais sua criatividade :)

Antes de tudo, gostaria de dizer que a criatividade não é exercida somente na criação de novos produtos. Ela também se exerce na criação de novas relações entre as pessoas e também com o mundo que as cerca.

Mais do que dom ou obra do acaso, a maior parte das ideias criativas são fruto de uma postura adotada pelo criador diante do mundo, de um olhar treinado e de uma mente aberta para dar vazão à criatividade.

Quando optamos por trabalhar com produtos diferenciados e não produzidos em série, optamos por um caminho de muita transpiração e inovação. Somos exigidos diariamente por nossos queridos clientes a desenvolver algo original, único, diferente do que se encontra nas lojas dos shoppings ou centros comerciais.

Além de criarmos o produto, criamos combinações de cores, pesquisamos materiais, técnicas e acabamentos diferenciados, desenvolvemos embalagens personalizadas, criamos a identidade visual de nossa marca, novas maneiras de fotografar e descrever o produto, de divulgá-lo nas redes sociais e ainda maneiras simpáticas de nos comunicar com nosso cliente. Criamos o tempo todo!!!

O resultado de tanta trans(piração) são produtos únicos, que contam histórias, imprimem sentimentos e embelezam o mundo.

Qual foi a última vez que você parou para criar algo realmente original para sua loja? Algo que partisse de sua essência, e não somente de inspirações que encontrou na Internet? Alguma vez deixou realmente sua imaginação fluir e se perguntou “E se”?

Siga algumas dicas e liberte sua criatividade!

1) Fuja da rotina: Muita gente liga o piloto automático logo pela manhã com o objetivo de fazer o dia render. Mas uma boa tática para estimular a criatividade está na quebra ou mudança nas atividades rotineiras, como pegar um caminho diferente do convencional para chegar ao seu destino.

2) Faça projetos futuros: Enquanto lista as atividades do seu dia, aproveite para pensar em projetos que terá que trabalhar nos próximos dias ou meses e para os quais você precisará de ideias. É um meio de estimular a sua mente para que traga ideias novas para as questões pensadas.

3) Prepare sua mente: Se a primeira coisa que faz no dia é acessar as redes sociais, atenção: este hábito pode comprometer as horas criativas que estariam por vir. Em vez de preparar sua mente para um fazer criativo, você a está dispersando.

4) Visite lugares diferentes: Para criar, repertório é imprescindível. Então visite lugares onde você nunca esteve, conheça culturas diferentes, o mundo está cheio de coisas novas para ampliar nossa visão!

5) Relaxe: Liberte sua mente para uma atividade relaxante e que traga boas sensações. Sair um pouco da pressão e fazer uma atividade diferente pode estimular ainda mais a sua criatividade.

6) Arrisque: Aprenda com os erros e acertos. Tire aquele projeto velho do papel e veja se ele funciona ou não, se arrisque em um novo emprego ou relacionamento amoroso. Experiência, coragem e mente aberta fazem de profissionais comuns, profissionais criativos.

Este mês lançamos o concurso Desafie sua Criatividade. É uma boa oportunidade para praticar as dicas que acabou de ler!

Buscar um estilo de vida criativo é valorizar a autenticidade, originalidade e surpreender-se a cada dia.

Boa sorte e muita inspiração e transpiração à todos!

Imagem: V de Vintage

bool(false)
Socióloga, mestra em Educação e apaixonada pelo Elo7 desde 2008. Ama a natureza, viajar, todos os tipos de arte, em especial a dança Flamenca. Acredita no diferencial do trabalho artesanal e sonha com a realização profissional dos artesãos de todo o Brasil.

Veja mais posts deste autor.

2 comentários

  1. Bem, hoje tirei o dia para seguir estas dicas.
    Obrigada pelas sugestões!

  2. Adorei!!! Bons filmes e boa música também fazem um bem danado!!!