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Soft skills: o que é e porque os empreendedores precisam delas

O post do dia veio da Rede Colaborativa e traz dicas para ajudar você, empreendedor a encontrar uma forma de diferenciar sua marca da concorrência. Quem dá as dicas é a Ana Bavon, TedxSpeaker, Advogada Estrategista em Negócios, liderança e desenvolvimento Humano. Agente Interseccional pela equidade de Gênero – Fundadora da Feminaria.

Soft skills: o que é e porque os empreendedores precisam delas

Na sua jornada empreendedora, você já deve ter percebido que conhecimentos técnicos e vivências profissionais são importantes, mas não suficientes para gerenciar sua equipe e enfrentar o dia a dia do seu negócio, não é mesmo? Isso porque existem capacidades, conhecidas como soft skills, que são fundamentais para a construção de uma liderança sólida e para inovação e criatividade.

Soft skills: o que é e porque os empreendedores precisam delas
Coração de Crochê Amigurumi, loja ArtesaCraft

Neste post, vamos justamente falar sobre quais são essas habilidades, como desenvolvê-las e porque elas são essenciais para ajudar você a empreender melhor. Curiosa? Continue a leitura e fique por dentro!

Afinal, o que são soft skills e hard skill?

Hard skills é o nome que se dá as técnicas e competências que listamos em um currículo e que nos foram passadas por meio de capacitação. Por outro lado, existe um conjunto de habilidades que não são aprendidas em um curso. Elas são as soft skills, aptidões mentais, emocionais e sociais que desenvolvemos ao longo de nossas experiências e nas relações. Alguns exemplos são:

  • saber trabalhar em equipe;
  • falar bem em público;
  • ser flexível;
  • demonstrar bom controle emocional;
  • ter empatia.

Por que elas são importantes?

Exercitar soft skills é uma iniciativa muito valiosa. Afinal, gerenciar um negócio é uma empreitada desafiadora que exige muito mais do que conhecimento acadêmico.

Além de ter que coordenar um time e enfrentar uma nova rotina de trabalho, mulheres ainda precisam estar atentas ao mercado, tendências, concorrentes etc e, simultaneamente, equilibrar questões pessoais. Tudo isso é fonte de muita pressão. Dessa forma, as soft skills ajudam empreendedoras a manter uma postura centrada e produtiva, saber como lidar melhor com as pessoas e extrair o melhor delas.

Quais são as principais soft skills para uma empreendedora?

Gerenciar crises, tomar decisões críticas e adaptar-se às mudanças do mercado são apenas alguns exemplos dos desafios que uma empreendedora precisa lidar no seu dia a dia. Para contorná-los, algumas soft skills são grandes aliadas. Conheça 5 delas:

Comunicação eficiente

Ter um bom domínio da comunicação escrita e verbal é determinante para conseguir transmitir propostas, opiniões e estratégias com clareza. Assim, você consegue não só cativar a atenção dos outros, mas também se expressar de forma compreensiva e garantir que sua mensagem é passada com eficácia.

Resiliência

Manter o equilíbrio emocional e desenvolver a capacidade de trabalhar sob pressão são aptidões que uma empreendedora precisa para sobreviver às tensões e instabilidades do mercado. Por isso que a resiliência é uma das soft skills mais importantes do século.

Ela diz repeito à capacidade de manter a estabilidade e o controle emocional diante de adversidades e conseguir se adaptar a diferentes cenários e situações.

Na ciência, a resiliência é uma característica atribuída a materiais que são capazes de voltar ao seu estado normal — sem sofrer deformações — após ter sofrido uma tensão. Logo, uma pessoa resiliente aprende a suportar a dor e entende como crescer por meio dela.

Flexibilidade cognitiva

Ser maleável é sempre bom, principalmente quando a pessoa é capaz de ampliar horizontes e considerar novos caminhos. Nesse sentido, a flexibilidade cognitiva está ligada ao pensamento arrojado, a prática de desafiar pontos de vista, fazer associações, enxergar novos padrões e sair da zona de conforto, itens cruciais para construção de negócios inovadores.

Negociação

Negociar com clientes, equipes e fornecedores é fundamental para estabelecer parceiras vantajosas e para fechar acordos com um bom custo-benefício para todos os envolvidos.

Orientação de serviço

Para alavancar as vendas, a competência de orientação de serviço é vital, pois ela fala sobre conseguir orientar corretamente os clientes sobre uma solução. Mais do que isso, é a capacidade de conhecer a fundo seu público e estabelecer um laço com ele a ponto de criar produtos ou serviços que sejam adequados a sua realidade e demandas.

Por fim, o mercado está em constante evolução, passando por profundas (e rápidas) transformações digitais, econômicas e sociais. Nesse cenário, as soft skills ganham protagonismo, pois elas estão ligadas ao talento humano de ser criativo, maleável e inteligente.

Por isso, como empreendedora, você não pode deixar de desenvolvê-las e explorar seu potencial, que é o maior ativo do seu negócio!

Você tem alguma das soft skills citadas? Quais delas você acredita que ainda precisa desenvolver? Deixe um comentário e compartilhe suas ideias com a gente!

Conheça a Ana Bavon

Ana Bavon é TedxSpeaker,  advogada Estrategista em Negócios, liderança e desenvolvimento Humano, agente Interseccional pela equidade de Gênero – Fundadora da Feminaria.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

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