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Storytelling para artesãos

Storytelling para artesãos

Você já ouviu falar no termo storytelling? No marketing esse é o assunto do momento, está super em alta. Se você se assustou com o nome, não se preocupe, o conceito é muito simples! Storytelling nada mais é do que a arte de contar histórias relevantes. Ihh… Agora complicou geral! O que tem a ver contar histórias com a venda do artesanato? Está com a pulga atrás da orelha? Então, continue lendo o artigo para entender porque essa técnica é tão importante para potencial de aumentar as suas vendas, se usada da maneira correta e verdadeira.

Desde pequenas, as crianças escutam histórias e contos de seus pais para estimularem sua criatividade. Se você perceber, sempre que alguém vai contar uma história, as crianças param e começam a prestar atenção. É algo praticamente automático e super poderoso, que prende a atenção dos pequenos. Mas isso não é exclusividade das crianças, quando crescemos continuamos interessados por histórias. Elas são extremamente ligadas à cultura das pessoas e são uma forma inspiradora de conectar emoções e passar mensagens. E esse poder pode ser usado a seu favor!

No marketing, o storytelling consiste em contar a história real e única da sua marca ou produto, criando uma conexão entre as suas peças e o seu cliente. Nos tempos atuais somos bombardeados por propagandas e informações, principalmente nas redes sociais. Isso acabou gerando uma blindagem das pessoas em relação às propagandas, exigindo das empresas um algo a mais, uma arma que ajude a superar essa barreira. E essa arma é o storytelling.

Todo mundo tem uma história para contar, e com você não é diferente. Qual é a sua história? Como você começou? De onde vem a inspiração para o seu trabalho? Esse é o papel do storytelling. Conectar sua marca às pessoas, por meio de histórias inspiradoras. Essa é uma das formas mais poderosas de dar vida ao seu produto, de transferir uma identidade única e tornar suas peças diferentes, fazendo com que as pessoas se sintam impactadas e criem um vínculo com a sua marca. No artesanato isso é ainda mais forte, pois não é possível separar as suas peças de você, o autor ou autora, o que potencializa o uso do storytelling.

Emoção é tudo

Mas, contar qualquer história serve? A resposta é não! A história contada tem que ser marcante, trazer emoções para quem lê. Tem que envolver pessoas, o lado emocional, cativar quem escuta a história ou lê! Acima de tudo, a história deve ser real! Nada de ficar inventando coisas ou exagerando em algumas partes para causar comoção. Ser autêntica é fundamental se você quiser construir um negócio a longo prazo. É importante se lembrar que a história tem que fazer sentido e ter uma moral. Assim,  ela carrega uma mensagem e inspira a mudança nas pessoas.

Onde contar a história

Após pensar bastante em qual história contar, é hora de você definir como vai contar essa história. Há várias maneiras de se fazer isso, por meio de vídeo, texto e até pessoalmente. Na internet, você pode usar o seu blog, por exemplo. Nele você pode publicar em texto os detalhes da sua caminhada no mundo criativo.

Uma outra alternativa é gravar um vídeo narrando a história, contando um pouco do seu dia a dia e mostrando as fases do processo criativo. Agora, se você não tiver blog, existem outros meios como as mídias sociais e a sua loja virtual. No caso da loja virtual você pode escrever a história na descrição do seu produto, claro que de maneira resumida e escolhendo bem as palavras.

Enfim, existem diversas maneiras e contar uma boa história, use a criatividade para passar a sua mensagem. Ao colocar em prática o storytelling na sua marca, você tem a chance de aumentar os seus ganhos com seus produtos feitos à mão. Tire a prova agora mesmo e depois conte aqui os resultados!

Um abraço e boa sorte.
Fernando Oliveira

Imagem de capa: Marcador de páginas Vana Crochê

Fernando Oliveira é o criador do blog Revista Artesanato, um dos maiores sites de artesanato do Brasil e do portal de cursos online Artesanato.com. Hoje se dedica a criar cursos de capacitação para artesãos que querem transformar o seu hobby em um ótimo negócio.

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