Você já ouviu falar no termo storytelling? No marketing esse é o assunto do momento, está super em alta. Se você se assustou com o nome, não se preocupe, o conceito é muito simples! Storytelling nada mais é do que a arte de contar histórias relevantes. Ihh… Agora complicou geral! O que tem a ver contar histórias com a venda do artesanato? Está com a pulga atrás da orelha? Então, continue lendo o artigo para entender porque essa técnica é tão importante para potencial de aumentar as suas vendas, se usada da maneira correta e verdadeira.
Desde pequenas, as crianças escutam histórias e contos de seus pais para estimularem sua criatividade. Se você perceber, sempre que alguém vai contar uma história, as crianças param e começam a prestar atenção. É algo praticamente automático e super poderoso, que prende a atenção dos pequenos. Mas isso não é exclusividade das crianças, quando crescemos continuamos interessados por histórias. Elas são extremamente ligadas à cultura das pessoas e são uma forma inspiradora de conectar emoções e passar mensagens. E esse poder pode ser usado a seu favor!
No marketing, o storytelling consiste em contar a história real e única da sua marca ou produto, criando uma conexão entre as suas peças e o seu cliente. Nos tempos atuais somos bombardeados por propagandas e informações, principalmente nas redes sociais. Isso acabou gerando uma blindagem das pessoas em relação às propagandas, exigindo das empresas um algo a mais, uma arma que ajude a superar essa barreira. E essa arma é o storytelling.
Todo mundo tem uma história para contar, e com você não é diferente. Qual é a sua história? Como você começou? De onde vem a inspiração para o seu trabalho? Esse é o papel do storytelling. Conectar sua marca às pessoas, por meio de histórias inspiradoras. Essa é uma das formas mais poderosas de dar vida ao seu produto, de transferir uma identidade única e tornar suas peças diferentes, fazendo com que as pessoas se sintam impactadas e criem um vínculo com a sua marca. No artesanato isso é ainda mais forte, pois não é possível separar as suas peças de você, o autor ou autora, o que potencializa o uso do storytelling.
Emoção é tudo
Mas, contar qualquer história serve? A resposta é não! A história contada tem que ser marcante, trazer emoções para quem lê. Tem que envolver pessoas, o lado emocional, cativar quem escuta a história ou lê! Acima de tudo, a história deve ser real! Nada de ficar inventando coisas ou exagerando em algumas partes para causar comoção. Ser autêntica é fundamental se você quiser construir um negócio a longo prazo. É importante se lembrar que a história tem que fazer sentido e ter uma moral. Assim, ela carrega uma mensagem e inspira a mudança nas pessoas.
Onde contar a história
Após pensar bastante em qual história contar, é hora de você definir como vai contar essa história. Há várias maneiras de se fazer isso, por meio de vídeo, texto e até pessoalmente. Na internet, você pode usar o seu blog, por exemplo. Nele você pode publicar em texto os detalhes da sua caminhada no mundo criativo.
Uma outra alternativa é gravar um vídeo narrando a história, contando um pouco do seu dia a dia e mostrando as fases do processo criativo. Agora, se você não tiver blog, existem outros meios como as mídias sociais e a sua loja virtual. No caso da loja virtual você pode escrever a história na descrição do seu produto, claro que de maneira resumida e escolhendo bem as palavras.
Enfim, existem diversas maneiras e contar uma boa história, use a criatividade para passar a sua mensagem. Ao colocar em prática o storytelling na sua marca, você tem a chance de aumentar os seus ganhos com seus produtos feitos à mão. Tire a prova agora mesmo e depois conte aqui os resultados!
Um abraço e boa sorte.
Fernando Oliveira
Imagem de capa: Marcador de páginas Vana Crochê
Excelente dica! Estava pesquisando sobre esse assunto e você clareou bastante a minha mente.
Obrigada!
Sandra
Fernando não conhecia o termo: storytelling , obrigada por fazer-me descobrir que o que eu faço em meu blog tem este nome.
Como minha formação é Historiadora me apeguei na metodologia de pesquisa da História do Cotidiano mas, que tem tudo a haver com isto que você explicou neste post. E foi o que aplique, por exemplo, neste post: Mamãe Artesanal – http://wp.me/p5WCrD-eS , lá no meu blog, gosto de contar histórias das artesãs e com isto divulgo os trabalho delas também. Agora deixa eu ir que tenho que dar uma passadinha e curtir o seu blog Revista Artesanato, abraços e Sucesso Sempre.
Que Legal Emilia! Essa é a ideia…
Fernando, obrigada pela visita, adoro a Revista Artesanato e acompanho o seu trabalho, grande abraço.
Fernando,
Obrigada pela matéria. Conhecimento transmitido, conhecimento aplicado. Nada se perde. Estou sempre te acompanhando. Admiro seu trabalho direcionado a nós Artesãos tão necessitados de orientação e direcionamento. Parabéns! Sempre acompanho o seu blog Revista Artesanato.
Fernando quando vi uma parte da sua historia em um final de texto quando estava procurando alguma coisa interessante na internet interessei me pela sua revista e pelas suas informcoes. Ja ha algum tempo venho fazendo o que eu chamo de COISAS E ARTES e fiz ate um selo pra colocar nos meus feitos. Agora resolvi levar a serio e tentar transformar meu artesanato em negocio. Porisso estou fazendo o curso. Mas tenho receio de ficar me relacionando. Na internet sou meio bronca com esses eletronicos e n ao sei usa los muito bem. Mas voce tem me incentivado bastante a participar. Obrigado por tudo. Agradeco a Deus por voce existir. Deusbte abencoe.