Como foram seus últimos dias, muita correria? Posso imaginar, muitas encomendas para entregar, novos produtos para elaborar, emails para responder, casa para cuidar… Ufa! Mas com que frequência você divulga a sua marca nas redes sociais? Faltou tirar foto antes de embalar o produto para o cliente, esqueceu de postar um recado no Facebook, o Instagram – coitado – faz mais de duas semanas que não tem foto nova!
Diz uma coisa, você quer usar melhor as redes sociais para divulgar seu trabalho, mas falta tempo e conhecimento na área? Fico feliz que você já tenha em mente que a internet é o melhor lugar para vender seus produtos. Mas sua loja virtual precisa de divulgação e isso não é tão fácil quanto você imaginava. Te digo que não é complicado, mas o caminho é longo e você precisa dedicar um tempo para aprender a utilizar as ferramentas e aprimorar alguns conhecimentos para ter sucesso na divulgação do seu trabalho.
O primeiro passo é definir o objetivo de colocar sua marca nas redes sociais.
– Anna, cê pirou? Cê não sabe, não? Meu objetivo é V-E-N-D-A, moça… bem simples!
Sim, sim, eu sei! Mas esse é seu objetivo macro, é o objetivo e toda empresa tem – lucro. O que você precisa definir são os micro objetivos seguidos de metas. Isso porque facilita a definição do trabalho a ser realizado na internet.
Olha só este exemplo:
Objetivo macro: Lucro (vendas)
Objetivo do mês: Divulgar nova coleção
Meta 1: Criar calendário de postagens
Tarefas: pesquisar conteúdos
analisar concorrência
datas comemorativas
Meta 2: Fazer novas fotos
Tarefas: preparar novas peças
tirar foto antes de enviar produto
solicitar foto do cliente com o produto
Meta 3: Fazer parcerias com blogueiras
Tarefas: pesquisar blogueiras
elaborar proposta
fazer contato
Meta 4: Gravar 4 vídeos mostrando como usar o produto
Tarefas: criar roteiro
gravar e editar
divulgar
Os objetivos podem ser semanais, mensais, semestrais – você pode até ter mais de um objetivo, mas é importantíssimo definir todos e quebrá-los em metas menores. Você ainda pode estabelecer as tarefas que terá que realizar para alcançar cada meta. É organização e planejamento andando de mãos dadas!
Para definir os objetivos é importante que você entenda o que as redes sociais podem te oferecer, pois não é porque sua marca está aparecendo que ela necessariamente vai ter um aumento nas vendas. O trabalho é um pouco mais complexo, pois é através das redes sociais que você vai construir relacionamento com seus clientes e formar um público realmente fã da sua marca – que, em longo prazo, vai se tornar cliente, comprando seus produtos.
Procure não empurrar os seus produtos para as pessoas, faça com que elas queiram saber mais, tenham curiosidade e busquem mais informações. Resumindo: utilize conteúdo para gerar relacionamento.
Marketing de conteúdo, redes sociais, email, vídeos, textos… são tantos os limões que a internet nos dá e a gente precisa saber o que fazer com eles. A minha ideia é te ajudar a cortar e espremer cada um desses limões para fazer uma deliciosa limonada, por isso, acompanhe meus próximos textos aqui no Elo7!
Você tem outras dicas para divulgar a sua marca nas redes sociais? Conta aqui nos comentários!
Imagem da capa: Sabonetes Dilan artesanato
Anna Hilbert