Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Sua marca nas redes sociais: como se planejar

Sua marca nas redes sociais: como se planejar

Sua marca nas redes sociais: como se planejar

Como foram seus últimos dias, muita correria? Posso imaginar, muitas encomendas para entregar, novos produtos para elaborar, emails para responder, casa para cuidar… Ufa! Mas com que frequência você divulga a sua marca nas redes sociais?  Faltou tirar foto antes de embalar o produto para o cliente, esqueceu de postar um recado no Facebook, o Instagram – coitado – faz mais de duas semanas que não tem foto nova!

Diz uma coisa, você quer usar melhor as redes sociais para divulgar seu trabalho, mas falta tempo e conhecimento na área? Fico feliz que você já tenha em mente que a internet é o melhor lugar para vender seus produtos. Mas sua loja virtual precisa de divulgação e isso não é tão fácil quanto você imaginava. Te digo que não é complicado, mas o caminho é longo e você precisa dedicar um tempo para aprender a utilizar as ferramentas e aprimorar alguns conhecimentos para ter sucesso na divulgação do seu trabalho.

O primeiro passo é definir o objetivo de colocar sua marca nas redes sociais.

Anna, cê pirou? Cê não sabe, não? Meu objetivo é V-E-N-D-A, moça… bem simples!

Sim, sim, eu sei! Mas esse é seu objetivo macro, é o objetivo e toda empresa tem – lucro. O que você precisa definir são os micro objetivos seguidos de metas. Isso porque facilita a definição do trabalho a ser realizado na internet.

Olha só este exemplo:

Objetivo macro: Lucro (vendas)

Objetivo do mês: Divulgar nova coleção

Meta 1: Criar calendário de postagens
Tarefas: pesquisar conteúdos
              analisar concorrência
              datas comemorativas

Meta 2: Fazer novas fotos
Tarefas: preparar novas peças
              tirar foto antes de enviar produto
              solicitar foto do cliente com o produto

Meta 3: Fazer parcerias com blogueiras
Tarefas: pesquisar blogueiras
              elaborar proposta
              fazer contato

Meta 4: Gravar 4 vídeos mostrando como usar o produto
Tarefas: criar roteiro
              gravar e editar
              divulgar

Os objetivos podem ser semanais, mensais, semestrais – você pode até ter mais de um objetivo, mas é importantíssimo definir todos e quebrá-los em metas menores. Você ainda pode estabelecer as tarefas que terá que realizar para alcançar cada meta. É organização e planejamento andando de mãos dadas!

Para definir os objetivos é importante que você entenda o que as redes sociais podem te oferecer, pois não é porque sua marca está aparecendo que ela necessariamente vai ter um aumento nas vendas. O trabalho é um pouco mais complexo, pois é através das redes sociais que você vai construir relacionamento com seus clientes e formar um público realmente fã da sua marca – que, em longo prazo, vai se tornar cliente, comprando seus produtos.

Procure não empurrar os seus produtos para as pessoas, faça com que elas queiram saber mais, tenham curiosidade e busquem mais informações. Resumindo: utilize conteúdo para gerar relacionamento.

Marketing de conteúdo, redes sociais, email, vídeos, textos… são tantos os limões que a internet nos dá e a gente precisa saber o que fazer com eles. A minha ideia é te ajudar a cortar e espremer cada um desses limões para fazer uma deliciosa limonada, por isso, acompanhe meus próximos textos aqui no Elo7!

Você tem outras dicas para divulgar a sua marca nas redes sociais? Conta aqui nos comentários!

Imagem da capa: Sabonetes Dilan artesanato

Anna Hilbert

Anna Hilbert é empreendedora, jornalista, blogueira e está sempre conectada! Especialista em comunicação e marketing, está à frente da Clockwise, agência especializada em mídias sociais e gestão de cursos online.

Veja mais posts deste autor.