Home | Negócio Criativo | Tapeçaria contemporânea: tendência de decoração 

Tapeçaria contemporânea: tendência de decoração 

A tapeçaria é uma técnica de tecelagem manual onde o tecido é produzido por meio do entrelaçar de fios de trama sobre uma estrutura de fios. Os trabalhos feitos com a técnica de tapeçaria resultam em peças únicas cheias de personalidade, resultado de uma mistura de padrões, materiais e texturas.

Tapeçaria contemporânea: tendência de decoração

Capa de Almofada – tecido tear manual e aplique lhama loja Nook Store

Além de ser colocado sobre o chão, a tapeçaria contemporânea surge como uma maneira de inovar a decoração podendo ser pendurado em paredes, usado sob objetos como encosto de cadeiras, e utilizado na confecção de itens como almofadas e pufes. Nós separamos várias ideias criativas para você se inspirar, vem ver!

Tapeçaria de parede

A tapeçaria de parede é uma das queridinhas da vez! Ela traz um visual bastante diferente do tradicional — perfeito para aquelas casas que saem do comum. É possível usar ela de diversas formas: como cabeceira, para preencher uma área específica da parede ou como quadro, por exemplo.

Painéis decorativos – loja Nudo

Tapeçaria em almofadas

As almofadas são um item versátil que podem dar o toque criativo e aconchegante que faltava na decoração. Elas podem ser confeccionadas com mix de materiais artesanais de diferentes cores e texturas.

Coleção Marinho – loja Tearte Brasil

Tapeçaria com diferentes materiais e técnicas

Além de diferentes cores e texturas, é possível inovar no design da tapeçaria com a inclusão de materiais inusitados e diferentes técnicas, como o couro, palha e os pompons de lã.

Teares decorativo – loja Tramateliê

Você sabe como funciona um tear?

O tear pode ser de mesa ou uma espécie de moldura com pregos que pode ser apoiada em uma superfície. Há diferentes tamanhos e níveis de complexidade dessa estrutura de madeira. Porém, é dessa forma que ele funciona: cruzam-se fios verticais (urdidura ou teia), que estão presos entre os órgãos do tear com os fios horizontais (trama) que são transportados pela lançadeira (ou navete) que vai entrelaçando este fio com a teia. Saiba mais aqui.

Espero muito que você tenha gostado das inspirações. O que você achou da tendência da tapeçaria contemporânea? Conta pra gente aqui nos comentários.

Veja também:

+ Tendência tie-dye: inspire-se para criar

+ 7 materiais para artesanato que vendem muito no Elo7

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.