Home | Negócio Criativo | Técnica de artesanato: qual a sua favorita?

Técnica de artesanato: qual a sua favorita?

Todo mundo que pratica manualidades tem sua preferência. Tem quem se sinta mais segura com lápis e pincéis, outros que gostam  mesmo é de uma agulha e aqueles que são fissurados em artes que envolvem madeira. Qual a sua técnica de artesanato favorita? Para rever muitas possibilidades criativas e suas aplicações, veja a lista abaixo e explore novas opções também! Todo mundo pode descobrir novas habilidades!

Técnica de artesanato: muitas possibilidades

Com vontade de criar e colocar materiais em jogo, há uma infinidade de técnicas artesanais possíveis. Desde sempre a humanidade desenvolve técnicas para transformar materiais distintos em resultados criativos. Por vezes apenas decorativos e outras muitas, cheios de funções para o dia a dia. Na lista abaixo, vamos enumerar técnicas divididas em instrumentos, materiais em comum. Inspire-se!

+ Para começar aos poucos a criar com as mãos, veja nossos projetos de passo a passo!

Técnica de artesanato com papel

Marca página de papel bordado

O papel é item indispensável para muitas artes e criações. Sozinho, como dobradura ou papelaria, com aviamentos e outros detalhes, no scrapbooking e encadernação e até mesmo recortado na linda técnica kirigami. Conheça cada uma delas abaixo:

Dobradura: origami (do japonês: 折り紙, de oru, “dobrar”, e kami, “papel”) é uma arte tradicional japonesa de dobrar papel. Criando representações de figuras, seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. Suas aplicações são: decorativa, bijuteria, decoração de festa, papelaria, entre outros. Veja mais aqui.

Papelaria artesanal: criar papelaria pode ter diferentes finalidades – criação de peças para papelaria pessoal ou institucional, desenvolver papelaria decorativa para festas como convites e detalhes para mesa de doces, criar envelopes, tags e outros de forma manual e criativa. Neste link, falamos sobre a importância da papelaria pessoal, vale a pena conferir!

Scrapbook: significa em inglês “livro de recortes” ou aquele álbum para guardar recordações, fotos, lembretes e papéis (o que lembra os antigos diários de adolescência). Porém, o scrapbook virou uma técnica artesanal de personalização de objetos diversos com peças recortadas em papéis especiais e apliques diversos. Já praticou?

Encadernação: a encadernação manual pode ser feita de diferentes maneiras e com algumas finalidades também. O processo de encadernar pode resultar em livros, apostilas, trabalhos de faculdade, álbuns de viagem, cadernos de assinatura, livros de artistas, cadernos de desenho. Veja mais neste post.

Kirigami: é a arte de cortar papel criando formas geométricas, superfícies, paisagens e desenhos diversos. A palavra japonesa significa corte (“Kiri“) e papel (“kami“). A técnica artesanal muitas vezes é feita em conjunto com outra arte oriental, o origami. Veja aplicações lindas!

tecnica de artesanato

Técnica de artesanato com tecido

Outra matéria-prima primordial para criações manuais é o tecido. Costurado à máquina ou  à mão, pode originar roupas, criações para enxoval de bebê e para decoração. São diferentes abordagens e estilos. Qual será tem que tem mais a ver com sua habilidade e gosto pessoal?

Pintura de tecido: como outros estilos de pintura, no tecido, a variação de possibilidades, materiais e técnicas também é grande, o que permite decorações com desenhos dos mais detalhados a criações de padronagens simples. O resultado pode ser decorativo como panôs e quadros, como toalhas, panos de pratos, estampas para enxoval e almofadas. Veja exemplos!

Corte e costura: solução da humanidade para a confecção de vestimentas para lhe proteger do frio ou calor. A costura foi o modo artesanal que o homem achou de poder confeccionar seu vestuário, algo imprescindível para o dia a dia. Tanto para proteção, como para se diferenciar e mais pra frente para exprimir personalidade e hábitos. Relembre sua história e aplicações.

Costura artesanal: ato, processo ou efeito de unir duas ou mais coisas, por meio de pontos feitos com linha, fio etc. associados à agulha. Coser é um sinônimo para o ato de costurar. Dessa técnica tem origem as mais diversas criações: bolsas, roupas de cama, almofadas, artigos para bebê, utensílios para cozinha. Veja criações inspiradoras da comunidade do Elo7!

+ Nesse passo a passo, uma colaboradora nos ensina a criar uma almofada de nuvem!

corte e costura de roupas

Técnica de artesanato com madeira

Para quem ama o cheiro e a textura da madeira, poder trabalhá-la a fim de dar origem a objetos para casa e uso pessoal é uma alegria. Há diferentes técnicas usadas: marcenaria, marchetaria, além de pinturas específicas. Essa é sua praia? Veja aplicações e técnicas abaixo!

Marcenaria: técnica de transformar madeira bruta em peças decorativas, funcionais, mobiliário e brinquedos tem vasta história e continua de extrema importância até hoje. Você pode se inspirar com as criações dos lojistas do Elo7, há criações feitas com palete, restauro de móveis e MDF, entre outras.

Marchetaria: é a arte de decorar superfícies planas, tais como mobiliários, painéis, pisos ou até mesmo tetos com materiais como madeira, madrepérola, pedras, marfim e metais. A técnica decorativa permite criar desenhos geométricos, em 3D, de animais etc. Essas lojas fazem obras lindas!

Pirografia: essa palavra tem origem grega e significa “escrita + fogo”. Há estudos que cogitam que a pirogravura pode ter sido uma das primeiras manifestações artísticas da humanidade. Isso se deve ao fato do homem ter descoberto e começado a manusear fogo há mais ou menos dez mil anos. É uma técnica primitiva, ancestral, que nos remete aos antepassados. Se animou a descobrir mais?

+ Neste bate-papo, muitos leitores contaram sobre suas artes, veja que inspiradores os comentários!

técnica de artesanato

Qual a sua preferência? E que tal tentar algo novo?

Cada artista desenvolve da sua forma a sua técnica favorita, dando seu toque pessoal e a sua cara. E essa é a graça dos trabalhos manuais, nada é em série. Todos os resultados variam de acordo com a bagagem cultural, referências, materiais e gosto pessoal. Teste uma nova habilidade e desafie-se!

Para buscar materiais sem sair de casa, o Elo7 tem de artigos de armarinho a itens de papelaria, será fácil garimpar e encher seu ateliê de novas possibilidades.

Boas criações para vocês e voltem sempre ao blog para conferir ideias e referências para suas artes! Por aqui, não faltam matérias para te animar com ideias e também criativos que estimulam nossa imaginação!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.