Home | Negócio Criativo | Tendência no artesanato para 2021: fique por dentro

Tendência no artesanato para 2021: fique por dentro

Você já sabe quais serão as tendências no artesanato para 2021? Neste post separamos um compilado de dicas para você incrementar em suas produções, vem ver!

Tendência no artesanato para 2021

Ponto Russo

Ponto russo, ou punch needle em inglês, é uma técnica de bordado em relevo feita com uma agulha oca. Quando esta agulha perfura o tecido, ela deixa um pequeno laço de linha do outro lado da fibra têxtil, e dessa forma, o desenho ou figura é preenchido com esses pontos. Também pode-se usar os pontos pelo avesso do tecido onde o efeito é parecido a tapeçaria. Ao brincar com as técnicas e texturas obtêm-se projetos modernos e originais.

Foto: Rico Design

Resina

O artesanato com resina vem se tornando cada vez mais popular. A resina é um material moldável e muito versátil, ela possui um componente quase líquido que pode endurecer em qualquer formato quando misturada com um catalizador (agente endurecedor).

Junto à resina é possível incluir em sua mistura: mistura flores secas, pedaços de madeira, pedras, conchas, gliter e diversos outros materias. Você pode criar chaveiros, acessórios de moda, itens de decoração como porta trecos ou bandejas utilizando moldes de silicone como base.

+ Encontre moldes de silicone no Elo7

Chaveiro Letra Inicial Linéia no Jardim – loja Light Beam

Bordado texturizado

O bordado tradicional se popularizou muito em 2020, e o bordado texturizado promete ser uma das tendências do artesanato de 2021. No mesmo bastidor do bordado, você pode incrementar sua peça com outras técnicas como o macramê e tecelagem, criando composições incríveis.

Bordado Sol na Primavera – loja Criá

Crochê dos anos 90

O crochê dos anos 90 é outra tendência artesanal de 2020 que vai ficar ainda maior em 2021. A geração mais jovem descobriu a diversão do crochê e com isso quadradinhos coloridos de crochê e outros itens de moda e decoração no estilo anos 90 serão muito procurados.

Manta de Crochê Colorido – loja Banana-cazza

Velas

As velas têm um charme todo especial e são muito versáteis, podem decorar e ser usadas em diversos tipos de ambientes. Além de decorar o ambiente e trazer aconchego, também existem opções com aromas que proporcionam bem estar e relaxamento.

vela aromática artesanal stopper – loja Sementes do Brasil

Tie dye e Shibori

O tie-dye foi uma das frebres de 2020 e deve crescer ainda mais em 2021. Muito dessa febre se deve ao boom das roupas tingidas em casa, o famoso tie dye! Muitos aproveitaram o período de isolamento para aprender a técnica e incrementar seus looks.

Além do tie dye tradicional, há uma outra versão japonesa da técnica: shibori. Com ela é possível criar padronagens em tecidos utilizando a costura, dobras, amarrações e até torções. A aplicação de cada método destes resulta em um resultado totalmente diferente, exclusivo e praticamente impossível de se repetir. Além disso, cada forma de aplicação da técnica é ideal para tipos específicos de tecido. Saiba mais sobre a técnica.

Scrunchie com laço shibori – loja PiùBella Artesanto

Macramê

Esta técnica de tecer fios sem auxilio de qualquer ferramenta ou maquinaria, formam nós em sentidos geométricos. Ela já conquistou o coração de muitas pessoas e promete se manter forte em 2021.

Brinco África – loja Macra Mood

Espero muito que tenha gostado das dicas. Me conta aqui nos comentários qual foi sua tendência favorita para 2021, vou adorara saber!

Veja também:

+ Craftcore e a valorização do feito à mão: tendência para 2021

+ Pinterest Predict: relatório de futuras tendências para 2021

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.