Home | Negócio Criativo | Tendências de marketing para 2021 que preciso planejar agora

Tendências de marketing para 2021 que preciso planejar agora

Se você ainda não fez o seu plano de marketing para 2021, ou quer saber quais são as estratégias de marketing que estão em alta, esse post é para você! Cada vez mais as pessoas usam as redes sociais para interagir umas com as outras e se entreter. Por conta disso, o marketing digital vem ganhando cada vez mais espaço e oportunidades para você que deseja aumentar a relevância da sua marca, ganhar mais clientes e fidelizá-los.

Neste post vou compartilhar as tendências de marketing para 2021 para você planejar suas campanhas e divulgações para sua marca, de forma a oferecer conteúdo de valor aos clientes e ganhar novos!

Tendências de marketing para 2021 que preciso planejar agora

gravacao titulo

1. Transmissões ao vivo

Transmissões ao vivo, as famosas lives, são vídeos transmitidos em tempo real. Com elas, é possível interagir ao vivo com seus seguidores e clientes, e usar diversas estratégias para aumentar suas vendas:

  • tire dúvidas de seus clientes sobre seus produtos;
  • mostre como seu produto pode ser usado no dia a dia e mostre os benefícios que são difíceis ser descritos ou mostrados apenas pela foto de cadastro;
  • fale sobre um assunto de interesse do seu público, mostre que você está antenado sobre as tendências do mercado ou compartilhe alguma dica para seus seguidores;
  • fale sobre o lançamento de um novo produto, apresente suas funcionalidades e características dele.

2. Vídeos curtos

Caso você não goste de fazer lives, uma opção é divulgar seu negócio com vídeos curtos, como o Stories e o Reels do Instagram ou até o Tiktok.

Essas ferramentas oferecem a possibilidade de criar conteúdos mais dinâmicos e descontraídos. Quem não gosta de conhecer os bastidores, saber como são feitos os produtos ou conhecer os empreendedores e criativos que estão por trás de marcas que tanto admiram? Ao produzir conteúdos assim, você poderá criar uma conexão mais íntima com seu público, além de humanizar a sua marca.

+ Como gravar um vídeo-arte com o celular

+ Instagram Reels: como usar a ferramenta para criar vídeos criativos

Seja criativo com seu conteúdo

Que tipo de conteúdo você pode publicar para instigar ou aumentar o interesse do público por sua marca? Você pode mencionar alguma curiosidade sobre sua marca, gravar um vídeo mostrando como seu produto é embalado, mostrar os bastidores do seu atelier, diferentes ângulos da sua marca, como é o seu processo de criação, criar tutoriais, ou o que mais achar interessante.

3. Estratégia de unboxing

É muito comum hoje na internet pessoas postarem nas redes sociais fotos e vídeos mostrando as compras que fizeram pela internet, compartilhando a experiência de abrir a caixa. Não há dúvida de que fotos e principalmente os vídeos de unboxing despertam a ansiedade e a curiosidade em quem assiste. Essa pode ser uma ótima oportunidades para ganhar novos clientes ou seguidores que ficarão interessados em seus produtos, desejando ter a mesma experiência. Neste post compartilhamos como surpreender seus clientes e aumentar suas vendas com uma boa estratégia de unboxing.

Foto: cahandmade.co

4. Marketing de influência

Quantas vezes você ficou inclinado a comprar um produto ou um serviço porque uma pessoa famosa ou influenciador te indicou? O marketing de influência é uma estratégia usada há bastante tempo por marcas grandes, mas hoje com os microinfluenciadores das redes sociais, marcas menores podem usar essa estratégia para divulgar seus produtos. Confira nesse post 7 dicas para fazer parcerias de sucesso com influenciadores.

Além de aumentar a relevância da sua marca, essa estratégia pode te ajudar de diversas outras formas:

  • Você pode divulgar um lançamento ou uma nova linha de produtos que poucas pessoas conhecem;
  • Mostrar como é a experiência de compra em sua loja, ou seja, como os produtos vêm embalados, o cheirinho que você coloca na caixa ou os mimos que acompanham o produto, por exemplo;
  • Você terá fotos ou vídeos para divulgar em suas próprias redes sociais (lembrando que você deve marcar o @ do influenciador ao repostar o conteúdo, combinado?).

Veja também:

+ 6 Dicas para permanecer criativo durante a crise

+ Marketing em tempos de crise: 4 dicas para reduzir custos e gerar resultados

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.