Home | Negócio Criativo | Tour Elo7 na Copa: Fortaleza e Natal

Tour Elo7 na Copa: Fortaleza e Natal

nordeste1

O juiz apita e a bola rola por novas cidades brasileiras:  Fortaleza e Natal. Para conhecermos mais sobre arte, cultura e gastronomia, vamos conferir o que os lojistas do Elo7 nos apresentam de suas capitais?

É a Paulinha, da loja Fazenda da Paulinha, que começa chutando suas boas dicas.

fortal

Fortaleza receberá torcidas e times no estádio conhecido como Castelão e a artesã de biscuit nos dá uma palhinha do que é imperdível em seu entorno.

A imagem que vem à mente tanto de moradores como turistas ao pensar em Fortaleza são as praias, o trabalho artesanal, comidas típicas e o verão intenso o ano inteiro. Dando um zoom no artesanato local, é fácil notar a forte presença do bilro, do crochê, das peças feitas em barro e carnaúba. Entre os passeios para conferir esta diversidade feita à mão, é imperdível a visita ao (1) Mercado Central e feirinha beira mar. “O grande pitstop daqui de meu Ceará é a feirinha da beira mar e o mercado central, onde se encontra de tudo, artesanato de areia, de linhas, de barro , de palha e de biscuit.”

Se emendarmos o papo na gastronomia local, um dia típico em Fortaleza tem que dar continuidade com uma boa (2) caranguejada. O prato pode ser apreciado em quiosque de praia ou no famoso Chico do Caranguejo, barraca tradicional na Praia do Futuro.

imgs_fort

Falando em praia, com a temperatura sempre alta e o clima seco, as atrações típicas têm mesmo que acontecer à beira do mar. E é o evento (3) “corrida de jangadas” uma particularidade local que merece ser apreciada. A artesã descreve com animação o dia em que os jangadeiros lançam suas embarcações ao mar rumo ao prêmio de melhor corredor. Com as cores do barro e da palha e do azul do céu e mar, Fortaleza fecha suas dicas, com vontade de apresentar muito mais.

É hora da bola rolar para a próxima parada! Mariana, da Retalhos di Maria, é quem domina e mostra as cores e sabores de Natal.

natal

Quem pensa em Natal, logo forma a imagem das dunas na cabeça. Não é à toa que o estádio que abriga a Copa chama-se Arena das Dunas! Cidade também intensamente ligada às paisagens naturais e clima quente, tem como cartão postal as dunas do Morro do Careca, em Ponta Negra. Este cenário que encanta turistas, também apresenta o maior parque urbano sobre dunas, o famoso (4) Bosque dos Namorados, local perfeito para um passeio no fim da tarde. Para gastar as calorias das comidas típicas que vêm logo a seguir, são imperdíveis as trilhas na mata até um mirante na Via Costeira, que recebe com uma linda vista.

Programas ao ar livre feitos, são a arte local e a culinária que merecem todo o prestígio. O camarão é destaque da região, apresentado em todas as versões nos pratos típicos, porém, Mariana completa “Tudo com o crustáceo é de dar água na boca. Mas, claro, não fica só nisso. A (5) ginga com tapioca é uma iguaria única do potiguar. Vale a pena cada mordida.” Portanto, é o peixe frito com a goma de mandioca a sugestão imperdível.

natal_imgs

Para fechar o tour por Natal, a bola não poderia deixar de percorrer os mercados de artesanato. O trabalho manual é responsável pela renda de um enorme número de famílias da cidade e a tradição das rendas, crochês e ponto cruz podem ser apreciadas no (6) Centro de Turismo, marco histórico no Bairro de Petrópolis, na área antiga da cidade. No prédio do século XIX se concentram artes locais, restaurantes e também abriga o famoso forró do turista.

Quantas riquezas culturais Brasil afora! Agradecemos muito a colaboração das lojistas. Fim de jogo nestas duas paradas e o apito será ouvido logo mais em Recife e Salvador. Continuem ligados!

Imagens de lojistas cestas no destaque e almofada de richelieu.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.