Home | Negócio Criativo | Tour Elo7 na Copa: SP e RJ

Tour Elo7 na Copa: SP e RJ

imagem_sudeste

Cultura, destaques e estilo de vida pelo olhar de artesãos locais!

A Copa do Mundo 2014 vai agitar os quatro cantos do Brasil em breve e o Elo7 não perderia a chance de entrar neste campeonato. Com a ajuda da curadoria apurada de nossos lojistas, nosso bate-bola conta com o que há de melhor em cada cidade sede de jogos, na visão de cada colaborador participante.

autoras

Prontos para começar nosso tour? O árbitro apitou e começamos a viagem com a Thaís e a Renata!

Quem inicia o passeio é a Thaís, da marca Thaís Polakiewicz, tocando a bola de São Paulo, cidade da abertura. Em clima de conversa no balcão da padaria, a lojista nos apresenta os destaques da sua cidade e assim começamos o nosso guia. Pegue um caderninho e caneta para anotar as sugestões e venha com a gente!

sp_thais

Quando pensa em “essepê”, são as  ruas cheias de gente e de coisas acontecendo que lhe vêem a mente. (1) “Gente se apresentando, cantando, tocando, dançando, gente vendendo bebidas, artesanato, comidas. Não importa a hora, é muito movimento.” Esse cenário agitado tem cores e clima definidos: concreto cinza com muitas tintas coloridas e temperaturas instáveis. Pode fazer frio numa semana e estar um calor escaldante na próxima.

Neste ritmo intenso, também gira a produção artística que é favorecida pela facilidade de matéria prima. (2)“Há muitas pequenas empresas com produções originais e criativas de bolsas, calçados e acessórios. O couro se destaca e eu mesma adoro garimpar retalhos, o Brás é ótimo para isso.” 

sp_thais!

A diversidade de artesanato local pauta um dos programas imperdíveis: visita à feira da Benedito Calixto que acontece todo sábado e a feira da Vila que tem apenas uma vez ao ano. Porém, não basta dar um pulo só nestes dois pontos para se encantar com a variedade paulistana, a lojista também destaca o quão interessante é poder comer de tudo na cidade. A gastronomia possibilita curtir de restaurantes árabes a indianos e sempre há um especialista de cada nacionalidade.Para inovar, fica a sugestão da (3) feira Boliviana no Pari e a japonesa aos domingos.

Se for possível um programa completo, anote no caderno: começar com um belo de um café da manhã em uma das diversas padarias da cidade, seguir para um passeio de bike pelas ciclo-faixas com direito a passar pela Avenida Paulista e observar a sua efervescência cultural. Então, uma pausa para descansar no parque Trianon e depois almoço e passeio pelas ruas da Liberdade. Pra fechar o dia, um cineminha na mesma região.

Para seguir jogos adentro, é a Renata, da marca Renàtá Viál, quem nos recebe no Rio de Janeiro. No mesmo tom descontraído, é a carioca de coração que compartilha suas impressões da cidade maravilhosa.

rio

Enquanto a Thaís conta que o frio aparece em algumas estações, Renata aponta o calor e umidade como características marcantes que fazem todo mundo pensar em praia quando se lembra do Rio. É o clima que também dá o tom do passeio para quem conhece a cidade pela primeira vez. Tome nota do giro imperdível: “Praia, (4) Santa Teresa (incluindo a Lapa), Floresta da Tijuca, Paineiras, Pão de Açúcar, Corcovado, Urca, Centro de Tradições Nordestinas,CADEG e o Forte de Copacabana. Tenho certeza de que nunca mais irão esquecer. “

Já para quem vai em busca dos encantos do artesanato, há a (5) Feirinha da Rua do Lavradio, no centro, e o Centro de Tradições Nordestinas, mais conhecido como Feira dos Paraíbas. Outro programa excelente é conhecer o comércio artesanal de Santa Teresa, bairro que parou no tempo e se mantém como na época dos nossos avós.

rj_renata

Em relação à culinária local, vale a visita à (6) CADEG (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara) onde a cidade oferece um Pólo Gastronômico com restaurantes de várias nacionalidades. Na CADEG, fica o Barsa, famoso por seu bacalhau e o Costelão, entre outros.

Para fechar o mini guia do Rio sob o olhar da Renata, ficam as cores marcantes azul, como do céu, e o amarelo, do sol. Além da personalidade carioca que não tem como não concordar: hospitaleira, malandra e cheia de bom humor.

Todo mundo com a mala pronta para os jogos nestes cenários?

Agradecemos a colaboração das lojistas e continuamos nosso tour pelo Brasil da Copa! Fiquem de olho que MG é o próximo destino. Não percam a cada quinta-feira.

Imagens: paisagem do entardecer no RJ por Fabio Perrota, fotos autorais das colaboradoras, produtos Elo7 Cuttin Studio e Ellen Duarte.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.