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Trabalhe o seu mix de produto

Sempre que encontro colegas Elosetters em oficinas e eventos a conversa flui que é uma beleza afinal, sabemos na prática as dores e as delícias de criar algo com as próprias mãos.  Papo vai papo vem, muitas vezes surge a seguinte pergunta entre as novatas: “Abri uma loja mas, apesar da divulgação não estou vendendo nada!!! O que faço? ”. 

Depois sempre sugiro algo que funcionou para mim: pare um pouco e analise com cuidado o seu mix de produto. Veja o que pode ser melhorado e melhore! O mix de produto é nada mais nada menos a seleção  produtos que você tem a venda na sua loja. Simples? Nem tanto. Acertar um mix de produto rentável não é uma ciência exata e sempre demora um pouco. Hoje vou falar de alguns pontos para você refletir e, se quiser, pôr em prática:

Defina um foco para sua marca
“O que você faz? Eu faço de tudo um pouco!” . Quantas vezes você já ouviu isso? Se você faz artesanato como hobby fazer mil coisas de várias técnicas é super válido mas se o seu objetivo for vender profissionalmente suas criações é fundamental que se defina qual será o foco da sua marca. O foco pode ser na técnica (ex: patchwork, tricô, scrap) ou no público-alvo da marca ( ex: mães e bebês, jovens descolados, mulheres fashionistas) ou em ambos (ex: acessórios em tricô e crochê para mulheres fashionistas). Você cria produtos com foco ?

Ache o equilíbrio entre o popular e o conceitual
Para alavancar vendas tenha no seu mix produtos de faixas variadas de preço.    Acredito que até em lojas mais sofisticadas é importante ter pelo menos algumas peças de apelo popular.  A dica aqui é equilíbrio pois não dá para vender só coisas baratinhas  ou só coisas ‘carinhas’. Nem lá nem cá.  Lembra do filme Bonequina de Luxo? A Tiffanys, uma joalheria suuuuper chique, vende colares de diamantes que custam milhões  mas não deixa de ter ‘discadores’ de telefones por 10 dólares. A Holly, apaixonada pela marca, queria um colar mas saiu feliz com um discador.

Mas nem tudo na sua loja precisa ter um precinho amigo e apelo comercial instantâneo. Vale ter também algumas peças mais conceituais (ex: aquele item com material especial, que você demora horas para fazer) que podem até não vão vender como água mas satisfazem seu lado criativo e te deixam super orgulhosa.

Agregue valor aos seus produtos, sempre!
O valor dos seus produtos não é só o custo (a gente já te ajudou a calcular o preço, lembra? ) e sim o quanto o cliente está disposto a pagar por ele. Subjetivo, sim mas e este é o desafio do lojista artesão: elevar a percepção de valor de seus trabalhos.

Como agregar valor? Vá além do ‘normal’ pois o normal muita gente já faz. Tire fotos não apenas nítidas mas especiais,  faça uma descrição que conta toda a história por trás da criação daquela peça, crie um banner e uma fachada que passem a mensagem “esta loja é mais incrível do mundo”! Ok, ok, a mais bacana da última semana já vale :).

Não desperdice espaço na loja 
Lembre que o Elo7 permite que você coloque 16 produtos da sua loja em destaque. Escolha com cuidados os produtos a destacar (devem ter fotos nítidas, sem molduras ou marca d’água) na sua loja. Para adicioná-los aos destaques, basta acessar a página do produto e clicar no menu ‘Gerenciamento’ e em seguida clicar em ‘Adicionar aos destaques’.

Nunca desperdice o espaço de destaques pois são estes produtos que o cliente vai ver assim que entrar na loja! E é uma boa ideia trocar os produtos em destaque constantemente para testar a aceitação dos mesmos. Um  produto “A” está há um tempão em destaque e não vendeu nada? Sem dó, retire-o do destaque, reveja o preço e coloque produto “B”no lugar. Se nem “A” nem “B” tiverem aceitação, talvez seja a hora de pensar em fazer “D” e “E”!

Deixe sua loja em constante movimento
Esta dica veio da querida  Cris Paz. Uma loja virtual legal é dinâmica, em constante movimento.  Sabe como as lojas de rua sempre estão mudando a vitrine colocando novidades ? Então! De tempos em tempo lance novos produtos e/ou coleções sempre pensando no equilíbrio do seu mix. Refaça as fotos dos produtos (as vezes apenas mudar o fundo das fotos já dá um grande efeito no visual da loja), crie banner e fachada novos. Faça com que seu clientes queiram sempre dar uma passadinha na sua loja para conferir novidades.

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O mix de produto é um item super importante para o sucesso mas existem outros que a gente pode discutir nos próximos posts. Uma coisa é certa, ter uma loja exige uma boa dose dedicação e perseverança. Isso você já tem, certo  :) ?

Estas foram as dicas de hoje, coisas que aprendi como artesã que já teve lojas nos principais sites aqui e lá fora. Compartilho com vocês aqui e espero que seja útil.  Testem as dicas e me contem se deram resultado. E se tiverem outras, coloquem na roda, serei toda ouvidos!

Créditos da foto: sleepymfy

Sobre Andrea

Publicitária, blogueira e crafter, pensa em artesanato 24/7. Entusiasta do faça-você-mesmo, está sempre a procura de um novo desafio manual. Co-fundadora do blog Superziper.com.

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