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Trabalhe o seu mix de produto

Sempre que encontro colegas Elosetters em oficinas e eventos a conversa flui que é uma beleza afinal, sabemos na prática as dores e as delícias de criar algo com as próprias mãos.  Papo vai papo vem, muitas vezes surge a seguinte pergunta entre as novatas: “Abri uma loja mas, apesar da divulgação não estou vendendo nada!!! O que faço? ”. 

Depois sempre sugiro algo que funcionou para mim: pare um pouco e analise com cuidado o seu mix de produto. Veja o que pode ser melhorado e melhore! O mix de produto é nada mais nada menos a seleção  produtos que você tem a venda na sua loja. Simples? Nem tanto. Acertar um mix de produto rentável não é uma ciência exata e sempre demora um pouco. Hoje vou falar de alguns pontos para você refletir e, se quiser, pôr em prática:

Defina um foco para sua marca
“O que você faz? Eu faço de tudo um pouco!” . Quantas vezes você já ouviu isso? Se você faz artesanato como hobby fazer mil coisas de várias técnicas é super válido mas se o seu objetivo for vender profissionalmente suas criações é fundamental que se defina qual será o foco da sua marca. O foco pode ser na técnica (ex: patchwork, tricô, scrap) ou no público-alvo da marca ( ex: mães e bebês, jovens descolados, mulheres fashionistas) ou em ambos (ex: acessórios em tricô e crochê para mulheres fashionistas). Você cria produtos com foco ?

Ache o equilíbrio entre o popular e o conceitual
Para alavancar vendas tenha no seu mix produtos de faixas variadas de preço.    Acredito que até em lojas mais sofisticadas é importante ter pelo menos algumas peças de apelo popular.  A dica aqui é equilíbrio pois não dá para vender só coisas baratinhas  ou só coisas ‘carinhas’. Nem lá nem cá.  Lembra do filme Bonequina de Luxo? A Tiffanys, uma joalheria suuuuper chique, vende colares de diamantes que custam milhões  mas não deixa de ter ‘discadores’ de telefones por 10 dólares. A Holly, apaixonada pela marca, queria um colar mas saiu feliz com um discador.

Mas nem tudo na sua loja precisa ter um precinho amigo e apelo comercial instantâneo. Vale ter também algumas peças mais conceituais (ex: aquele item com material especial, que você demora horas para fazer) que podem até não vão vender como água mas satisfazem seu lado criativo e te deixam super orgulhosa.

Agregue valor aos seus produtos, sempre!
O valor dos seus produtos não é só o custo (a gente já te ajudou a calcular o preço, lembra? ) e sim o quanto o cliente está disposto a pagar por ele. Subjetivo, sim mas e este é o desafio do lojista artesão: elevar a percepção de valor de seus trabalhos.

Como agregar valor? Vá além do ‘normal’ pois o normal muita gente já faz. Tire fotos não apenas nítidas mas especiais,  faça uma descrição que conta toda a história por trás da criação daquela peça, crie um banner e uma fachada que passem a mensagem “esta loja é mais incrível do mundo”! Ok, ok, a mais bacana da última semana já vale :).

Não desperdice espaço na loja 
Lembre que o Elo7 permite que você coloque 16 produtos da sua loja em destaque. Escolha com cuidados os produtos a destacar (devem ter fotos nítidas, sem molduras ou marca d’água) na sua loja. Para adicioná-los aos destaques, basta acessar a página do produto e clicar no menu ‘Gerenciamento’ e em seguida clicar em ‘Adicionar aos destaques’.

Nunca desperdice o espaço de destaques pois são estes produtos que o cliente vai ver assim que entrar na loja! E é uma boa ideia trocar os produtos em destaque constantemente para testar a aceitação dos mesmos. Um  produto “A” está há um tempão em destaque e não vendeu nada? Sem dó, retire-o do destaque, reveja o preço e coloque produto “B”no lugar. Se nem “A” nem “B” tiverem aceitação, talvez seja a hora de pensar em fazer “D” e “E”!

Deixe sua loja em constante movimento
Esta dica veio da querida  Cris Paz. Uma loja virtual legal é dinâmica, em constante movimento.  Sabe como as lojas de rua sempre estão mudando a vitrine colocando novidades ? Então! De tempos em tempo lance novos produtos e/ou coleções sempre pensando no equilíbrio do seu mix. Refaça as fotos dos produtos (as vezes apenas mudar o fundo das fotos já dá um grande efeito no visual da loja), crie banner e fachada novos. Faça com que seu clientes queiram sempre dar uma passadinha na sua loja para conferir novidades.

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O mix de produto é um item super importante para o sucesso mas existem outros que a gente pode discutir nos próximos posts. Uma coisa é certa, ter uma loja exige uma boa dose dedicação e perseverança. Isso você já tem, certo  :) ?

Estas foram as dicas de hoje, coisas que aprendi como artesã que já teve lojas nos principais sites aqui e lá fora. Compartilho com vocês aqui e espero que seja útil.  Testem as dicas e me contem se deram resultado. E se tiverem outras, coloquem na roda, serei toda ouvidos!

Créditos da foto: sleepymfy

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Sobre Andrea

Publicitária, blogueira e crafter, pensa em artesanato 24/7. Entusiasta do faça-você-mesmo, está sempre a procura de um novo desafio manual. Co-fundadora do blog Superziper.com.

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24 comentários

  1. Adorei!! Muitas vzs estamos tão envolvidas em produzir peças e atender bem ao cliente que negligenciamos um pouco o visual de nossa loja né?? mas é algo importante, precisamos ficar sempre atentas…….brigaduuuuuuu pelas dicas! bjs

  2. Cláudia Gomes

    É isso q estou fazendo na minha loja. Fazia de tudo um pouco e fiquei com uma loja que não era exatamente como eu queria. Agora estou revendo tudo e aos pouquinhos vou chegar onde quero. Dá um trabalhão… mas vai valer a pena. Obrigada pelas dicas.

  3. Fiz minha inscrição para o ficaadica e fiz exatamente essa pergunta sobre os produtos e suas variações e fiquei muito feliz em ter uma super dica mesmo antes do ficaadica… Obrigada
    Elo7 + artesãos = SUCESSO !!! Bete Santos

  4. Fiz minha inscrição para o ficaadica e fiz exatamente essa pergunta sobre os produtos e suas variações e fiquei muito feliz em ter uma super dica mesmo antes do ficaadica… Obrigada
    Elo7 + artesãos = SUCESSO !!! Bete Santos

  5. Fiz minha inscrição para o ficaadica e fiz exatamente essa pergunta sobre os produtos e suas variações e fiquei muito feliz em ter uma super dica mesmo antes do ficaadica… Obrigada
    Elo7 + artesãos = SUCESSO !!! Bete Santos

  6. Silvia - Bunica Chica

    adorei as dicas!!! bjksss

  7. Silvia - Bunica Chica

    adorei as dicas!!! bjksss

  8. Silvia - Bunica Chica

    adorei as dicas!!! bjksss

  9. Adorei as dicas. Precisamos ficar antenadas para estes detalhes.
    Obrigada.

  10. Adorei as dicas. Precisamos ficar antenadas para estes detalhes.
    Obrigada.

  11. Adorei as dicas. Precisamos ficar antenadas para estes detalhes.
    Obrigada.

  12. adorei.ainda nao tenho loja mas adorovcs bjuss

  13. adorei.ainda nao tenho loja mas adorovcs bjuss

  14. adorei.ainda nao tenho loja mas adorovcs bjuss

  15. Olha pessoal! Era exatamente o que eu precisava ler!!! Dicas excelentes!
    Obrigada!!
    Beijos à toda equipe!
    Dani Bianco – Filz Crafts

  16. Olha pessoal! Era exatamente o que eu precisava ler!!! Dicas excelentes!
    Obrigada!!
    Beijos à toda equipe!
    Dani Bianco – Filz Crafts

  17. Olha pessoal! Era exatamente o que eu precisava ler!!! Dicas excelentes!
    Obrigada!!
    Beijos à toda equipe!
    Dani Bianco – Filz Crafts

  18. Cris Oliveira

    Esse lance de dar “movimento” à loja super funciona. As vezes mudo a foto principal de um produto que estava lá, paradinho, e de repente as visualizações e vendas deste mesmo produto aumentam!
    Também estou na fase de reformular minha loja, é um processo lento e trabalhoso, mas vale a pena! É gratificante ver o antes e o depois!
    São pequenos detalhes que vamos aprendendo aos poucos, mas que fazem uma boa diferença, para nós e para nossos clientes, que de certa forma, acabam acompanhando nosso crescimento também!

    Cris Oliveira – Flor de Cris

  19. Marisa de Goes

    A Holly saiu da Tiffany´’s com algo mais especial que o discador, por 10 dólares eles fizeram uma gravação no anelzinho de latão ganho em caixinha de surpresas…. lindo e romântico! Com pequenas e sinceras concessões como aquela pode-se conquistar amigos e clientes…….

  20. Marisa de Goes

    A Holly saiu da Tiffany´’s com algo mais especial que o discador, por 10 dólares eles fizeram uma gravação no anelzinho de latão ganho em caixinha de surpresas…. lindo e romântico! Com pequenas e sinceras concessões como aquela pode-se conquistar amigos e clientes…….

  21. Marisa de Goes

    A Holly saiu da Tiffany´’s com algo mais especial que o discador, por 10 dólares eles fizeram uma gravação no anelzinho de latão ganho em caixinha de surpresas…. lindo e romântico! Com pequenas e sinceras concessões como aquela pode-se conquistar amigos e clientes…….

  22. Marisa Cuppari

    Só 5 dedos em cada mão diante de tantos detalhes que precisam conversar juntos para um resultado positivo. A compra do material, a fotografia, o texto, a cara da loja, postar nas redes sociais e o mais importantes, a criação e a produção. Muitas vezes fico perdida, achando que estou fazendo tudo errado, mas aí plim, aparece aquele pedido e aí as energias se renovam. Mesmo assim é preciso encarar como um trabalho, como aquele que a gente sai de casa. O jeito é se organizar, montar uma programação,colocando horários e dias da semana para cada coisa e lógico: cumprir! Dar um tempo para leituras por aqui é fundamental também. Agora é colocar a mão na massa e colher os frutos. Marisa Cuppari da Energia em fio.

  23. Marisa Cuppari

    Só 5 dedos em cada mão diante de tantos detalhes que precisam conversar juntos para um resultado positivo. A compra do material, a fotografia, o texto, a cara da loja, postar nas redes sociais e o mais importantes, a criação e a produção. Muitas vezes fico perdida, achando que estou fazendo tudo errado, mas aí plim, aparece aquele pedido e aí as energias se renovam. Mesmo assim é preciso encarar como um trabalho, como aquele que a gente sai de casa. O jeito é se organizar, montar uma programação,colocando horários e dias da semana para cada coisa e lógico: cumprir! Dar um tempo para leituras por aqui é fundamental também. Agora é colocar a mão na massa e colher os frutos. Marisa Cuppari da Energia em fio.

  24. Marisa Cuppari

    Só 5 dedos em cada mão diante de tantos detalhes que precisam conversar juntos para um resultado positivo. A compra do material, a fotografia, o texto, a cara da loja, postar nas redes sociais e o mais importantes, a criação e a produção. Muitas vezes fico perdida, achando que estou fazendo tudo errado, mas aí plim, aparece aquele pedido e aí as energias se renovam. Mesmo assim é preciso encarar como um trabalho, como aquele que a gente sai de casa. O jeito é se organizar, montar uma programação,colocando horários e dias da semana para cada coisa e lógico: cumprir! Dar um tempo para leituras por aqui é fundamental também. Agora é colocar a mão na massa e colher os frutos. Marisa Cuppari da Energia em fio.