Home | Negócio Criativo | Transformar suas resoluções em metas para fazer acontecer!

Transformar suas resoluções em metas para fazer acontecer!

Um novo ano bate à porta. E com ele chega também a época perfeita de sonhar coisas fantásticas para o nosso próximo ciclo de vida! Muita gente aproveita este momento para traçar suas resoluções de ano e fazer um balanço de suas conquistas. Mas você dedica um tempinho para transformar suas resoluções em metas?

E aí acontece um fenômeno interessante: muitas pessoas tinham resoluções, só que poucas realmente conseguiram colocá-las em prática. Sabe por que isto acontece? Porque resoluções não levam ninguém a lugar nenhum se não houver ação massiva.

Transformar suas resoluções em metas para fazer acontecer!
Aprenda um jeito incrível de reverter este quadro é transformar suas resoluções em metas.

Primeiramente, pegue papel e caneta e faça uma lista de tudo o que deseja para seu ano novo. Coloca uma música que te inspira, vai pra um lugar onde não será interrompido e transforme este momento em seu momento especial.

Com a lista pronta é hora de:

Transformar suas resoluções de final de ano em metas

Pegue cada item de sua lista e transforme em uma meta. A grande diferença entre objetivos (tudo o que colocou na sua lista são objetivos) e metas é que as metas têm indicadores de desempenho.

Os indicadores de desempenho são números, valores, quantidade, datas, tudo aquilo que torna o objetivo mais específico e lhe permite analisar em qualquer momento do ano novo como está seu desempenho referente àquela meta.

Para transformar a resolução em meta faça o seguinte:

  • Transforme a resolução em algo específico. Ex: vender mais se transforma em duplicar minhas vendas. Geralmente as perguntas “O quê?” ou “Quanto?” ajudam nisto;
  • Transforme a resolução em algo mensurável. Ex: vender mais é difícil de ser medido, pois um centavo a mais que você vender, já é vender mais. Então, coloque exatamente a medida em sua meta para trazer a clareza exata do que quer;
  • Transforme a resolução em algo que lhe traz entusiasmo para atingir e que seja relevante pra você, pois estas são as metas que mais vão lhe despertar a motivação para continuar agindo durante o ano;
  • E por fim, coloque uma data final em sua resolução. Quando quer atingir sua resolução? Coloque exatamente a data para que ela seja uma meta.

No exemplo dado, a resolução vender mais se transformaria na meta: Duplicar minhas vendas até dia 31/12/2018. É específica, empolgante, mensurável e com data limite, ou seja, uma meta perfeita, prontinha para ser trabalhada.

A partir do momento que você conseguir transformar suas resoluções em metas é hora de partir pra ação e fazer acontecer. Afinal suas metas e sonhos não caminharão sozinhas, elas precisam de você pra isto!

Plano de ação

E a melhor forma de não deixar suas resoluções na gaveta e realmente chegar ao final do próximo ano com muitos resultados e sucesso é traçar um plano de ação.

Para cada meta defina uma lista de tarefas que precisa realizar para transformar esta meta em realidade. A gente sempre sabe o que tem que fazer para realizar algo (ou começar), basta realmente querer e decidir. Pesquisar, aprender, estudar o que tem que ser feito, por exemplo, também são tarefas.

Criar um plano de ação é distribuir as tarefas da lista de tarefas pelos  seus dias, semanas e meses até que chegue ao alvo! Por isto, ter um planejador é tão importante. Recomendo o Planejarte, se você tiver um negócio criativo, mas existem outras diversas opções incríveis no mercado!

No livro O que não é ensinado na Escola de Administração de Harvard existe uma estatística interessante:

Apenas 3% dos formandos do programa de MBA de Harvard tinham metas por escrito. Dez anos depois, os pesquisadores voltaram a entrevistar as mesmas pessoas e estes 3% estava ganhando, em média, dez vezes mais que os outros 97% juntos. A diferença entre os grupos? Estes 3% tinham a clareza das metas a seu favor!

Que tal fazer parte destes 3%? Você pode! E as metas vão te ajudar nisto. Feliz Metas Novas!

Veja também:

+ Hábitos dos empreendedores de sucesso – Webseminário
+ Multitarefa: como manter a produtividade fazendo várias tarefas

Paty Pegorin é blogueira apaixonada por criatividade e fã número 1 de DIY, Retrô, Kombis e Café. Tem o Garota Criatividade desde 2009 e simplesmente ama o que faz.

Veja mais posts deste autor.