Home | Negócio Criativo | Tricô e crochê na moda: conheça a Marie

Tricô e crochê na moda: conheça a Marie

Quinta-feira é dia de bater papo com quem produz com as mãos e torna a vida mais colorida e  criativa! E nossa entrevistada de hoje é craque nas linhas e agulhas. Tricô e crochê na moda é a prática da Marie Castro que recentemente adentrou para o Elo7 com a Lojinha da Marie, para nossa sorte. Vamos conhecer?

Tricô e crochê na moda: como tudo começou

Qual a sua formação e como o artesanato entrou em sua vida?

O artesanato entrou na minha vida de uma maneira muito familiar. Boa parte das mulheres da família tem um envolvimento com alguma técnica, mas todas sempre levaram isso como um hobby. Eu comecei estudando vestuário e moda, fui para o mercado de trabalho, ou seja, trabalhar em uma grande marca de luxo e acabei aprendendo muita coisa no processo.

trico e croche na moda

Porém descobri que queria produzir as coisas de uma forma diferente, com mais responsabilidade ambiental e social. Que queria colocar um pouco de história e sentimento as minhas peças. E aí surgiu a minha marca própria. Hoje em dia meu trabalho vai além da marca, tenho me envolvido bastante no mundo do artesanato ministrando cursos e produzindo conteúdos em vídeo. Estou adorando a versatilidade de funções que o handmade tem me proporcionado.

Como surgiu o trabalho com crochê e como é essa atividade no seu dia  a dia?
O crochê foi uma consequência de vários experimentos manuais, na época eu estava um pouco desanimada da costura e resolvi arriscar. O tricô também é bem presente no meu trabalho. O dia a dia é bem corrido, existem semanas que mal paro em casa para pesquisar materiais, referências, encontrar clientes, ministrar cursos.. e outras semanas passo em casa produzindo pilotos e gerando conteúdo para vídeos.

trico e croche na moda 2

Quais são os produtos que cria? Além de peças, também pratica intervenções ou misturas de técnicas?

Normalmente trabalhava com vestuário, porém nos últimos tempos comecei a fazer algumas peças de decoração por pura necessidade (me mudei ano passado com o meu namorado para um novo apartamento) e curiosidade.  De vez em quando me envolvo em projetos de YarnBombing, o mais recente foi na cidade de São Bernardo do Campo e em Setembro estou indo para a Dinarmarca montar um projeto colaborativo. Sempre misturo técnicas, normalmente trico e crochê.

trico e croche na moda 3

Na hora de buscar referências, quais são suas fontes? Tem canais, crafters, ou escolas que te inspiram?

Me inspiro muito em experiências pessoais ou coisas que acontecem ao meu redor. Viagens são uma ótima fonte de insights! Sempre aproveito bastante. Gosto de buscar referências em filmes também. Adoro os trabalhos da Rodarte!

Quais são suas expectativas para seu projeto criativo?

Espero conseguir cada vez mais popularizar meu conceito de handmade. Trago normalmente peças bem funcionais, bonitas e descomplicadas. :)

Como é bom descobrir mais sobre um trabalho inspirador, não? Vai lá espiar mais trabalhos de tricô e crochê na moda da Marie e deixamos o espaço aberto para sugerir mais pessoas que gostariam de ver nesse bate-papo manual. Deixe nos comentários!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.