Home | Negócio Criativo | Utilização dos recursos de forma responsável

Utilização dos recursos de forma responsável

A utilização dos recursos de forma responsável é um dos 7 valores do Elo7. Apesar de muitas pessoas relacionarem esse valor à reutilização de materiais e economia de recursos, na verdade ele é muito mais abrangente. No post de hoje vou te mostrar as diversas maneiras de aplicá-lo ao seu negócio criativo, vem ver!

 Utilização dos recursos de forma responsável

Utilização dos recursos de forma responsável
Saiba como utilizar os recursos de forma responsável e usufruir dos benefícios.

Adequação às políticas do Elo7

Você já conhece os Termos de Uso do site Elo7? Atender às políticas do Elo7 é essencial para que o marketplace do Elo7 funcione em harmonia e garanta uma boa experiência de compra para seu cliente. Confira essas dicas:

  • Não utilize cópias de fotos da internet ou de outras lojas com produtos semelhantes, nós ensinamos como tirar fotos incríveis neste post aqui;
  • Utilize apenas tags relacionadas ao seus produtos ao cadastrá-los no Elo7, saiba mais sobre como descrever seus produtos aqui;
  • Não divulgue seus dados pessoais ou links externos. Fechar a compra dentro do Elo7 é mais prático tanto pra você quanto pro comprador, que poderá usufruir do frete com desconto e escolher entre várias formas de pagamento, em um ambiente seguro.

Utilização de materiais

Na produção de produtos artesanais, pode acontecer de sobrar muitos retalhos de tecido ou sobras de outros materiais. Uma forma inteligente de utilizar seus materiais é se perguntar: de que forma consigo criar mais peças com menos material? Mas calma, não estou te aconselhando a reduzir a quantidade ou qualidade do material, mas sim procurar maneiras de otimizar a utilização da sua matéria-prima.

Reutilização de materiais

Mas e aqueles retalhos que sobram, o que fazer com eles? Você pode pensar em outros produtos que utilizem esse material em sua confecção. Por exemplo, pode usar retalhos de tecido para complementar o enchimento de uma almofada, usar retalhos de papel para criar apliques, etc.

Utilização de mão-de-obra e tempo

O tempo é um dos recursos mais preciosos e deve ser utilizado com sabedoria. Será que existe alguma ferramenta, técnica ou equipamento que te auxilie na produção dos seus produtos? Você já pensou em delegar alguma tarefa para ter mais tempo para desenvolver novas coleções ou desenvolver melhorias nos seus produtos? Atentar-se a esses detalhes é essencial para o crescimento da sua marca.

Utilização de água e energia

Esse tópico é bem clichê, mas muitas pessoas não se atentam à economia de água e energia elétrica. Essa economia pode contribuir não apenas nas despesas do seu negócio, mas principalmente para preservar os recursos naturais do nosso planeta. Aqui vão algumas dicas simples:

  • A água da chuva pode ser coletada por meio de de sistemas próprios, e utilizada para limpeza da calçada;
  • Ao sair de um ambiente, apague as luzes;
  • Compre aparelhos elétricos certificados com menor índice de consumo;
  • Abra portas e janelas para arejar o ambiente e evite o uso de ventiladores e ar condicionado. Assim você aumentará a luminosidade, reduzindo a necessidade de luzes acesas;
  • Celulares e câmeras levam cerca de duas horas para carregar sua bateria. Não deixe aparelhos carregados na tomada após eles carregarem sua carga.

Veja também: 

+ Trabalho e intervenção humana: dicas para aprimorar seu negócio criativo

+ Empreendedorismo e criatividade: dicas práticas para destacar a sua loja

E você como faz a utilização dos recursos de forma responsável? Conte pra gente aqui nos comentários.

Imagem de capa: Incantare Paisagens e Flores

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.