O post do dia veio da Rede Colaborativa e traz várias dicas sobre como ser um vendedor Fora de Série no Elo7. Quem compartilha as dicas é o artesão Urian Carneiro da loja Artesanatos Amigurian.
Seja um vendedor Fora de Série
Para se tornar um Vendedor Fora de Série no mundo do Empreendedorismo de Artesanatos é preciso ter em mente algumas coisas muito importantes, mas a que considero como principal é o famoso “Foco no Cliente”. Aí vem uma questão gritante, quem é seu cliente? Enquanto o cliente não estiver bem definido, a gestão do seu Negócio fica incerta e difícil de ser realizada. E digo “enquanto” porque essa definição é um processo que deve ser vivido, estudado e adaptado o tempo todo.
Foco no cliente para vender mais
Se você hoje trabalha com a confecção de bonecos de feltro, não significa que amanhã você não posso enxergar uma oportunidade no ramo de peças de tricô. Com isso, o seu “público alvo” pode acabar mudando sutil ou drasticamente. Portanto, conhecer o seu cliente é algo muito importante, para que então você possa desenvolver ações voltadas ao interesse dele. Isso é foco no cliente. Todas as ações de desenvolvimento de produtos, embalagens, promoções, publicidade, entre outras devem ser realizadas pensando no perfil do seu cliente.
Pensa aí comigo, quem é seu cliente? Seu público é predominantemente feminino ou masculino? É o público infantil ou são os adultos? Ter essas informações muito claras na mente auxilia MUITO no processo de decisões em todos os âmbitos do seu Negócio Criativo.
Segmentar o mercado é limitar o meu público?
Então chegamos a uma reflexão onde todos se perguntam: segmentar o mercado focando em um estilo de cliente específico não é sinônimo de limitar o público? E muito sinceramente em minha opinião eu acredito que SIM. Mas isso não precisa ser uma coisa ruim. Ter um cliente bem definido torna tudo muito mais prático e objetivo.
Vamos imaginar um exemplo, uma empresa que trabalha com a confecção de peças de tricô para recém-nascidos. Esse é um público bem definido e sim, limitado. Mas essa limitação não é negativa e sim objetiva; ela traz efetividade. Isso significa que a produção das peças tende a ser especializada, com técnicas bem desenvolvidas, o estoque de matéria-prima pode ser reduzido (diminuindo custos e desperdícios), o conteúdo desenvolvido nas redes sociais poderá ser mais assertivo e consequentemente o índice de vendas efetivadas será muito bom, tornando o negócio sustentável.
Importância do conhecimento técnico e criativo
E todas essas ideias de definição de público alvo, desenvolvimento de conteúdos para redes sociais, criação de produtos específicos, entre outras, estão diretamente ligadas à busca pelo Conhecimento Técnico do Negócio Criativo. Ocorre que o artesão em sua essência é muito mais voltado ao criar/confeccionar suas peças. E por isso acaba deixando de lado o desenvolvimento dessas outras habilidades, que possuem o mesmo nível de importância.
De nada adianta o artesão possuir super habilidades, se não souber quem é seu cliente e como fazer seu produto chegar a ele. E por isso precisamos todos sempre buscar o aprimoramento em todas as áreas de conhecimento (técnico e criativo).
Informações sobre a Live no Instagram
Para nos aprofundar ainda mais sobre esse assunto e compartilhar experiências e muitas outras dicas, irei fazer uma live no Instagram @elo7vendedores com a Nathália Raggi, gerente de Comunidade do Elo7. Você pode interagir conosco enviando dúvidas ou compartilhando suas experiências.
Data: 24 de Julho de 2019, quarta-feira
Horário: às 20h
Onde: no Instagram @elo7vendedores.
Esperamos que você goste e participe conosco!