Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Vídeos para promover seu artesanato: 3 razões para você usar

Vídeos para promover seu artesanato: 3 razões para você usar

Vídeos para promover seu artesanato

Você já pensou em utilizar vídeos para promover seu artesanato? Não é de hoje que quem faz artesanato se vale de aulas no YouTube e na internet em geral  pra aprender mais, se reciclar e buscar novas ideias para seus produtos. O que ainda não se vê com tanta freqüência são artesãos produzindo vídeos para venderem suas peças. E isso é um baita desperdício de oportunidades de vendas!

Há várias razões pra você usar vídeos para promover seu artesanato e eu quero tratar de algumas dessas razões aqui hoje.

1. Criar afinidade

A internet é por si só um meio mais frio do que o mundo offline (fora da internet). As pessoas fazem compras sem conversarem cara-a-cara com quem está vendendo.

Quando você aparece em um vídeo mostrando seus produtos ou mesmo produzindo uma peça que você gosta muito de produzir, essa frieza diminui. A pessoa que assiste acaba conhecendo você melhor. Ela se sente mais próxima de você e isso a deixa mais preparada e mais confortável pra comprar de você.

2. Inspirar confiança no futuro cliente

O fato de você estar “mostrando a cara” para o seu público sugere que você não quer se esconder de quem vai comprar de você. As pessoas percebem isso e acabam confiando mais na hora de fechar uma venda na sua loja porque viram você em vídeo antes. Elas ficam com a impressão de que conhecem você, e de que você não irá enganá-las após mostrar seu rosto em um vídeo.

3. Atrair e criar relacionamento com futuros compradores

Postar vídeos seus no YouTube pode fazer maravilhas por você na hora de atrair pessoas interessadas em seus produtos.

Imagine que alguém está procurando no Google sobre “toalha de mesa de patchwork”. Imagine também que você tem um vídeo no YouTube com o mesmo título. Há boas chances de que esse vídeo apareça como resultado da busca dessa pessoa. Então ela clica no vídeo e vê você dando dicas de como combinar uma bela toalha de patchwork com pratos, talheres e guardanapos, criando o ambiente perfeito para receber amigos para um jantar.

O fato de a pessoa ter achado você como resultado de uma busca indica que você conseguiu criar atração de um potencial cliente!

Já o conteúdo do vídeo e as dicas que você compartilhou, criam relacionamento com esse futuro cliente. Você estará à frente de 99% dos artesãos que se limitam a usar fotos e texto!

Mas André, criar vídeos é muito difícil!

Não posso concordar com você! Com um celular qualquer você faz vídeos de excelente qualidade. Não precisa contratar um profissional para fazer isso por você. Basta estender o braço e apertar o botão de gravar e pronto. Se preferir, pode ainda pedir para algum conhecido ou familiar filmar você. Assim fica com os braço livres para dizer e fazer o que quiser. Outra opção é comprar um tripé.

O mais importante é que você fale de algo relacionado ao seu produto e que ajude a pessoa que está assistindo, como o exemplo da toalha de patchwork.

Mas como colocar o vídeo no YouTube?

Primeiro você tem que ter um canal no YouTube. Para isso basta criar uma conta no Gmail e depois fazer login no YouTube usando essa conta que você criou. Então é só ir até as configurações, que você encontra do lado direito no alto da tela do YouTube, e lá você encontrará instruções simples de como criar seu canal. É bem fácil mesmo!

Se você ainda não tem conta no Gmail para poder criar seu canal no YouTube, clique aqui e assista o vídeo que criei para te ensinar como criar essa conta.

Se você tem outras dúvidas sobre como usar vídeos para promover seu artesanato, deixe seu comentário abaixo!

Grande abraço!

Apaixonado por Marketing Digital, André Gibran largou um cargo público seguro e estável no Tribunal de Justiça de SP para ajudar artesãos a venderem seus produtos pela internet. É criador do site www.marketingparaartesanato.com.br, onde ensina artesãos de todo o Brasil a melhorarem suas vendas na internet.

Veja mais posts deste autor.