Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Vídeos para promover seu artesanato: 3 razões para você usar

Vídeos para promover seu artesanato: 3 razões para você usar

Vídeos para promover seu artesanato

Você já pensou em utilizar vídeos para promover seu artesanato? Não é de hoje que quem faz artesanato se vale de aulas no YouTube e na internet em geral  pra aprender mais, se reciclar e buscar novas ideias para seus produtos. O que ainda não se vê com tanta freqüência são artesãos produzindo vídeos para venderem suas peças. E isso é um baita desperdício de oportunidades de vendas!

Há várias razões pra você usar vídeos para promover seu artesanato e eu quero tratar de algumas dessas razões aqui hoje.

1. Criar afinidade

A internet é por si só um meio mais frio do que o mundo offline (fora da internet). As pessoas fazem compras sem conversarem cara-a-cara com quem está vendendo.

Quando você aparece em um vídeo mostrando seus produtos ou mesmo produzindo uma peça que você gosta muito de produzir, essa frieza diminui. A pessoa que assiste acaba conhecendo você melhor. Ela se sente mais próxima de você e isso a deixa mais preparada e mais confortável pra comprar de você.

2. Inspirar confiança no futuro cliente

O fato de você estar “mostrando a cara” para o seu público sugere que você não quer se esconder de quem vai comprar de você. As pessoas percebem isso e acabam confiando mais na hora de fechar uma venda na sua loja porque viram você em vídeo antes. Elas ficam com a impressão de que conhecem você, e de que você não irá enganá-las após mostrar seu rosto em um vídeo.

3. Atrair e criar relacionamento com futuros compradores

Postar vídeos seus no YouTube pode fazer maravilhas por você na hora de atrair pessoas interessadas em seus produtos.

Imagine que alguém está procurando no Google sobre “toalha de mesa de patchwork”. Imagine também que você tem um vídeo no YouTube com o mesmo título. Há boas chances de que esse vídeo apareça como resultado da busca dessa pessoa. Então ela clica no vídeo e vê você dando dicas de como combinar uma bela toalha de patchwork com pratos, talheres e guardanapos, criando o ambiente perfeito para receber amigos para um jantar.

O fato de a pessoa ter achado você como resultado de uma busca indica que você conseguiu criar atração de um potencial cliente!

Já o conteúdo do vídeo e as dicas que você compartilhou, criam relacionamento com esse futuro cliente. Você estará à frente de 99% dos artesãos que se limitam a usar fotos e texto!

Mas André, criar vídeos é muito difícil!

Não posso concordar com você! Com um celular qualquer você faz vídeos de excelente qualidade. Não precisa contratar um profissional para fazer isso por você. Basta estender o braço e apertar o botão de gravar e pronto. Se preferir, pode ainda pedir para algum conhecido ou familiar filmar você. Assim fica com os braço livres para dizer e fazer o que quiser. Outra opção é comprar um tripé.

O mais importante é que você fale de algo relacionado ao seu produto e que ajude a pessoa que está assistindo, como o exemplo da toalha de patchwork.

Mas como colocar o vídeo no YouTube?

Primeiro você tem que ter um canal no YouTube. Para isso basta criar uma conta no Gmail e depois fazer login no YouTube usando essa conta que você criou. Então é só ir até as configurações, que você encontra do lado direito no alto da tela do YouTube, e lá você encontrará instruções simples de como criar seu canal. É bem fácil mesmo!

Se você ainda não tem conta no Gmail para poder criar seu canal no YouTube, clique aqui e assista o vídeo que criei para te ensinar como criar essa conta.

Se você tem outras dúvidas sobre como usar vídeos para promover seu artesanato, deixe seu comentário abaixo!

Grande abraço!

bool(false)
Apaixonado por Marketing Digital, André Gibran largou um cargo público seguro e estável no Tribunal de Justiça de SP para ajudar artesãos a venderem seus produtos pela internet. É criador do site www.marketingparaartesanato.com.br, onde ensina artesãos de todo o Brasil a melhorarem suas vendas na internet.

Veja mais posts deste autor.

33 comentários

  1. oLÁ,FAZ TEMPO QUE QUERO FAZER ISSO,MAS FICO PENSANDO E AGORA LENDO SEU ARTIGO ME ANIMEI VOU TENTAR!
    GRATA , VANDETE

  2. Andre, impossível concordar mais com você. Estou no meu 4o vídeo e estou adorando o contato e o feedback dos clientes e seguidores. Super recomendo.

    Bjs

  3. Oi André, tudo bem ja tinha lido o seu poste e confesso que faz tempo que tenho essa vontade, já tenho um canal no youtube onde fiz um livro sensorial e gravei, mais preciso ainda investir em apetrechos para fazer uma boa gravação, tiro base por mim mesmo quando assisto um video sem qualidade de imagem e som, costumo não assistir até o fim, por isso acho que para ter um bom resultado no youtube precisamos também investir em câmeras de video e tudo mais para uma boa gravação, o que você me diz sobre isso? obrigada Cris

  4. Andre ,você me ajudou bastante, com suas dicas ,mas video acho bem complicados fazelos visto que sou muito timida rsrsr. Adoro suas palestras parabéns.

  5. Rute Helena de Souza e Silva

    Eu ja venho pensando a tempo fazer isso ,porém não sabia como ,mas agora lendo o seu artigo fiquei mais animada. Obrigada.

  6. Oi André, vc me encorajou… Já fiz alguns de outras coisas, mas não dos meus artesanatos.. Vou fazer. Obrigadaa, bjss

  7. Olá Andre!
    Legal o que você fala, eu até já fiz vídeo no youtube, quando tinha loja física, vou pensarar agora em fazer com meus artesanatos. Valeu! Abraço!

  8. São ótimas essas dicas, vou tentar colocá – las em prática. Grata!

  9. Oi André, estou me convencendo, particularmente não gosto de ficar assistindo video (sou uma raridade pelo que estou entendendo kkk) e por isto achava que não compensava… prefiro ser essa metamorfose ambulante rsrsrs

  10. Sempre quis fazer vídeos, mas fico em dúvida de qual o conteúdo certo para fazer os vídeos, pois vendo moda bebê e enxoval. Como sou designer de moda em minha loja física as clientes adoram ser atendidas por mim. Acredito que no virtual se as pessoas soubessem que tem uma designer pronta ppara atender elas eu teria vendas a mais! Decidi vou colocar a cuca pra funcionar! Kkk obrigada por suas dicas!

  11. Andre, conheci vc a pouco, mas estou encantada com seus cursos, suas dicas . São fantasticas para um iniciante nessa profissão. Eu sou artesã a anos , mas a cada dia me surpreendo com vc.Obrigada por tudo.Olha, sou professora, pos graduada e supervisora escolar e estou pensando seriamente deixar tudo para trás e correr atrás do meu sonho.Sabe qual é esse sonho? Eu te conto.Montar meu ateliê e dar cursos e fazer minhas peças e colocar em minha loja.Oque vc acha disso?

  12. Tem algum curso sobre esse assunto?

  13. Obrigada pelas dicas. Com certeza os vídeos são uma ótima forma de criar afinidades e de promover futuras vendas. Já dei o primeiro passo e tenho postado alguns vídeos, falta tempo para investir mais.
    abraço,

  14. Raquel Thiago

    Obrigada André, por suas dicas!

  15. Isabel Nascimento

    Muito boa a dica, adorei vou fazer o meu e postar.

  16. Gostei muito. Muito obrigada, já pensava nisto também e agora vou por em prática.

  17. Estou criando coragem!! Muito útil o artigo.

  18. Olá Andre, achei ótima a ideia de gravar um vídeo, vou realizar essa dica. Grata a sua dica. Abraços.

  19. Oi André, tenho vontade de fazer um vídeo dando dicas de como utilizar a peça que fiz. Tenho várias ideias, o que falta é coragem para colocar em prática. .Mas vou tentar. Valeu pelo incentivo.

  20. Eliana das Graças dos Santos

    Achei bem interessante esta forma de divulgar o trabalho do artesão, estou conhecendo e participando das aulas este mês, pois até então não havia tempo para esse tipo de pesquisa, estou achando muito interessante. Obrigada, por você fazer parte desse nosso meio.

  21. Nossa, eu nem tinha pensado nisso! obg pelas dicas!!!!

  22. maria rivanira

    André comecei assistir por q acho,seus videos muito interessante,e muito cheios de informações preciosas e muito uteis obg…

  23. Muito obrigada pelas dicas, André. Vou começar, já. Abraços!

  24. Roberta Mussalam

    Realmente, fiz um vídeo simples mostrando a parte interna de um estojo porta fraldas duplo e em 15 dias já tem mais de 15mil visualizações. E várias encomendas da peça.
    Obrigada André pelas dicas…

  25. Oi André.
    Tenho pensado seriamente nisso. Obrigada pelas dicas.

    Bjs.

  26. Edineuza França

    Gostei das dicas ontem baixei o pint no meu celular estou tentando me familiarizar com ele o que você me diz

  27. Olinda Maria Rodrigues

    André Você falou em usar um tripé. Não sei fazer vídeos ainda, mas tenho um tripé. Com devo usar este dispositivo? É preciso que a gente apareça ou pode ser só as peças? Obrigada Olinda

  28. Faz um tempo que quero fazer isso mas tenho vergonha de mostrar minha cara, fico pensando e se algum parente me ver, vai achar que eu to querendo aparecer.

  29. Oi André, obrigado por mais essa dica, vou pensar seriamente nisso…

  30. ola andré tenho vontade de fazer um video mais ainda tem duvidas de como fazer e do que fazer????