Home | Negócio Criativo | É possível viver de artesanato investindo pouco?

É possível viver de artesanato investindo pouco?

O post do dia veio da Rede Colaborativa e traz dicas práticas para viver de artesanato investindo pouco. Quem dá as dicas são as artesãs Amanda Cassanji e Paula Bastistela, empreendedoras por trás da marca Vivendo da Nossa Arte.

É possível viver de artesanato investindo pouco?

É possível viver de artesanato investindo pouco?

Quando pensamos em abrir uma empresa, já pensamos sobre o investimento inicial. Os gastos são inúmeros, como: contratação de  um design para fazer o logo e os cartões de visitas, contratação de um contador, compra de equipamentos e matérias, impulsionamento nas redes sociais, entre outros tantos que no final viram um valor altíssimo. Para muitas artesãs a falta de condição econômica e planejamento vira um obstáculo. O tão esperando momento de viver da sua arte fica apenas no sonho.

Como começamos a investir na empresa

No nosso caso, investimos o total de R$ 500,00, R$ 250,00 cada uma. Com esse valor compramos matéria prima para a produção das nossas primeiras peças. Foram 6 potes de tintas, 4 pinceis, 6 quadros de mdf e 4 rolinhos de tinta. Começamos do zero mesmo, sem contratação de design, de impulsionamento de redes sociais entre os outros gastos mencionados acima. Mas a cada dinheiro que entrava, já sabíamos qual era o próximo passo de investimento para uma estruturação inicial da Vivendo da Nossa Arte.

Muitas pessoas nos desmotivaram e duvidaram da possibilidade de começar o negócio com pouca receita. Mas independentemente do valor que entrava, tínhamos um sentimento de gratidão aos nossos clientes que acreditavam no nosso negócio e construíam com a gente esse sonho. Então o primeiro logo saiu, o primeiro vídeo do Youtube saiu e assim começamos a nos estruturar.

Conheça seus potenciais e limitações

Tivemos que desconstruir a ideia da empresa perfeita, do logo perfeito, da página do Instagram perfeita, da embalagem perfeita. Foi e ainda é um processo doloroso, mas necessário para entender as nossas limitações e trabalhar as nossas potencialidades.

É Artesã, esse é o primeiro passo para começar o seu negócio com pouco investimento: a desconstrução que você só irá abrir as portas do seu ateliê quando ele estiver redondinho.

O desenvolvimento de um planejamento estratégico é outro ponto importante para a construção de uma empresa sólida. Você deve fazer uma lista das suas prioridades, sendo muito realista com a suas possibilidades financeiras. Nada de cair em financiamentos ou empréstimos, heim?!

Planejamento é tudo

Após fazer o planejamento é a hora de trabalhar a motivação, de saber que a construção do futuro do seu ateliê depende de tarefas cotidianas. Você é a mestra de obra do seu negócio, por isso, antes de colocar a mão na massa, você precisa da planta. É do planejamento que estamos falando, depois disso é tijolo por tijolo. E olha que as vezes esse tijolo cai e você terá que colocar ele duas, três vezes, mas com o auxílio planta é edificado com sucesso.

Outra dica é você gastar com o que é realmente necessário. Se for possível produza as peças encomendadas e peças chaves com grande potencial de venda. Entenda a demanda dos seus clientes para você não perder tempo e nem dinheiro na produção.

Esteja aberta para aprender novas habilidades, com isso você poupa investimento em contratar um profissional. Aqui na Vivendo da Nossa Arte todo trabalho de marketing é feito por nós duas.

Começar um negócio com pouco investimento é ter motivação, acreditar no seu objetivo, é ter perseverança, constância e muita paciência. O retorno vem em médio a longo prazo. O pulo do gato é uma dose diária de coragem e muita persistência! E se der medo? Vai com medo mesmo, pois afinal, não existe nada mais gratificante do que viver da sua arte!

Informações sobre o a Live no Instagram

Para compartilhar mais dicas práticas começar o seu negócio com pouco investimento, nós da Vivendo da Nossa Arte (Amanda e Paula) e a Nathália Raggi, gerente de Comunidade do Elo7, iremos fazer uma live no Instagram @elo7vendedores. Você pode interagir conosco enviando dúvidas ou compartilhando suas experiências.

Data: 24 de abril de 2019

Horário: às 20h

Onde: no Instagram @elo7vendedores.

Esperamos que você goste e participe conosco!

A empresa nasceu da união de duas amigas apaixonadas pelo universo do feito a mão na cidade de Piracicaba, São Paulo. Desde 2016, as sócias Amanda Cassanji e Paula Bastistela, são artesãs e responsáveis pela idealização e criação da empresa de artesanatos personalizados, Vivendo da Nossa Arte.

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.