Home | Negócio Criativo | Você já ouviu falar em Storytelling?

Você já ouviu falar em Storytelling?

Storytelling é um termo em inglês que representa algo que sempre fez parte da nossa vida: “a arte de contar histórias”. Quem nunca contou uma história para uma criança, para uma amiga durante um bate-papo informal, ou até mesmo para um desconhecido, na fila do supermercado? Histórias nos aproximam de outras pessoas, criam uma conexão profunda, geram empatia.

Você já ouviu falar em Storytelling?

Quando contamos histórias, no perfil profissional do nosso negócio, nas redes sociais, estamos criando conexões autênticas e genuínas com as nossas clientes e com todas as pessoas que acompanham o nosso trabalho, na internet! Ao contar histórias, nos relacionamos de uma forma mais afetuosa. A venda acaba sendo uma consequência do diálogo que temos com as clientes, no dia a dia.

Como aplicar essa estratégia no meu negócio?

E de que forma você pode contar a sua história, no perfil profissional da sua marca? Eis algumas dicas:

  • Sobre o seu propósito: porque você decidiu ser artesã? O que te motiva a acordar todos os dias para exercer esse ofício?
  • Quem te inspirou e segue te inspirando nessa área?
  • Uma história de superação que gerou algum aprendizado e que possa servir de inspiração para mulheres que também empreendem, na área criativa
  • Se você tem filhos, vale a pena compartilhar como organiza a sua rotina de trabalho – sendo mãe e empreendedora criativa. O que mudou depois que se tornou mãe?
  • Mostre um pouquinho dos bastidores do seu negócio criativo! Que tal registrar detalhes do seu ateliê e o carinho que você tem ao embalar as suas peças artesanais?
  • Storytelling visual: quando montamos a composição de uma fotografia, para divulgar uma nova peça ou produto, também estamos contando uma história! Ao escolher os objetos que irão fazer parte de uma imagem, encontramos uma forma totalmente única de apresentar a história de um novo produto, para as nossas clientes – mesmo que isso seja feito de maneira totalmente intuitiva!

E você? Já tem o hábito de contar histórias no seu perfil profissional? Caso nunca tenha pensado nisso, te convido a ingressar nesse universo mágico do Storytelling!

Reprise da live no instagram

Eu e a Diany Novelli do Elo7, fizemos uma live no Instagram @elo7vendedores, onde nos aprofundamos mais sobre esse assunto! Você pode conferir a reprise completa da live neste link aqui.

Por Talita Chaves

Jornalista, Fotógrafa, Contadora de Histórias e criadora do projeto @insidetheoffice

Ajudo empreendedoras a contarem a própria história para fortalecerem conexões genuínas e verdadeiras com as suas clientes.

 

Engenheira de produção de formação, apaixonada por empreendedorismo, DIYs, artesanato e tudo relacionado a ele. Acredita que só é feliz quem sonha grande e ao mesmo tempo é genuinamente grato por tudo que tem! Escreve aqui no Blog e também no Academia Craft Academiacraft.com.

Veja mais posts deste autor.