Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Você tem um negócio ou hobby?

Você tem um negócio ou hobby?

mulher_business

A maioria dos artesãos que conheço possuem uma história bem parecida. De alguma forma descobriram o artesanato, seja através de indicação médica, através de uma revista ou blog, por indicação de amigos, por influência da mãe, da tia ou da avó ou até mesmo por curiosidade. Quando começam a fazer as primeiras peças, nasce um sentimento especial pela atividade, que logo se transforma em paixão, e com a paixão vem a dedicação, o carinho e o desejo de sempre fazer mais. Surge ao redor interesse e elogios sobre cada peça. Até que um belo dia, alguém pergunta: “Quanto você cobra, para fazer para mim?”

Nesse momento, quando “entra” um dinheiro, o artesão começa a ponderar sobre o artesanato como uma profissão e até a considerar a possibilidade de um negócio. Logicamente, nem todo o artesão considera a atividade como profissão ou negócio, o que não está errado. Mas, chega um momento em que é necessário fazer a escolha: negócio ou hobby?

Existe diferença?

Como já disse o artesanato, pode ser considerado um hobby e não existe nada de errado nisso (se você optou pelo hobby, não deixe de ler o alerta que escrevi no final desse post). O problema é quando existe uma confusão e o artesão não sabe se tem um hobby ou um negócio.

Em um hobby, a ênfase está, somente, na satisfação que ela proporciona a você, mesmo, que para isso, você gaste tempo e dinheiro. Já um negócio, a ênfase está na lucratividade que essa atividade traz para você, ou seja:

● Hobby: você gasta dinheiro

● Negócio: você ganha dinheiro

É bem diferente, não é? Mas, então, como conciliar essa situação?

O engano

Um grande problema que temos inconscientemente, talvez imposto por outras culturas e contextos sociais, é  achar que o trabalho profissional é uma atividade de sofrimento, de muita luta e dificuldade, onde temos que esperar ansiosamente pelo final de semana e odiar a segunda feira. Logo, se você tem prazer e gosta do que faz, não deve ser renumerado por isso, pois o trabalho não pode ser uma atividade prazerosa. Será? Claro que não, isso é um engano. Quem disse que não podemos ser renumerados(e bem) por fazer aquilo que temos prazer? Aliás, o segredo da excelência em um trabalho é a paixão em fazê-lo. Pergunte isso para qualquer empreendedor bem sucedido. Portanto, o artesão é um privilegiado, pois pode escolher desenvolver sua atividade profissional a partir de seu hobby, trabalhar com aquilo que lhe dá prazer em fazer e ser renumerado por isso.

Estou preparada para ter um negócio?

Mas será que estou preparado para empreender e transformar meu hobby em negócio?

Acredito, que a maioria dos artesão se encaixam nas seguintes situações:

1. Tenho uma outra atividade profissional, que é minha renda principal, e o artesanato complementa minha renda. Nesse caso, você deve fazer um planejamento a médio e longo prazo visando equilibrar suas finanças e alinhar com o seus ganhos de artesanato. Ou seja, um plano transformar sua renda secundária (artesanato) em principal.

2. Não tenho outra atividade profissional e posso me dedicar inteiramente ao artesanato. O que está esperando, então? Estabeleça uma meta, um objetivo e dê o primeiro passo em direção a ele. É muito comum, nessa caso, a perda de foco. Lembre-se que você deve estar focado em seus objetivos, metas e sonhos.

Para ambas situações, é importante avaliar alguns pontos:

● Qual o seu objetivo daqui a 3, 5, 10 anos? Você se vê como um profissional de artesanato?

● Você possui capacitação para gerir um negócio? Se não, procure se capacitar.

● Quais as estratégias vender divulgar seus produtos? Loja virtual, redes sociais, email, parcerias em sua cidade, feiras, etc

● Precisa algum conhecimento especifico para desenvolver o negócio? Se sim, busque esse conhecimento.

● Quais os custos para manter seu negócio?

● Definiu corretamente os preços de seus trabalhos?

● Tem apoio da família? Acredite em você,  mostre o seu potencial e conquiste o respeito.

● Você se mantém atualizado? Leia, estude e faça cursos

● Você está levando a sério seu negócio? Tem disciplina?

Um alerta! Se você optou pelo artesanato como hobby, talvez não tenha preocupação com custos, lucros, e outros pontos pertinentes de um negócio, no entanto, isso não significa que a sua atividade não tem valor e portanto, deve ser ofertada para amigos e familiares por “preço de banana”. Neste caso é preferível presentear com o seu trabalho, ou deixar claro que está cobrando apenas o preço do material, do que ofertar por uma ninharia a sua habilidade e tempo de desenvolvimento da peça (já falei sobre isso nest post).

Lembre-se, mesmo que você não tenha um negócio, tem um dom que foi dado a você e, na minha opinião, desvalorizar um dom é um sinal de ingratidão.

E você em que ponto está? Encara o artesanato como hobby ou negócio?

Deixe seu comentário e compartilhe a sua experiência.

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.