Home | Novidades | 10 erros de organização que você pode estar cometendo

10 erros de organização que você pode estar cometendo

A colunista e personal organizer Irene Loureiro contribuiu para a semana da organização do Blog do Elo7 com esse texto incrível dos 10 erros de organização que você pode estar cometendo até sem perceber.

Confira a lista e veja como se organizar da melhor forma!

+ Confira mais dicas da Irene Loureiro para manter a casa – e a vida – organizadas!

10 erros de organização que você comete (até sem perceber)

Selecionei aqui pra vocês 10 erros que você não pode cometer se estiver realmente disposto a organizar qualquer espaço da sua casa ou mesmo do seu trabalho:

1 – Subestimar o tempo necessário para se organizar

Faça uma análise realista da complexidade do espaço que quer organizar. um erro clássico é subestimar o tempo para a organização. Você decidiu organizar seu armário de roupas e achou que dava pra encaixar isso em duas horas, só que se passaram as duas horas e você não estava nem na metade do caminho… Isso com certeza vai fazer você desistir e só piora a situação porque pode te deixar desmotivado, então visão realista do trabalho a ser feito, ok?

  1. Comprar organizadores sem saber sua real necessidade

Sair comprando caixas antes de começar a organização é um clássico, isso te dá a sensação que está dando o primeiro passo certo? Pois é, só que sair por aí comprando produtos organizadores não é o seu primeiro passo quando vai organizar algo! Primeiro você tem que se desfazer daquilo que não precisa mais (o famoso desapego ou descarte). Na sequência categorize todos os itens, avalie e meça o espaço para depois comprar produtos organizadores. Se necessário.

  1. Desapegar sem ter pra onde destinar as peças

Já que falamos de desapego tem outro detalhe que todo mundo esquece. De nada adianta você se encher de atitude, praticar o desapego e encher caixas e caixas de coisas se não planejou antes pra onde vai levar! Sabe o que pode acontecer? Você vai deslocar um outro tipo de bagunça pra outro lugar. Então, para que não aconteça isso, saiba antecipadamente o que será descartado e pesquise para onde serão enviados os desapegos.

  1. Não se atentar na escolha dos cabides

Se vai organizar seu cabideiro e está decidido a investir em novos cabides, não compre o cabide só porque é bonitinho. Compre cabides que acomodem de forma correta a sua roupa. Vá às compras com a relação de todas as categorias de roupas que tem e imagine cada categoria nos cabides que escolheu, os melhores cabides são aqueles com extremidades bem arredondadas, que não são retos e sim com base cilíndrica pra não marcar a roupa.

  1. Guardar peças de tecidos finos da forma errada

Colocar peças de tecidos muito leves em prateleiras é sempre um problema, fica aquele aspecto desarrumado com tudo desmoronando o tempo todo, use sacos de tecido ou TNT pra evitar isso.

  1. Usar baús para depositar tudo, e não para organizar

Usar baús pra organizar coisas pode ser bem bacana, mas, por exemplo nos quartos de crianças, eles acabam virando um depósito de brinquedos e não um organizador de brinquedos. O equívoco é colocar lá objetos pequenos que ficarão perdidos e pra encontrar alguma coisa tem que virar tudo no chão. Em baús, coloque preferencialmente objetos maiores.

  1. Esquecer de atualizar a família da organização feita

Você está empenhado no seu projeto de organização, mas esquece que as outras pessoas que vivem com você podem não ter participado disso! Consequentemente, elas podem não saber onde é o novo espaço das coisas ou o que tem dentro das caixas, gavetas etc. Por isso, não esqueça de identificar todos os produtos organizadores com o que tem dentro e também as prateleiras, gavetas…

  1. Criar pastas para se organizar e… não organizar nada!

Um dos 10 erros de organização comum e até um pouco engraçado é criar pastas com nomes genéricos pra organizar seus documentos. Por exemplo, criar uma pasta de documentos com o nome de “documentos”, “com seu nome”, ou “diversos”, isso não identifica absolutamente nada do conteúdo da pasta!

  1. Empilhar roupas misturadas

Fazer pilhas de roupas misturando categorias diferentes… Acredite, isso não funciona! Não tem como ser prático misturar manga longa com manga curta, bermuda com saia etc.

  1. Pendurar mais de uma peça no mesmo cabide

Com a ideia de ganhar espaço você pode acabar pendurando uma roupa em cima da outra – outro clássico erro – no armário. Aquilo que você não vê, você não usa. Simples assim.

Quer dicas de como organizar uma gaveta me maneira fácil e rápida? Assista ao nosso vídeo do Casa em Ordem:

Se viu cometendo algum desses 10 erros de organização? Já sacou que é hora de mudar para organizar, não é mesmo? Conte com a gente pra ajudar nessa missão!

Imagens: Pinterest

 

bool(false)
Personal Organizer, palestrante e sócia proprietária da Benfatto Organiza, empresa especializada em consultoria e organização de residências, cursos para Personal Organizer e treinamento de empregadas domésticas. Acha que organização é pra tornar a vida mais leve e trazer bem-estar, mas, sem exageros.

Veja mais posts deste autor.