Sabe aquele cheirinho de biscoito quente pela casa? Pois estamos sentindo esse cheiro nesse exato momento por aqui! Os biscoitos natalinos (ginger bread) são tradicionais e reúnem especiarias em sua massa, o que os deixa com sabor ainda mais especial – gostinho de Natal mesmo! A receita é rápida de fazer e rende aproximadamente 25 biscoitos. E ainda há a opção de decorar a árvore na noite de Natal com essas delícias: basta fazer um furo antes de assá-los e, após decorá-los, passar uma fitinha dourada pelo buraco. Árvore linda, perfumada e deliciosa para a noite mais feliz do ano!
Ingredientes
120g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 1/2 xícara de chá de açúcar (240g)
2 ovos (gemas e claras separadas)
2 1/4 xícaras de chá de farinha de trigo (245g)
1 colher de chá de fermento em pó
Raspas de 1 limão
1/2 colher de café de canela em pó
1/2 colher de café de cravo em pó
1/2 colher de café de gengibre em pó
Glacé real para decorar
1 1/2 xícara de chá de açúcar de confeiteiro (ou açúcar impalpável)
1 colher de sopa de clara de ovo
2 colheres de sopa de suco de limão
Corantes vermelho e verde
Preparo
Bata a manteiga, o açúcar e as gemas em velocidade média, até formar um creme esbranquiçado. Desligue a batedeira, acrescente o restante dos ingredientes e bata em velocidade mínima. Vá aumentando gradualmente a velocidade até a massa ficar homogênea. Leve a massa para a geladeira por 1 hora.
Após o período de descanso, a massa estará mais firme, o que facilita na hora de abri-la com o rolo de macarrão. Pegue um punhado de massa e coloque entre dois pedaços de filme plástico (ou papel manteiga). Abra com auxílio do rolo e deixe a massa com espessura de aproximadamente 6mm. Cubra uma fôrma com papel manteiga, corte os biscoitos com os cortadores específicos para essa finalidade e coloque-os com uma distância de no mínimo 3cm um do outro. Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 12 minutos ou até que fiquem levemente dourados.
Dica: Não deixe para tirar os biscoitos quando estiverem dourados demais. Quanto mais tempo de forno, mais ressecados e duros os biscoitos ficarão. E isso não é nada bom, não é mesmo?
Enquanto os biscoitos assam, é hora de preparar o glacê real. Para isso, basta bater o açúcar de confeiteiro, a clara e o limão em velocidade de média a máxima, até formar um creme firme. Divida esse creme em três partes. Pingue de 3 a 4 gotas de corante alimentício verde em uma parte do creme, outras 3 a 4 gotas de corante vermelho na 2ª parte do glacê e a 3ª parte você pode deixar branco mesmo. Para agregar o corante ao glacé, misture-o com ajuda de uma colher. Coloque cada parte de glacé em um saquinho para alimento (do tipo zip) e faça um pequenino furo na ponta do saquinho. Seu saco de confeitar está pronto para ser utilizado!
Para decorar, use a imaginação. Se tiver ajuda das crianças, melhor ainda – certamente elas adorarão fazer essa parte da receita!
Flocos de neve, bonequinhos, gorro de papai noel, frases… Não economize criatividade na hora de decorar os biscoitos. =D
E para inovar no presente, que tal fazer uma snow ball (aquela tradicional bola de vidro que ao chacoalhar a neve “cai”) de biscoito de Natal? Certamente é uma lembrança que os convidados da sua noite feliz adorarão receber! Na próxima semana, faremos o passo a passo aqui no Blog do Elo7. Não perca a continuação dessa delícia!
Está com pouco tempo para preparar os biscoitos? Veja algumas opções de ginger breads no Elo7!
Agregando valor ao Natal! <3
Obrigada. Na próxima semana vou estar de férias e quero fazer com meu filho. Estava à procura de uma boa receita. Vou fazer essa porque está muito bem detalhada e parece deliciosa.
Amei a idéia !!!!
Grata!
Olá, será que se eu substituir por exemplo a manteiga pelo óleo de coco, o açúcar pelo demerara e a farinha pela integral , daria certo esta receita? Acho que vou tentar! Ficaram lindos os biscoitos!! Parabénsss
Oi Fabiana! Os demais ingredientes podem até ser substituídos, mas a manteiga não. Ela que dá a textura para a massa. O óleo de coco não é um bom substituto para a manteiga. Somente a margarina culinária =D
Beijo!
olá Cris, essa receita do Glacê, com uma colher de clara vai crescer?
Oi Carol! Na verdade não, porque é uma colher de clara sem bater, então com relação ao volume, será o mesmo. O que a clara ajuda é o glacê ficar durinho, ela funciona como uma “cola”.
Beijo!
Lindo blog e tudo muito bem explicadinho, vou fazer os biscoitos natalinos. Parabéns, Cris Oliveira!!! Bjsss
Eu fiz genteeee…uma delícia. .porém usei bem mais farinha que pede a receita. ..e ficou magnífico. ….
Eu fiz