Home | Novidades | Biscoito natalino, faça e presenteie!

Biscoito natalino, faça e presenteie!

biscoito-natal-receita2

Sabe aquele cheirinho de biscoito quente pela casa? Pois estamos sentindo esse cheiro nesse exato momento por aqui! Os biscoitos natalinos (ginger bread) são tradicionais e reúnem especiarias em sua massa, o que os deixa com sabor ainda mais especial – gostinho de Natal mesmo! A receita é rápida de fazer e rende aproximadamente 25 biscoitos. E ainda há a opção de decorar a árvore na noite de Natal com essas delícias: basta fazer um furo antes de assá-los e, após decorá-los, passar uma fitinha dourada pelo buraco. Árvore linda, perfumada e deliciosa para a noite mais feliz do ano!

Ingredientes

120g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 1/2 xícara de chá de açúcar (240g)
2 ovos (gemas e claras separadas)
2 1/4 xícaras de chá de farinha de trigo (245g)
1 colher de chá de fermento em pó
Raspas de 1 limão
1/2 colher de café de canela em pó
1/2 colher de café de cravo em pó
1/2 colher de café de gengibre em pó

Glacé real para decorar

1 1/2 xícara de chá de açúcar de confeiteiro (ou açúcar impalpável)
1 colher de sopa de clara de ovo
2 colheres de sopa de suco de limão
Corantes vermelho e verde

Preparo

Bata a manteiga, o açúcar e as gemas em velocidade média, até formar um creme esbranquiçado. Desligue a batedeira, acrescente o restante dos ingredientes e bata em velocidade mínima. Vá aumentando gradualmente a velocidade até a massa ficar homogênea. Leve a massa para a geladeira por 1 hora.

biscoito-natal

Após o período de descanso, a massa estará mais firme, o que facilita na hora de abri-la com o rolo de macarrão. Pegue um punhado de massa e coloque entre dois pedaços de filme plástico (ou papel manteiga). Abra com auxílio do rolo e deixe a massa com espessura de aproximadamente 6mm. Cubra uma fôrma com papel manteiga, corte os biscoitos com os cortadores específicos para essa finalidade e coloque-os com uma distância de no mínimo 3cm um do outro. Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 12 minutos ou até que fiquem levemente dourados.

Dica: Não deixe para tirar os biscoitos quando estiverem dourados demais. Quanto mais tempo de forno, mais ressecados e duros os biscoitos ficarão. E isso não é nada bom, não é mesmo?

Enquanto os biscoitos assam, é hora de preparar o glacê real. Para isso, basta bater o açúcar de confeiteiro, a clara e o limão em velocidade de média a máxima, até formar um creme firme. Divida esse creme em três partes. Pingue de 3 a 4 gotas de corante alimentício verde em uma parte do creme, outras 3 a 4 gotas de corante vermelho na 2ª parte do glacê e a 3ª parte você pode deixar branco mesmo. Para agregar o corante ao glacé, misture-o com ajuda de uma colher. Coloque cada parte de glacé em um saquinho para alimento (do tipo zip) e faça um pequenino furo na ponta do saquinho. Seu saco de confeitar está pronto para ser utilizado!

biscoito-natalino

Para decorar, use a imaginação. Se tiver ajuda das crianças, melhor ainda – certamente elas adorarão fazer essa parte da receita!

biscoito-natalino-

Flocos de neve, bonequinhos, gorro de papai noel, frases… Não economize criatividade na hora de decorar os biscoitos. =D

biscoito-natalino--

E para inovar no presente, que tal fazer uma snow ball (aquela tradicional bola de vidro que ao chacoalhar a neve “cai”) de biscoito de Natal? Certamente é uma lembrança que os convidados da sua noite feliz adorarão receber! Na próxima semana, faremos o passo a passo aqui no Blog do Elo7. Não perca a continuação dessa delícia!

biscoitinho_natal

 

Está com pouco tempo para preparar os biscoitos? Veja algumas opções de ginger breads no Elo7!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.