Home | Novidades | Bolo no pote é tendência

Bolo no pote é tendência

bolo no pote

Ultimamente o bolo no pote virou tendência por ser uma receita charmosa e atraente. Eles são excelentes lembrancinhas para festas de aniversário de crianças, adultos, casamentos, bodas ou mesmo para presentear quem você ama. A receita do post de hoje foi elaborada pela lojista Raphaela Fonseca da loja criativa Elo7 Sabores de Vó, exclusivamente para a nossa campanha de dia das mães “Tal mãe, tal dica”, você ainda não conferiu? Acesse aqui.

Para começar a produção, você irá precisar de:

  • Bolo devidamente assado e frio
  • Recheios diversos
  • Embalagens individuais para os bolos, que podem ser de plástico, acrílico ou vidro
  • Utensílios domésticos como talheres, bowl e demais itens de cozinha;
  • Luvas, touca e demais itens de higiene como detergente e esponja.

Ingredientes para a massa do bolo

  • 8 ovos
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 2 xícaras de chá de leite
  • ¼ de xícara de chá de óleo
  • 3 colheres de sopa de margarina com no mínimo 80% de lipídios
  • 4 xícaras de chá de farinha de trigo sem fermento
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de fermento

Modo de preparo para a massa do bolo

Bater os ovos com o açúcar até formar um creme fofo, branco e claro. Desligue a batedeira e acrescente aos poucos os ingredientes secos (devidamente peneirados), misturando delicadamente com a ajuda de um fouet. Separadamente, ferva o leite, óleo e a margarina. Depois de fervidos, despeje delicadamente na mistura de ovos e farinha.

Unte apenas o fundo de uma assadeira com margarina e farinha de trigo, desmoldante ou se você preferir, forre apenas com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido à 180 graus por aproximadamente 40 minutos, dependendo do seu forno.

Quando a massa ficar dourada, enfie um palito no centro do bolo e se sair limpo, está pronta! Desligue o forno, espere a massa descansar por uns 10 minutos e desenforme.

Está em dúvida do que rechear o seu bolo no pote? Aqui temos algumas sugestões de recheios:

Doce de leite

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado.

Modo de preparo: pegue uma panela de pressão, coloque a lata de leite condensado e encha a panela com água até cobrir a lata por completo. Acenda o fogo e após a panela pegar pressão deixe cozinhar por 45 minutos. Após este tempo, desligue o fogo. Atenção: só abra a lata depois que ela estiver completamente fria! Caso contrário, você pode causar queimaduras graves.

Ganache de chocolate meio amargo

Ingredientes:

  • 400 gramas de chocolate nobre meio amargo picado
  • 200 gramas de creme de leite

Modo de preparo: derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas em potência média de 30 em 30 segundos, tomando cuidado para não queimar o chocolate. Acrescente o creme de leite e misture. Deixe esta mistura descansar por aproximadamente 30 minutos em temperatura ambiente, então estará pronta para o uso.

Brigadeiro de colher

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 3 colheres de chocolate em pó 50% cacau de boa qualidade
  • 50 gramas de chocolate nobre em barra/pedaços
  • ½ colher de sopa de glucose de milho (ajuda o brigadeiro a não cristalizar)

Modo de preparo: coloque todos os ingredientes em uma panela grossa, misturando tudo antes de ir ao fogo. Mexa até que comece a levantar fervura e após esse ponto, abaixe o fogo, conte 3 minutos e estará pronto!

Mousse de maracujá

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • ½ saquinho de suco de maracujá (sem ser adoçado)

Como fazer: bata tudo no liquidificador de 4 a 5 minutos, em seguida coloque na geladeira por 30 minutos antes de usar.

Higienização dos potes

Antes de começar a montagem do bolo no pote, é necessário higienizá-los. Se o seu pote for de vidro, lave-o com uma esponja nova e detergente líquido neutro. Depois disso, coloque-o numa panela com água e deixe-o ferver, conforme a foto abaixo:

higienizacao

Depois de fervidos, seque os potes com um papel toalha. Estarão prontos para montagem!

Montagem

Para a montagem, certifique-se sempre de estar usando luvas e toucas descartáveis. A higiene é fundamental! Abaixo um passo a passo de como fazer.

Passo 1: esfarele o bolo grosseiramente (deixando pedaços) e coloque uma camada no pote.

montagem1

Passo 2: encha uma manga de confeitar com um dos recheios acima ou um de sua preferência. Coloque o recheio nas laterais do pote, finalizando no meio do pote com uma camada bem generosa.

montagem2

Passo 3: coloque mais uma camada de bolo.

montagem3

Passo 4: coloque mais uma camada de recheio, finalizando com granulado, chocolate picado, bombom picado, ou o que a sua imaginação permitir.

montagem7

Decoração

Como decoração, sugiro um laço de cetim bem bonito, com uma colher de plástico mais elegante ou uma colher de pau. Também é possível decorar a tampa com o pano de algodão, amarrando a colher com um fitilho de sua preferência. As opções são infinitas… Deixe sua criatividade fluir!

Conservação e validade

Sempre mantenha seus bolos no pote refrigerados e procure utilizar recheios cozidos, pois são mais difíceis de estragar/azedar. Se manipulado corretamente, o bolo no pote tem validade de 5 à 10 dias úteis, dependendo do recheio.

Conheça mais um pouco sobre a Sabores de Vó 

sabores da vo“Desde pequena sempre adorei passar as férias na casa da minha avó cozinhando. Fazíamos bolos, doces, pães, panetones, ovos de páscoa. Tudo que sei de cozinha aprendi com ela.
Hoje, sou formada em Analista de Sistemas, tenho Mestrado em Engenharia da Computação e trabalho na mesma empresa há 14 anos fazendo a mesma atividade. De alguns anos para cá tenho andado insatisfeita e desmotivada na minha profissão, o que me fez procurar novos rumos. Nos últimos 3 anos, comecei a fazer diversos cursos profissionalizantes na área de cake designer e, descobri minha verdadeira paixão.
Como confeiteira, gosto de levar felicidade para as pessoas. Atualmente tenho minha loja no elo7 (Sabores de Vó) e trabalho com bolos personalizados, bolos no pote, brigadeiros no pote, naked cakes, cupcakes, bolo de rolo, palha italiana, biscoitos decorados e muito mais. Tudo feito artesanalmente e com muito amor e carinho”.

Quer conhecer mais sobre a loja da Raphaela Fonseca? Acesse Sabores de Vó.

>> Para ver mais receitas de doces, acesse a nossa deliciosa categoria aqui!

Tal mãe, tal dica

Conhecida profissionalmente no mundo craft como Xu Seixas, essa paulistana do cabelo rosa adora costurar, andar de patins, ouvir música, dançar loucamente e papear! Dona do site Eu Amo Costurar, agora também ajuda a comunidade Elo7.

Veja mais posts deste autor.