Home | Novidades | Farofa de pinhão: crocante e natural!

Farofa de pinhão: crocante e natural!

Ah, o inverno e suas delícias! O pinhão, semente da araucária, árvore típica da região sul do país é o protagonista dessa receita. A delícia é fácil de encontrar nessa época do ano fica com uma textura crocante incrível. Faça já essa farofa de pinhão que pode ser o acompanhamento perfeito para carnes assadas ou até mesmo ser incrementada com outros ingredientes, como bacon ou ovos.

farofa de pinhão receita

Farofa de pinhão – ingredientes

  • 600 g de pinhão
  • 1 colher (sobremesa) de sal + 1 colher (café) de sal para a farofa

Para essa receita, utilize panela de pressão

Modo de preparo

Acompanhe o preparo em vídeo e no nosso  passo a passo descritivo:

https://www.youtube.com/watch?v=2dUk9XZ66wU&feature=youtu.be

Lave os pinhões em água corrente.

Coloque água numa panela de pressão e em fogo alto deixe a água começar a ferver. Depois coloque 1 colher de sobremesa de sal.

Em seguida coloque os pinhões na panela, tampe e conte 45 minutos após a panela começar a chiar.

Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Depois que não existir mais vapor na panela, abra-a e comece a cortar os pinhões e retirá-los da casca, assim como no vídeo.

Passe os pinhões no processador e depois coloque a farofa de pinhão numa panela em fogo baixo/médio com 1 colher (de café) com sal.

Misture e deixe secar até que fique crocante, mexendo de vez em quando.

A farofa pode ser utilizada na salada, servida  com carnes, pode ser misturada com passas, damasco e virar até mesmo um cereal diferente! Bem versátil, não?

Benefícios do pinhão

A semente é rica em ferro, cobre, magnésio, fósforo e cálcio. Além de prevenir anemia, o ferro aumenta a disposição e o cobre ajuda na absorção do ferro. Os demais minerais também são ótimos para a saúde, já que previnem a fadiga muscular. O pinhão também é rico em gorduras monoinsaturadas, que são protetoras cardiovasculares. Mas cuidado com o excesso, já que trata-se de uma gordura, mesmo que do bem!

Para ver mais receitas da parceira Tia Emilia,  clique aqui.

A pinha também é muito utilizada para fazer arte! Confira uma seleção de produtos decorativos feitos com pinha aqui.

 

Tia Emília, há mais de 30 anos, acumula experiências na culinária, nos arranjos de flor, em uma boa arrumação de mesa e em todos os outros quesitos que envolvem manter uma casa aconchegante. Visite Segredos da Tia Emília.

Veja mais posts deste autor.