Home | Novidades | Leites vegetais: aprenda a fazer leite de arroz

Leites vegetais: aprenda a fazer leite de arroz

leites vegetais

Você conhece os leites vegetais? Se tiver algum tipo de intolerância ao leite de vaca ou é vegana, provavelmente já conhece os leites à base de arroz, aveia, amêndoas… Esses produtos possuem altos preços no mercado, mas a alternativa caseira fica em conta e é bem possível de ser feita! Preparamos o leite de arroz, que é uma alternativa cara no mercado mas barata para se fazer em casa!

Ingredientes

1 xícara de chá de arroz
1 litro de água
4 gotas de essência de baunilha

Preparo

Leve o arroz e a água em uma panela ao fogo por 15 minutos (não precisa deixar ferver para contar os 15 minutos, pois o objetivo não é cozer o arroz). Assim que esgotar o tempo, transfira imediatamente o arroz  com o caldo para o liquidificador e bata no modo “pulso”, apenas para quebrar os grãos, que provavelmente ainda estarão al dente. Coe e reserve o líquido. Adicione as gotinhas de essência de baunilha. Essa receita rende 500ml de leite de arroz e ele pode ser utilizado para preparar receitas. Atenção: cuidado ao bater líquidos quentes no liquidificador!

leites vegetais-

Mas e o arroz coado? Aproveite para engrossar uma sopa com ele ou fazer bolinhos! ;)

Diferentemente do leite de vaca, o leite de arroz é mais ralo e tem o sabor característico do cereal utilizado, por isso as gotinhas de baunilha nessa receita! Ah, e não contém glúten! \o/

Outra alternativa de leite vegetal é o leite de aveia, que tem preparo super fácil também! É só bater no liquidificador 2 medidas de aveia em flocos finos ou em pó para 4 medidas de água e depois coar. Simples assim!

Ambos os leites vegetais podem ser utilizados para preparar vitaminas de frutas ou podem ser ingeridos com um pouco de mel ou açúcar mascavo.

Se você curte receitas sem glúten e lactose, confira o bolo de laranja com receita fácil. E veja também a seleção de produtos veganos que você encontra no Elo7!

 

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.