Home | Novidades | Montessori X Waldorf

Montessori X Waldorf

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, os brinquedos infantis mudaram e a forma de se divertir também. Pensando nisso, alguns pais optam por métodos de ensino que estimulam o aprendizado das crianças por meio de experiências com os sentidos.

Entre os métodos mais conhecidos, podemos destacar dois: Montessori e Waldorf. Ambos propõem uma forma diferente e quase zero tecnológica de criar as crianças, estimulando a criatividade por meio de brinquedos e brincadeiras que trazem de volta para a conversa os sentidos, o contato e a autonomia.

Você conhece esses métodos? Sabe as diferenças que existem entre eles? Por mais que sejam parecidos, na teoria eles são bem diferentes.

Montessori X Waldorf

O método Montessori foi criado por Maria Montessori e é um conjunto de práticas e filosofias sobre a criação das crianças. Nesse método, a criança aprende brincando, enquanto estimula seu intelecto por meio do toque e do conhecimento do ambiente que está em sua volta.

O ambiente é moldado para que a criança descubra e aprenda sozinha, todos os brinquedos estão ao seu alcance. A ideia é fazê-la pensar e descobrir como o mundo funciona enquanto se diverte, sem nenhum tipo de tecnologia.

A criança é livre para imaginar e criar
Pipa de mão. Estimula o lúdico, o criativo, as sensações, a criatividade e a expressão corporal dos pequenos. Dessa loja aqui
A cama no chão, o espelho e a estante na altura das crianças são características de um quarto montessori. Cama dessa loja aqui
Brinquedos montessori para montar e desmontar, que ajudam a estimular o intelecto das crianças. Dessa loja aqui
Câmera de madeira para estimular a imaginação do pequeno. Dessa loja aqui

+ Brinquedos Montessorianos

Já na pedagogia Waldorf, criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, estimula-se a imaginação da criança e tudo que ela tem de potencial. Nessa filosofia, os seus talentos e seu aprendizado fluem de uma forma mais natural. Elas aprendem com brincadeiras consideradas antigas e celulares não estão envolvidos nessa criação.

Quando pequenas, aprendem a tricotar e têm aulas de música com instrumentos de corda. Além disso, esse método estimula o hábito de comer saudável, sem nenhum tipo de comida industrializada. As crianças aprendem a ter contato com as raízes, tudo acontece de forma orgânica.

Um ambiente super natural é característica forte da pedagogia Waldorf
As bonecas tem características infantis. Loja do ELo7
Alguns brinquedos Waldorf não tem rosto, isso estimula a imaginação das crianças. Loja do Elo7
Boneca de pano Waldorf feito à mão. Dessa loja aqui

+ Brinquedos Waldorf

Mesmo que os métodos sejam diferentes, eles trazem uma visão parecida sobre a criação das crianças e ensinamento em seus primeiros anos de vida. E aí? Qual o seu preferido? Me conta aqui nos comentários. :)

Confira também

Pedagogia Waldorf: entenda a proposta

Móveis de madeira para brincar

Imagens: Pinterest e Elo7

 

 

Estudante de jornalismo, canceriana e curiosa. Nasceu em São Paulo e é apaixonada pela capital paulista. Trabalha com Social media no Elo7 e, às vezes, se arrisca nos trabalhos manuais.

Veja mais posts deste autor.