Home | Novidades | Rabanada de panetone, veja como preparar

Rabanada de panetone, veja como preparar

Se você ganhou tantos panetones que não sabe o que fazer com eles (ou ainda, se aquele panetone que você abriu é meio seco e sem graça!), que tal preparar uma deliciosa rabanada de panetone? O prato típico natalino que leva pão amanhecido pode ter seu ingrediente principal substituído pelo panetone ou pelo chocotone, ambos dão certo para fazer a receita!

rabanada-de-panetone3

Mas se preferir utilizar o pão mesmo, vá em frente! Basta deixá-los daquele jeito, de um dia para outro, para que não se desmanchem ao fritar.

+ Panetones artesanais: encontre na comunidade mais criativa!

+ Docinhos personalizados para sua noite feliz!

Rabanada de panetone – ingredientes

  • 1 panetone ou chocotone de 500g
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de leite condensado (opcional)
  • 2 ovos
  • Açúcar e canela em pó a gosto

Modo de preparo

Para começar, clarifique a manteiga da seguinte forma: deixe-a derreter em fogo baixo e retire a espuma com uma colher. Descarte a espuma e utilize a manteiga já clarificada (sem impurezas). Reserve.

Corte o panetone ou chocotone em fatias médias, no sentido horizontal. Depois, corte as fatias pela metade. Reserve.

rabanada-de-panetone

Misture o leite, leite condensado e ovos em uma tigela. Passe as fatias de panetone ou chocotone na mistura e retire o excesso. Frite em frigideira utilizando a manteiga clarificada. Quando dourar, vire a fatia para que doure do outro lado também.

Assim que dourar, retire, deixe em papel absorvente para retirar o excesso de gordura e passe pela mistura de açúcar e canela.

Dá para utilizar o óleo comum também para fritar no lugar da manteiga. O processo é o mesmo, deixe o óleo aquecer e vá fritando as fatias embebidas na mistura de leite até que fiquem douradas de ambos os lados.

rabanada-de-panetone2

Sirva com sorvete de creme ou outro de sua preferência.

Rendimento da receita: aproximadamente 12 porções

+ Mais receita natalina: veja como preparar sangria sem álcool

+ Prepare também o clericot sem álcool para as noites de festa

Feliz Natal!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.